Nome do Projeto
Laboratório Multilinguagens
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2023 - 01/10/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto Laboratório Multilinguagens - LAM é subprojeto do Programa de Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores - LIFE, presente na UFPel desde 2012.
De cunho interdisciplinar, oferta oficinas didáticas para professores e estudantes da Educação Básica, com vistas a promover diferentes práticas de ensino para uma aprendizagem de qualidade, envolvendo estudantes da Universidade na criação e promoção destas oficinas, tanto na modalidade presencial quanto a distância.
Além das oficinas, os participantes do projeto estudam e criam e adaptam materiais didáticos disponibilizados à comunidade por meio de vídeos produzidos pelo LAM, os quais fazem parte do repositório do portal do Youtube: Laboratório Virtual Multilinguagens, acessível em https://www.youtube.com/channel/UCA-z969VXnk9gQqVbN7llcg.
Pensando na criação de conceitos a partir do enfrentamento de situações, o LAM apresenta por meio do diálogo Escola-Universidade-Comunidade a constante busca por soluções aos problemas apresentados pela comunidade escolar, principalmente no que concerne às dificuldades de aprendizagem nas disciplinas escolares.
Objetivo Geral
O Laboratórios Multilinguagens da UFPel visa promover a aprendizagem dos alunos que deste usufruem, bem como difundir e divulgar as pesquisas realizadas na Universidade para a Comunidade Escolar. Tem como objetivos específicos: - Atuar na formação de professores das redes públicas e privada na sua formação inicial e em serviço; - Apoiar os usuários dos Laboratórios Multilinguagens através de projetos de extensão; - Propiciar espaço e materiais para o desenvolvimento de estágios curriculares através de oficinas; - Servir de espaço de implementação e desenvolvimento de pesquisas educacionais.
Justificativa
A aprendizagem, segundo Vergnaud (2009) se dá mediante o enfrentamento de situações para as quais os sujeitos necessitem criar mecanismos de resolução, ampliando assim seu repertório de esquemas e possibilitando a organização de novos conhecimentos. A aprendizagem não se dá pelo conhecimento de materiais didáticos, mas pode evoluir pelos questionamentos e inferências que o uso dos materiais como suporte proporcionam.
A experimentação pode ser um auxílio para tais construções, no sentido de propiciar situações para as quais os participantes do projeto ponham em ação seus conhecimentos. Para além da manipulação de materiais, o diálogo com outros participantes é parte essencial da construção das práticas pedagógicas.
Outrossim, o projeto se justifica pela necessidade de dialogar com a Escola, trazer para a Universidade as questões pertinentes aos professores e a partir daí criar soluções com vistas a ampliar o acesso dos estudantes a diferentes conhecimentos.
O LAM, por meio de oficinas didáticas, constitui-se como canal de escuta aos professores e estudantes da Educação Básica, também de criação e divulgação de soluções didáticas. Tanto os estudantes e professores dos diversos cursos que compõem o projeto, em suas ações interdisciplinares, quanto os participantes do projeto consolidam o tripé universitário, no sentido de trazer a demanda para o LAM, que por meio de pesquisa visa atender aos objetivos trazidos pela comunidade escolar e assim divulgar o conhecimento em vídeos didáticos, oficinas pedagógicas e publicações dos resultados.
Referência da justificativa: VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade. Curitiba: UFPR, 2009.
A experimentação pode ser um auxílio para tais construções, no sentido de propiciar situações para as quais os participantes do projeto ponham em ação seus conhecimentos. Para além da manipulação de materiais, o diálogo com outros participantes é parte essencial da construção das práticas pedagógicas.
Outrossim, o projeto se justifica pela necessidade de dialogar com a Escola, trazer para a Universidade as questões pertinentes aos professores e a partir daí criar soluções com vistas a ampliar o acesso dos estudantes a diferentes conhecimentos.
O LAM, por meio de oficinas didáticas, constitui-se como canal de escuta aos professores e estudantes da Educação Básica, também de criação e divulgação de soluções didáticas. Tanto os estudantes e professores dos diversos cursos que compõem o projeto, em suas ações interdisciplinares, quanto os participantes do projeto consolidam o tripé universitário, no sentido de trazer a demanda para o LAM, que por meio de pesquisa visa atender aos objetivos trazidos pela comunidade escolar e assim divulgar o conhecimento em vídeos didáticos, oficinas pedagógicas e publicações dos resultados.
Referência da justificativa: VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade. Curitiba: UFPR, 2009.
Metodologia
Para as ações presentes no LAM, se usam as seguintes etapas:
- Estudos teóricos referentes às demandas apresentadas pelos professores;
- Produção de material didático: apostilas, materiais manipulativos, jogos, vídeos e demais materiais;
- Implementação de oficinas didáticas;
- Reorganização das oficinas e dos estudos de acordo com os resultados apresentados pelos participantes.
- Estudos teóricos referentes às demandas apresentadas pelos professores;
- Produção de material didático: apostilas, materiais manipulativos, jogos, vídeos e demais materiais;
- Implementação de oficinas didáticas;
- Reorganização das oficinas e dos estudos de acordo com os resultados apresentados pelos participantes.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que o LAM oportunize aos participantes do projeto a reflexão sobre a própria docência, a construção de práticas pedagógicas pertinentes às necessidades enfrentadas nas escolas e a divulgação das ações.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA KLITZKE RADTKE | |||
AIANA SILVEIRA BILHALVA | |||
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS | |||
ALEXANDRE OLIVEIRA JORGE | |||
ALISSON DUARTE LEITE | |||
AMANDA PEREIRA DA SILVA | |||
ANA CAROLINA CASTILHOS GONCALVES | |||
ANA GABRIELA FERREIRA MACIEL | |||
ANDRÉA NUNES DA SILVA | |||
Alex Rodrigues dos Santos | |||
BIANCA SCHULZ VARGAS | |||
BRUNO SOUZA DE SOUZA | |||
CARLOS EDUARDO DE MIRANDA BELLOMO | |||
CARLOS EDUARDO DOS SANTOS LUCAS | |||
CARMEM LUCIA DA ROSA FETTER | |||
CAROLINA LEAL ANDRADE | |||
CAROLINE RODRIGUES SOARES | |||
CAROLINE RODRIGUES SOARES | |||
CHARLENE ORIGUELA GASPAR DE PINHO | |||
CHRISTIAN RÓGER VILELA PIEPER | |||
CLARISSA FELIX TAVARES | |||
CRISTIANE BARBOSA BOTELHO | |||
CRISTIANO FIGUEIREDO ROSENHEIN | |||
Camila Bönemann Chollet | |||
Carla Garcia Batista Peter | |||
DAIANE CORRÊA DE MOURA | |||
DANDARA LIMA CARDOSO | |||
DANIELLE BARTZ SODRE | |||
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA | 1 | ||
DION GUSTAVO OXLEY LEITE | |||
EDITA MARTINS GOMES | |||
ELIANE LIMA PISKE | |||
ERIC CARRARD FERREIRA | |||
FABIANE SANTOS NOGUEIRA | |||
FATIMA CAVALHEIRO COSTA | |||
GABRIEL FERRARI | |||
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | |||
GISELDA MARIA PEREIRA | 12 | ||
Gilmara Gil das Neves | |||
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO | 1 | ||
HYNAIARA VIEIRA BOTELHO | |||
ISAAC JORGE | |||
ISABEL CRISTINA MOTA DA SILVA | |||
ISABEL GRILLO DE AZEVEDO | |||
IZADORA FEIJO DA SILVA | |||
Inês Garcia Mesquita | |||
JOICE BEATRIZ DA ROCHA VENZKE | |||
JOSIANE FERREIRA SOARES | |||
KAREN DUARTE RUZICKI | |||
LARISSA BORBA DE MIRANDA | |||
LAUREN TERRA PORTELA | |||
LEONARDO CORREA SABBADO | |||
LEONARDO DAVI KOPP SCAGLIONI | |||
LETICIA BARROS DIAS SOARES | |||
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ | 13 | ||
LISANDRA GOMES KROLOW | |||
LOIVA MARIA RADTKE NÖRNBERG | |||
LORRAYNE MILECH DE BORBA | |||
LUARA TRINDADE CARNEIRO BIANCHINI | |||
LUCAS FERNANDO GOUVEA MACHADO | |||
Liliane Maria Ruiz Bitencurt | |||
Luciane de Barros Mendonça | |||
MANOELLA BOETEGE MARTINS | |||
MARIA ALBERTINA DAMASCENO RAUPP | |||
MARIA ALICE DE FREITAS SIAS | |||
MARIA ALICE DE FREITAS SIAS | |||
MELISSA DE LIMA BACH | |||
MICHEL EIJI SAKAI | |||
Michele Iahnke | |||
MÔNICA RIVEIRO SANTOS | |||
NATHALY ALVES PICANCO | |||
NELITIANE SOARES DOS SANTOS | |||
OTTO GERMANO BLANK | |||
PAULA FERREIRA KNABAH | |||
PEDRO AUGUSTO VIEIRA DA SILVA | |||
PEDRO WAISS MOURA | |||
POLLYANE VIEIRA DA SILVA | 12 | ||
RAFAEL GUTERRES ORTIZ | |||
RAQUEL GONCALVES HAERTER | |||
RIAN DA SILVA PEREIRA | |||
RODRIGO MARQUES QUEIROGA | |||
RONALDO LUIS GOULART CAMPELLO | |||
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA | 22 | ||
Renata Silveira da Silva | |||
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos | 117 | ||
SABRINA PENNING | |||
SHAIANE PIZANI SILVEIRA | |||
SILVIA PRIETSCH WENDT | 13 | ||
Sabrina Maciel Magalhães Tarouco | |||
Sara Moraes Schaf Brum | |||
Simone Macedo Poerner | |||
Sônia Paniz Botelho | |||
TAMARA DIAS NUNES | |||
TATIANA RODRIGUES SIQUEIRA | |||
THAIANA NEUENFELD PHILIPSEN | |||
THALINE FERREIRA CASTILHOS | |||
Thais Philipsen Grutzmann | 1 | ||
VANESSA SILVA DA LUZ | 9 | ||
VANESSA SILVA DA SILVA | |||
VANIA ESCALANT PEREIRA | |||
VIVIAN GONÇALVES PAES | |||
Vanessa Maciel de Ávila | |||
Vanessa Novack Viegas | |||
Viviane Valério Ferraz Ferreira | |||
VÉRA MARIA TORCHELSEN DA SILVEIRA | |||
WILLIAM ANDRADE MARTINEZ | |||
ÉMERSON ERNANDE MESQUITA RODRIGUES |