Nome do Projeto
Museus no Colégio Munnicipal Pelotense
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/10/2022 - 30/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O presente projeto se baseia na necessidade de desenvolver atividades com os alunos do educandário, que estão cursando o ensino médio e possuem a disciplina eletiva Museus.

Objetivo Geral

Organizar atividades da parceria com o Colégio municipal Pelotense para desenvolver conteúdos sobre os museus e a museologia para alunos do ensino médio.

Justificativa

O Colégio Municipal Pelotense é uma importante instituição de ensino da cidade de Pelotas, atendendo desde a pré-escola até o último ano do ensino médio. Dentro da reforma do ensino médio, com as diferentes possibilidades de estudo que é dada aos alunos, uma das disciplinas eletivas é a denominada Museus, onde o professor trabalha questões históricas do contexto onde os alunos estão inseridos, assim como do próprio educandário, logo após passa pelos museus no mundo e na região. Para melhor atender aos alunos em conjunto com o bacharelado em museologia e o Centro Acadêmico dos discentes, será desenvolvido conteúdos relativo a museus e museologia e visitas técnicas aos museus da UFPel, da cidade, assim como aos laboratórios dos cursos de museologia e de Conservação e Restauração existentes no Campus 2.
Por sua vez, o currículo do curso de Bacharelado em Museologia da UFPEL, enfatiza, entre suas diretrizes, a necessidade de uma permanente e continua inserção de seus alunos em seu futuro campo de trabalho, através de atividades de pesquisa e de extensão universitária. Institucionalmente, o curso da UFPEL, desde a sua criação em 2006, vem atuando em parceria com diversas instituições das diversas esferas. Desse modo este projeto se constitui em mais uma iniciativa de atuação conjunta, que permitirá a imediata inserção do corpo docente e discente do curso numa ação que permitirá uma conexão efetiva com o público do ensino médio. Além dos objetivos previstos pela própria ação, esta poderá contribuir, de forma indireta, para que a comunidade escolar atingida passe a reconhecer a importância dos museus e o reconhecimento de uma profissão que podem seguir cursando um curso reconhecido nacionalmente, com um campo de trabalho em expansão

Metodologia

De forma dialógica será construída a atividade junto com o professor da disciplina Museus no Colégio municipal Pelotense, onde ocorrerão oficinas, palestras e visitas técnicas a museus, ao centro histórico de Pelotas e laboratórios da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Número de alunos de graduação participando das atividades
número de alunos do ensino médio participando das atividades
Resultados esperados divulgação do Bacharelado em Museologia para o ensino médio e aumento de alunos matriculados no curso moradores na cidade de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA RODRIGUES GASTAUD1
CARLOS ALBERTO BARZ
CLAUDIA ABRAAO DOS SANTOS CELENTE
DALILA ROSA HALLAL1
DANIEL MAURICIO VIANA DE SOUZA2
DIEGO LEMOS RIBEIRO1
ISADORA COSTA OLIVEIRA
JOSÉ PAULO SIEFERT BRAHM1
Juliane Conceição Primon Serres1
NICOLLY AYRES DA SILVA
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL2
RENAN MARQUES AZEVEDO DA MATA
RICARDO LUIS SAMPAIO PINTADO1
SARAH MAGGITTI SILVA1

Página gerada em 19/04/2024 14:09:46 (consulta levou 0.277959s)