Nome do Projeto
Programa de Atenção Precoce na Infância - ProAPI
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/10/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O ProAPI, baseando-se nos estudos e investigações nacionais e internacionais, busca adaptar e aplicar
as práticas para Atenção Precoce na Infância para o contexto brasileiro, focando nas crianças da
Educação Infantil em risco de desenvolvimento e crianças da Educação Infantil apoiadas pela educação
especial, famílias e contextos culturais. Será desenvolvido em rede Educação, Saúde e Assistência social, para crianças de 0 a 6 anos em risco no
desenvolvimento ou público apoiado pela Educação Especial, matriculadas em oito escolas públicas de Educação Infantil no Bairro Fragata.
Objetivo Geral
- Identificar as crianças apoiadas pela Educação Especial ou em risco de Desenvolvimento,
matriculadas nas escolas de Educação Infantil da microrregião Fragata, município de Pelotas;
- Organizar redes de apoio e desenvolvimento, tendo os ambientes culturais da criança como foco,
a saber, escola, família e comunidade;
- Assegurar às crianças em risco ou público da Educação Especial, a garantia de seus direitos,
autonomia e desenvolvimento, em ambientes inclusivos e emancipatórios;
- Assegurar o apoio às famílias, professores e demais ambientes culturais da criança, no que se
refere ao desenvolvimento, aprendizagem e oportunidades;
- Apoiar as famílias e crianças no acesso a serviços e recursos dos sistemas de educação,
assistência social e saúde;
- Estabelecer sistemas efetivamente inclusivos, organizados localmente e apoiados pelo sistema
de Atenção Precoce na Infância;
- Enfatizar os eixos “Contexto Cultural: Educação” e “Contexto Cultural: família” como os
estruturantes do Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI), estabelecendo a partir
destes eixos, a intersetorialidade com demais sistemas e serviços;
- Avançar de forma efetiva na Inclusão de crianças com Deficiência, Transtorno do Espectro
Autista, Altas Habilidades ou Superdotação, tanto no contexto educacional, quanto social,
atendendo as Políticas Nacionais de Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva;
- Apresentar o Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI), como possibilitador de Políticas
e Programas Nacionais de Atenção Precoce na Infância para alunos apoiados pela Educação
Especial, matriculados em Escolas de Educação Infantil
matriculadas nas escolas de Educação Infantil da microrregião Fragata, município de Pelotas;
- Organizar redes de apoio e desenvolvimento, tendo os ambientes culturais da criança como foco,
a saber, escola, família e comunidade;
- Assegurar às crianças em risco ou público da Educação Especial, a garantia de seus direitos,
autonomia e desenvolvimento, em ambientes inclusivos e emancipatórios;
- Assegurar o apoio às famílias, professores e demais ambientes culturais da criança, no que se
refere ao desenvolvimento, aprendizagem e oportunidades;
- Apoiar as famílias e crianças no acesso a serviços e recursos dos sistemas de educação,
assistência social e saúde;
- Estabelecer sistemas efetivamente inclusivos, organizados localmente e apoiados pelo sistema
de Atenção Precoce na Infância;
- Enfatizar os eixos “Contexto Cultural: Educação” e “Contexto Cultural: família” como os
estruturantes do Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI), estabelecendo a partir
destes eixos, a intersetorialidade com demais sistemas e serviços;
- Avançar de forma efetiva na Inclusão de crianças com Deficiência, Transtorno do Espectro
Autista, Altas Habilidades ou Superdotação, tanto no contexto educacional, quanto social,
atendendo as Políticas Nacionais de Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva;
- Apresentar o Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI), como possibilitador de Políticas
e Programas Nacionais de Atenção Precoce na Infância para alunos apoiados pela Educação
Especial, matriculados em Escolas de Educação Infantil