Nome do Projeto
"O Natal nos une"
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/12/2022 - 15/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A identidade e a diversidade cultural dos povos, expressas como a consciência social do coletivo universitário UFPEL, a partir de valores de fraternidade e igualdade, para o intercâmbio e integração de estudantes internacionais em Pelotas, com diferentes linguagens e memórias baseadas em crenças, práticas gastronômicas e interpretações musicais em torno das festividades de Natal, bem como outras manifestações ligadas à etnia, Gênero e herança, conduzem o promovem a necessidade de um espaço de encontro, interação, compartilhamento, conhecimento de outras perspectivas e reflexão sobre festividades especiais e sua importância no cotidiano. Assim, buscar-se-á, a partir de compartilhamentos
memoriais, patrimoniais e identitários acerca do natal, entre estudantes de diversas nacionalidades, estimular e aprofundar debates interculturais que estimulem discussões poscoloniais sobre as temáticas abordadas.
Objetivo Geral
Gerar um espaço de integração, divulgação e reflexão sociocultural, nacional e internacional a partir de histórias memoriais, práticas gastronômicas e manifestações performativas com conteúdo natalino teórico - prático que garantam o encontro interlinguístico dos pesquisadores no pleno exercício da diversidade cultural, em coerência com a autodeterminação do residente acadêmico, seus imaginários e patrimônio étnico. Buscar-se- á, assim, promover encontros multiculturais com a inclusão de pesquisadores internacionais para desenvolver diálogos de conhecimento que permitam expressar diversas manifestações natalinas em total horizontalidade
Justificativa
A partir da presença internacional de pesquisadores em diversas áreas e disciplinas da UFPEL, provenientes de países com linguagens variadas e culturas únicas, pretende-se alcançar um espaço de expressão multicultural que evite a invisibilização étnica, promovendo espaços de encontro para compartilhar práticas socioculturais e espirituais para garantir total integração e horizontalidade total com os residentes acadêmicos, gerando uma convivência mais harmoniosa em datas de grande sensibilidade para aqueles que estão longe de casa e com a ausência de amizades alcançadas nas aulas, já que estudantes nacionais de outras regiões voltam para casa para comemorar os feriados com suas famílias. Assumindo como centro o essencialmente humano (Márquez, 2009), como afirmado na Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005), portanto e em coerência com as particularidades dos pesquisadores, é necessário compreender e valorizar as
diversas visões de mundo representadas nos modos de vida de cada nação, dignificando as intersubjetividades criativas que alimentam as "histórias culturais diversas e heterogêneas para um único mundo" (Quijano, 2014, p. 209)
diversas visões de mundo representadas nos modos de vida de cada nação, dignificando as intersubjetividades criativas que alimentam as "histórias culturais diversas e heterogêneas para um único mundo" (Quijano, 2014, p. 209)
Metodologia
Do ponto de vista interdisciplinar a partir do diálogo cooperativo entre representantes de outras nações da UFPEL e focado em uma dinâmica de inclusão coletiva e protagonismo colaborativo, serão organizados grupos de trabalho que contribuam para a compreensão do contexto geohistorical, multiétnico e linguístico, buscando compreender o espírito natalino multicultural de diferentes culturas, a fim de promover a aprendizagem representada nas apresentações, que servem para fortalecer a valorização das identidades, respeito pelos modos de vida e interculturalidade.
Indicadores, Metas e Resultados
A supervisão da pontualidade dos palestrantes, organizadores e participantes em geral, bem como a análise dos objetivos e seu escopo expressaram qualitativa e quantitativamente. Acompanhamento e avaliação dos processos nas diversas mesas de trabalho, a fim de garantir o maior uso multilíngue na comunidade universitária.
Aumento dos diálogos interculturais e estreitamento das redes de relacionamento interpessoais entre comunidades de interesse
Aprofundamento das discussões identitárias, memoriais e patrimoniais no que se refere a marcos, instituições, celebrações e outros pontos de
partilha que possam gerar empatia e reconhecimento mútuos.
Aumento dos diálogos interculturais e estreitamento das redes de relacionamento interpessoais entre comunidades de interesse
Aprofundamento das discussões identitárias, memoriais e patrimoniais no que se refere a marcos, instituições, celebrações e outros pontos de
partilha que possam gerar empatia e reconhecimento mútuos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALCIDES GOMES NETO | |||
AMANDA MENSCH ELTZ | |||
Bolaji Oluwaseun Fatimah | |||
CARLA RODRIGUES GASTAUD | |||
CAROLINA GOMES NOGUEIRA | |||
CRISTIANE DITTGEN MIRITZ | |||
DANIELE BALTZ DA FONSECA | 2 | ||
DANIELLI SABOIA DA SILVA | |||
Denise Prado Costa | |||
EDWARD DUTRA DOS ANJOS | |||
Fernando Fabian Guerrero Maruri | |||
Giane Trovo Belmonte | |||
HELENA REZENDE RAMIRES | |||
Henry Rafael Vallejo Infante | |||
Humberto Alexander Baca Juarez | |||
ISABEL CRISTINA BERNAL VINASCO | |||
JAIME ALBERTO BORNACELLY CASTRO | |||
Jair Jose Gauna Quiroz | |||
LAIANA PEREIRA DA SILVEIRA | |||
LAIANA PEREIRA DA SILVEIRA | |||
LUANA MENEZES | |||
Laís Feltrin Sidou | |||
MARIANA BRAUNER LOBATO | |||
MAURÍCIO ANDRÉ MASCHKE PINHEIRO | |||
Marcela Garzón Cotacio | |||
RENATA MORAES BIELEMANN | |||
RITA JULIANA SOARES POLONI | 7 | ||
SANDRA TOUSSAINT | |||
YURI SILVA VAZ |