Nome do Projeto
Valorização e qualificação dos doces tradicionais de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/06/2017 - 24/06/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
O projeto visa realizar ações para a promoção da segurança alimentar e nutricional, no sentido da valorização dos doces tradicionais de Pelotas. Os doces tradicionais de confeitaria e de frutas são produzidos de forma artesanal, preparados um a um, ou em pequenas bateladas, portanto, ocorrem variações que podem comprometer a segurança alimentar. Os doces para serem identificados como tradicionais de Pelotas precisam obedecer critérios de aspectos, composição de ingredientes, modelagem, acabamento, conservação, armazenagem e até mesmo a rotulagem. Assim, pretende-se corrigir desvios de padrões para manter os doces como um patrimônio histórico cultural, através da certificação dos doces pelo IPHAN, que somente 14 obtiveram a Identificação de Procedência; atuar no Conselho Regulador da Associação das doceiras; atuar do controle de qualidade dos doces da Feira Nacional do Doce; ministrar treinamento ás doceiras para o sistema de controle de produção. Como resultados esperados tem-se o envolvimento de alunos dos cursos de alimentos da UFPel e assim, seu desenvolvimento acadêmico em práticas extensionistas, com a realização de visitas ás fabricas de doces, atuação no treinamento e controle de qualidade, atuação no estudo de nutrientes identificando os sem lactose, sem glúten e, ainda, a participação na Fenadoce. No projeto, como consequência da atuação de docentes e discentes, se proporcionará a valorização e qualificação de doces tradicionais de Pelotas, além dos certificados já existentes para se tornarem uma referência cultural nacional.

Objetivo Geral

Promover a valorização e qualificação dos doces tradicionais de Pelotas

Justificativa

Justifica-se o projeto, devido a inexistência de um controle para a segurança alimentar e nutricional, e a atuação no Conselho Regulador da Associação das doceiras, irá proporcionar a verificação de pontos críticos de controle, para organizar treinamentos no sentido das correções e desta forma garantir maior conscientização no total controle da produção. Desta forma, também proporcionar a valorização e qualificação do setor, já que mais Associadas tem solicitado a certificação de seus doces. Hoje somente três doceiras possuem o selo de Indicação de Procedência (IP) concedidos pelo IPHAN.

Metodologia

Serão realizadas visitas às fábricas das sócias na Associação das doceiras, e nestas serão identificados pontos fracos e fortes de controle para elaboração de um treinamento, abordando a segurança alimentar para o melhoramento das fabricas. Já nas visitas, se forem visualizados problemas graves serão notificados diretamente a proprietária da fábrica. Serão realizados levantamentos de ingredientes e realizado o valor nutricional dos doces, identificando os sem lactose e sem glúten. Será realizado levantamento de condições higiênico-sanitárias para melhor conscientização das doceiras para a necessidade de controle de processo. Será realizado participação de discentes junto a Fenadoce em parceria com a Câmara de Diligentes Logistas e Prefeitura Municipal de Pelotas para verificação de inconformidades nos doces comercializados na Feira.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores serão as notificações realizadas pelo Conselho Regulador, o resultados das condições higiênico-sanitárias, a participação das doceiras no treinamento e as não conformidades identificadas pelos discentes na Fenadoce.
As metas será a conscientização das doceiras através das ações como: visitas, treinamento, resultados das condições higiênico-sanitárias, atuação dos discentes na Fenadoce e mais doceiras poderem solicitar o selo IP.
Os resultados esperados são a conscientização das doceiras, a valorização e qualificação do seu trabalho, para mais doceiras obterem o selo de IP.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACHADO PEREIRA
ELIEZER AVILA GANDRA1
ESTEFANIA JÚLIA DIERINGS DE SOUZA
JENNIFER FERREIRA RIBEIRO SARAIVA
JOZI FAGUNDES DE MELLO1
LETÂNIA MARTH WASKOW
LIDIANE DA SILVA CAVADA
Larissa Riberas Silveira
MARCIA AROCHA GULARTE4
STÉPHANIE DIAS MIRITZ
VALDECIR CARLOS FERRI1
VICTORIA ROSA VALENTE MOREIRA

Página gerada em 26/04/2024 03:03:46 (consulta levou 0.206190s)