Nome do Projeto
POPULARIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS FORENSES II: DA UNIVERSIDADE À ESCOLA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/02/2023 - 01/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O método de ensino comumente utilizado, denominado tradicional, caracteriza-se pela transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente, preocupando-se somente na fixação de conhecimentos, conteúdos e informações. No entanto, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica defendem uma abordagem com a contextualização dos temas de ensino, considerando esta uma forma de enriquecer a compreensão do aluno, lidando com temas significativos relacionados a problemas e fatos culturais relevantes na realidade em que a escola está inserida. A utilização de temas que estejam presentes na vida dos discentes, como a química contextualizada com assuntos da atualidade e do cotidiano proporciona aos estudantes aprimorar as competências necessárias para o desenvolvimento, como pró-atividade, organização, criatividade, pensamento inovador e questionador, estipulação de metas e objetivos para seu futuro. Nos últimos anos, o interesse pelas ciências forenses tem crescido devido às séries televisivas, as quais retratam as investigações criminais englobando revelações de impressões digitais, identificação de sangue em locais de crimes, testes de bafômetros, identificações de substâncias entorpecentes, exames de DNA, entre outros. No entanto, no contexto escolar, conhecimentos relacionados a estes assuntos, quando abordados, estão inseridos no contexto do ensino médio, em disciplinas como química e biologia. Aplicar estes conhecimentos ao ensino fundamental e médio é um desafio que busca incentivar o interesse pela ciência. A Química Forense pode propiciar a oportunidade de desenvolver atividades interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem, sendo aplicado em sala de aula conhecimentos para a resolução de crimes, o que possibilita que o estudante torne significativo o que aprende na disciplina, e que se oriente sobre uma possível escolha de curso de graduação. Uma equipe formada por estudantes do curso de Bacharelado em Química Forense e discentes de Pós-Graduação prepõem uma série de atividades junto à sociedade, popularizando as ciências forenses com o objetivo de diminuir a distância da escola e da Universidade.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo divulgar as ciências forenses a alunos de escolas públicas e privadas no estado do Rio Grande do Sul, a fim de propiciar a aproximação da universidade com a escola.

Objetivos Específicos
- Despertar o interesse dos alunos pelo estudo da química, com a utilização de conceitos e técnicas de ciências forenses;
- Diminuir a distância entre Universidade e escola;
-Divulgação do curso de Química Forense afim de instigar a curiosidade sobre o tema a respeito;
- Socializar o conhecimento adquirido na Universidade;
-Formação de recursos humanos;
-Aumento da conscientização social sobre as redes de ensinos.

Justificativa

O interesse por esse projeto surgiu com o intuito de aumentar o relacionamento entre universidades e escolas, e despertar maior interesse dos alunos pelas disciplinas de química, com o uso de recursos didáticos e temáticas atuais. Além disso, a realização de palestras e minicursos voltadas para alunos de ensino médio tem como finalidade esclarecer e divulgar a realidade das ciências forenses, além de despertar o interesse destes alunos por esta área, e, especialmente pela química.
Nesse sentido, espera-se que esse projeto possa contribuir aumentando o nível de interesse do estudo da química pelos estudantes, como também aproximar professores da rede pública e privada e professores da universidade com troca de conhecimentos e atualizações de tópicos ligados à química; e por fim, ser uma proposta para os que querem ingressar em uma faculdade.

Metodologia

O projeto será realizado na forma de palestras, demonstrações, minicursos, entre outros. Será realizado em escolas da rede pública e privada da cidade de Pelotas e região, com duração de aproximadamente duas horas.
Para a execução do projeto com os alunos do ensino fundamental a atividade será composta pelas seguintes etapas:
- Apresentação de conceitos básicos de papiloscopia;
- Realização de atividade prática onde os alunos revelarão suas próprias impressões digitais e utilizarão estas imagens na criação de imagens e desenhos;
- Demonstração de que existem diferentes tipos de impressões digitais (arco, presilha interna, presilha externa e verticilo) e comparação entre os alunos.

A realização de palestras e minicursos para alunos de ensino médio será realizada com duração média de 2 horas. Nesta palestra serão abordados temas gerais das ciências forenses, com enfoque especial na química. Nos minicursos serão abordados experimentos, como, revelação de impressões digitais, identificação de sangue, testes de bafômetros, entre outros.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o desenvolvimento deste projeto de extensão, pretende-se gerar os seguintes impactos:
(a) Conscientização de alunos de ensino fundamental e médio sobre as ciências forenses;
(b) Socialização dentre os alunos das escolas, pois essas atividades permitem integração e estímulo da curiosidade coletiva;
(c) Interação entre professores da rede pública e privada e professores da universidade com troca de conhecimentos e atualizações de tópicos ligados à química;
(d) Socialização do conhecimento;
(e) Diminuição da distância entre Universidade e escola.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA FONSECA LEITZKE
BRUNO NUNES DA ROSA
CARINA MACHADO LIMA
CARLA DE ANDRADE HARTWIG1
CAROLINE IEQUE SILVEIRA
CATARINE PETER BELLETTI
CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOS1
CLAUDIO MARTIN PEREIRA DE PEREIRA1
DANIELLE TAPIA BUENO
GABRIELLY QUARTIERI SEJANES
GEONIR MACHADO SIQUEIRA1
JEANIFER TEIXEIRA CAMACHO
JULIANA PORCIUNCULA DA SILVA
RAYANE BRAGA MARTINS
ROGERIO ANTONIO FREITAG1
SAMUEL ALVES PEREIRA
TAÍS POLETTI
VICTORIA BORGES VAZ DE LEON

Página gerada em 28/03/2024 12:11:15 (consulta levou 0.202723s)