Nome do Projeto
Exposição Anatômica: um passeio pelo corpo humano.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
A exposição anatômica consiste numa apresentação temporária da história deste segmento das ciências da vida. De tal modo, será disponibilizado tour guiado pela exposição, com auxílio de monitor da área da saúde, apresentando o conteúdo e espaço preparado para a comunidade. Com isso, acreditamos que será possível aproximar a população em geral e a comunidade, e, com isso, desmistificar questões da natureza humana. Também, almeja-se complementar a formação dos acadêmicos envolvidos no projeto, através do conhecimento continuado na área da anatomia.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Propor a difusão de ciência, do conhecimento científico, e das artes, por meio de novas experiências de aprendizado;

Objetivos específicos:
Conscientizar a população sobre a doação voluntária do próprio corpo, durante a vida, para o aprendizado de Anatomia, assim como pesquisa na área.
Aproximar a comunidade externa do ambiente universitário da área da saúde;
Complementar a formação acadêmica dos alunos envolvidos no projeto;

Justificativa

Contribuir para o aumento do ingresso de estudantes oriundos de escolas públicas na universidade, atingindo públicos diversificados; Facilitar a compreensão da comunidade escolar sobre a formação dos cursos da área da saúde; Aumentar o conhecimento da população sobre Anatomia Humana e desmistificar as questões envolvendo o estudo anatômico e a doação de corpos para ensino, retribuindo, de tal modo, à sociedade; Permitir estudo continuado de anatomia aos acadêmicos vinculados ao projeto, relacionado à elaboração dos materiais da exposição e acolhimento da comunidade, através de apresentação da exposição.

Metodologia

O projeto será realizado no departamento de morfologia na UFPel, e consistirá em um passeio anatômico de cunho expositivo e histórico. De tal modo, organizar-se-á exposição, a ser percorrida no modelo tour guiado, mediados por acadêmicos da área da saúde. Contará com equipes formadas com uma média de 10 acadêmicos capacitados para participar da confecção dos materiais da exposição, assim como auxiliar no acolhimento da comunidade externa. A seleção poderá ocorrer por meio de prova e/ou entrevista, que serão agendadas previamente. A exposição terá duas partes. A primeira contará com quadros, poemas e outros materiais de cunho artístico, que auxiliem a contar a história da dissecação e anatomia, assim como a sua influência e importância para o campo da saúde. Já, a segunda etapa, consistirá na exposição de peças anatômicas e patológicas, que visem informar, disseminar conhecimento, e expor a relevância do conhecimento anatômico, no geral, assim como para o desenvolvimento acadêmico. A exposição será aberta para o público, porém, terá como foco a comunidade escolar, na tentativa de aproximar este grupo da universidade. Assim, serão oferecidos horários para frequentar a exposição, que terá tempo limitado de 1h em média. A exposição ficará disponível para a comunidade durante uma semana. Em virtude da maior disponibilidade de salas de aula, propõe-se que o período previsto para o evento corresponda ao período do SIIEPE. Planeja-se disponibilizar 3 dias para a visitação de escolares, e 2 dias destinados à comunidade geral. O evento será divulgado em plataformas digitais, e será encaminhado convites às escolas da rede pública e privada.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores
Realizar pesquisa com as turmas que visitarem o ambiente, buscando compreender o interesse e agregamento de conhecimentos pela passagem;
Apresentar resumos para eventos, buscando o aperfeiçoamento das ações e posterior submissão de artigos a periódicos na área de Educação.

Metas
Elaborar peças ilustrativas e material textual de suporte;
Realizar o contato com escolas públicas e privadas da região, para formalização do convite e contato dos alunos com a história anatômica;
Atingir órgãos de fomento, com ações que evidenciem a importância da divulgação científica em ciências da saúde;
Conscientizar o público acerca da importância da doação de corpos para o estudo anatômico;
Realizar a formação continuada em anatomia aos estudantes que não puderam desenvolver suas atividades práticas presenciais durante a pandemia, capacitando-os para atuarem como guias;
Atingir no mínimo 30% da comunidade escolar de Pelotas, do Ensino Médio; assim expandindo as barreiras da Universidade e demonstrando que o conhecimento anatômico pode ser transpassado como mais que isso, se tratando também de autoconhecimento.

Resultados Esperados: Busca-se promover a disseminação e exposição do conhecimento contido no corpo humano, para a comunidade além da Universidade; realizando de forma conjunta a desmistificação da doação e estudo destes corpos para a área de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALISSON ANDRE ROBE FONSECA5
ANA LUIZA DUARTE PICH
BRUNO SAVIUS SILVEIRA FRANCK
CAIO MAGNO DE OLIVEIRA PORTO
CAROLINE CRESPO DA COSTA10
DANIEL ANGELO BERNIN
EDUARDO ZANATTA KAPP
FABIANE KNEPPER ZEHETMEYR FERNANDES11
FELIPE PIRES BRIDI
ISABELLA RODRIGUES LIMA
JOSEANE JIMENEZ ROJAS10
KAROLINE COELHO NEDEL
LARISSA FERREIRA DA SILVA
LUIS FELLIPE DE OLIVEIRA MANCO
LUIZ FERNANDO SCHENQUE TAVARES11
MANOEL ADAO LEMES11
MARCIO OSORIO GUERREIRO9
MARIANA SOARES VALENCA9
MATHEUS ZAMBRANO HILZENDEGER
MURILLO OLIVEIRA HONORIO
MURILO PERTILE CAMPOS
Mateus Casanova dos Santos9
RAYANE GONCALVES DE OLIVEIRA
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDO5
RICARDO NETTO GOULART
SANDY DA ROSA COSTA
Shelen dos Reis da Silva
THIAGO NOGAI
VICTOR MELO ISMERIO

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