Nome do Projeto
"O Natal nos une"
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/12/2022 - 15/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A identidade e a diversidade cultural dos povos, expressas como a consciência social do coletivo universitário UFPEL, a partir de valores de fraternidade e igualdade, para o intercâmbio e integração de estudantes internacionais em Pelotas, com diferentes linguagens e memórias baseadas em crenças, práticas gastronômicas e interpretações musicais em torno das festividades de Natal, bem como outras manifestações ligadas à etnia, Gênero e herança, conduzem o promovem a necessidade de um espaço de encontro, interação, compartilhamento, conhecimento de outras perspectivas e reflexão sobre festividades especiais e sua importância no cotidiano. Assim, buscar-se-á, a partir de compartilhamentos memoriais, patrimoniais e identitários acerca do natal, entre estudantes de diversas nacionalidades, estimular e aprofundar debates interculturais que estimulem discussões poscoloniais sobre as temáticas abordadas.

Objetivo Geral

Gerar um espaço de integração, divulgação e reflexão sociocultural, nacional e internacional a partir de histórias memoriais, práticas gastronômicas e manifestações performativas com conteúdo natalino teórico - prático que garantam o encontro interlinguístico dos pesquisadores no pleno exercício da diversidade cultural, em coerência com a autodeterminação do residente acadêmico, seus imaginários e patrimônio étnico. Buscar-se- á, assim, promover encontros multiculturais com a inclusão de pesquisadores internacionais para desenvolver diálogos de conhecimento que permitam expressar diversas manifestações natalinas em total horizontalidade

Justificativa

A partir da presença internacional de pesquisadores em diversas áreas e disciplinas da UFPEL, provenientes de países com linguagens variadas e culturas únicas, pretende-se alcançar um espaço de expressão multicultural que evite a invisibilização étnica, promovendo espaços de encontro para compartilhar práticas socioculturais e espirituais para garantir total integração e horizontalidade total com os residentes acadêmicos, gerando uma convivência mais harmoniosa em datas de grande sensibilidade para aqueles que estão longe de casa e com a ausência de amizades alcançadas nas aulas, já que estudantes nacionais de outras regiões voltam para casa para comemorar os feriados com suas famílias. Assumindo como centro o essencialmente humano (Márquez, 2009), como afirmado na Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005), portanto e em coerência com as particularidades dos pesquisadores, é necessário compreender e valorizar as
diversas visões de mundo representadas nos modos de vida de cada nação, dignificando as intersubjetividades criativas que alimentam as "histórias culturais diversas e heterogêneas para um único mundo" (Quijano, 2014, p. 209)

Metodologia

Do ponto de vista interdisciplinar a partir do diálogo cooperativo entre representantes de outras nações da UFPEL e focado em uma dinâmica de inclusão coletiva e protagonismo colaborativo, serão organizados grupos de trabalho que contribuam para a compreensão do contexto geohistorical, multiétnico e linguístico, buscando compreender o espírito natalino multicultural de diferentes culturas, a fim de promover a aprendizagem representada nas apresentações, que servem para fortalecer a valorização das identidades, respeito pelos modos de vida e interculturalidade.

Indicadores, Metas e Resultados

A supervisão da pontualidade dos palestrantes, organizadores e participantes em geral, bem como a análise dos objetivos e seu escopo expressaram qualitativa e quantitativamente. Acompanhamento e avaliação dos processos nas diversas mesas de trabalho, a fim de garantir o maior uso multilíngue na comunidade universitária.
Aumento dos diálogos interculturais e estreitamento das redes de relacionamento interpessoais entre comunidades de interesse
Aprofundamento das discussões identitárias, memoriais e patrimoniais no que se refere a marcos, instituições, celebrações e outros pontos de
partilha que possam gerar empatia e reconhecimento mútuos.

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