Nome do Projeto
"O Natal nos une"
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/12/2022 - 15/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A identidade e a diversidade cultural dos povos, expressas como a consciência social do coletivo universitário UFPEL, a partir de valores de fraternidade e igualdade, para o intercâmbio e integração de estudantes internacionais em Pelotas, com diferentes linguagens e memórias baseadas em crenças, práticas gastronômicas e interpretações musicais em torno das festividades de Natal, bem como outras manifestações ligadas à etnia, Gênero e herança, conduzem o promovem a necessidade de um espaço de encontro, interação, compartilhamento, conhecimento de outras perspectivas e reflexão sobre festividades especiais e sua importância no cotidiano. Assim, buscar-se-á, a partir de compartilhamentos memoriais, patrimoniais e identitários acerca do natal, entre estudantes de diversas nacionalidades, estimular e aprofundar debates interculturais que estimulem discussões poscoloniais sobre as temáticas abordadas.

Objetivo Geral

Gerar um espaço de integração, divulgação e reflexão sociocultural, nacional e internacional a partir de histórias memoriais, práticas gastronômicas e manifestações performativas com conteúdo natalino teórico - prático que garantam o encontro interlinguístico dos pesquisadores no pleno exercício da diversidade cultural, em coerência com a autodeterminação do residente acadêmico, seus imaginários e patrimônio étnico. Buscar-se- á, assim, promover encontros multiculturais com a inclusão de pesquisadores internacionais para desenvolver diálogos de conhecimento que permitam expressar diversas manifestações natalinas em total horizontalidade

Justificativa

A partir da presença internacional de pesquisadores em diversas áreas e disciplinas da UFPEL, provenientes de países com linguagens variadas e culturas únicas, pretende-se alcançar um espaço de expressão multicultural que evite a invisibilização étnica, promovendo espaços de encontro para compartilhar práticas socioculturais e espirituais para garantir total integração e horizontalidade total com os residentes acadêmicos, gerando uma convivência mais harmoniosa em datas de grande sensibilidade para aqueles que estão longe de casa e com a ausência de amizades alcançadas nas aulas, já que estudantes nacionais de outras regiões voltam para casa para comemorar os feriados com suas famílias. Assumindo como centro o essencialmente humano (Márquez, 2009), como afirmado na Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005), portanto e em coerência com as particularidades dos pesquisadores, é necessário compreender e valorizar as
diversas visões de mundo representadas nos modos de vida de cada nação, dignificando as intersubjetividades criativas que alimentam as "histórias culturais diversas e heterogêneas para um único mundo" (Quijano, 2014, p. 209)

Metodologia

Do ponto de vista interdisciplinar a partir do diálogo cooperativo entre representantes de outras nações da UFPEL e focado em uma dinâmica de inclusão coletiva e protagonismo colaborativo, serão organizados grupos de trabalho que contribuam para a compreensão do contexto geohistorical, multiétnico e linguístico, buscando compreender o espírito natalino multicultural de diferentes culturas, a fim de promover a aprendizagem representada nas apresentações, que servem para fortalecer a valorização das identidades, respeito pelos modos de vida e interculturalidade.

Indicadores, Metas e Resultados

A supervisão da pontualidade dos palestrantes, organizadores e participantes em geral, bem como a análise dos objetivos e seu escopo expressaram qualitativa e quantitativamente. Acompanhamento e avaliação dos processos nas diversas mesas de trabalho, a fim de garantir o maior uso multilíngue na comunidade universitária.
Aumento dos diálogos interculturais e estreitamento das redes de relacionamento interpessoais entre comunidades de interesse
Aprofundamento das discussões identitárias, memoriais e patrimoniais no que se refere a marcos, instituições, celebrações e outros pontos de
partilha que possam gerar empatia e reconhecimento mútuos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALCIDES GOMES NETO
AMANDA MENSCH ELTZ
Bolaji Oluwaseun Fatimah
CARLA RODRIGUES GASTAUD
CAROLINA GOMES NOGUEIRA
CRISTIANE DITTGEN MIRITZ
DANIELE BALTZ DA FONSECA2
DANIELLI SABOIA DA SILVA
Denise Prado Costa
EDWARD DUTRA DOS ANJOS
Fernando Fabian Guerrero Maruri
Giane Trovo Belmonte
HELENA REZENDE RAMIRES
Henry Rafael Vallejo Infante
Humberto Alexander Baca Juarez
ISABEL CRISTINA BERNAL VINASCO
JAIME ALBERTO BORNACELLY CASTRO
Jair Jose Gauna Quiroz
LAIANA PEREIRA DA SILVEIRA
LAIANA PEREIRA DA SILVEIRA
LUANA MENEZES
Laís Feltrin Sidou
MARIANA BRAUNER LOBATO
MAURÍCIO ANDRÉ MASCHKE PINHEIRO
Marcela Garzón Cotacio
RENATA MORAES BIELEMANN
RITA JULIANA SOARES POLONI7
SANDRA TOUSSAINT
YURI SILVA VAZ

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