Nome do Projeto
Práticas de gastronomia junto aos RUs: Elaboração de preparações de cardápios vegetarianos, para ações comemorativas e festivais gastronômicos nos Restaurantes Universitários (RUs) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/04/2024 - 31/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
Este projeto tem como intuito aumentar a diversidade de preparações ofertadas aos comensais dos Restaurantes Universitários (RUs) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) a partir da elaboração de cardápio de preparações proteicas vegetarianas e cardápios para ações comemorativas e festivais gastronômicos, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região, na alimentação saudável e adequada, incluindo o planejamento junto às empresas prestadoras dos serviços de alimentação coletiva dos RUs quanto às elaborações no que se refere a aquisição de insumos, as quantidades a serem produzidas, a distribuição e o controle de sobras.

Objetivo Geral

- Elaborar cardápio de preparações proteicas vegetarianas e cardápios para ações comemorativas e festivais gastronômicos;
- Capacitar os profissionais das empresas prestadoras dos serviços de alimentação coletiva dos RUs da UFPel no que se refere a aquisição de insumos, as quantidades a serem produzidas, a distribuição e o controle de sobras considerando o planejamento conjunto de preparações proteicas vegetarianas, ações comemorativas e festivais gastronômicos;
- Aumentar a diversidade de preparações ofertadas aos comensais dos Restaurantes Universitários (RUs) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel);
- Promover estratégias de integração entre os comensais, celebrando a diversidade cultural das várias regiões do país e as tradições alimentares relacionadas às datas comemorativas e temas específicos;
- Ampliar o conhecimento dos profissionais de gastronomia acerca das riquezas culturais culinárias das diferentes regiões do país e suas possibilidades de produção para finalidade de alimentação coletiva de alta demanda;
- Possibilitar aos alunos da gastronomia a vivência profissional em ambientes de Unidades de Alimentação Coletiva, contribuindo assim, com a melhoria da da formação do futuro profissional e com a qualidade do ensino.

Justificativa

Este projeto justifica-se a partir da constante demanda apresentada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por parte dos comensais vegetarianos, a respeito das opções de preparações de proteína vegetariana dos cardápios dos RUs, bem como da demanda trazida pela empresa prestadora de serviços de alimentação coletiva nos RUs quanto à dificuldade de diversificar cardápios vegetarianos.
Sendo assim, a PRAE buscou parceria com a Faculdade de Nutrição (FN) especialmente com o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, para viabilizar a elaboração de cardápios vegetarianos diversificados, considerando o contexto dos RUs em relação à matéria-prima, dimensionamento da Unidade de Alimentação e Nutrição, equipamentos e mão-de-obra disponíveis, além da quantidade de comensais que cada um dos RUs atende diariamente.
Ademais, a elaboração de cardápios para ações comemorativas e festivais gastronômicos, justifica-se na necessidade de aumentar a diversidade de preparações para os comensais dos RUs, celebrando a diversidade cultural e as tradições alimentares das diferentes regiões do país, relacionadas às datas comemorativas e temas específicos. Esta ação baseia-se ainda no PDU Tático da PRAE, mas especificamente em seu Objetivo Específico 6 “Fortalecer o trabalho de planejamento, acompanhamento e integração dos serviços de alimentação coletiva dos Restaurantes Universitários (RUs)” e sua ação Ação 3 “Realizar ações comemorativas, ações de promoção de arrecadação e eventos gastronômicos nos RUs”.

Metodologia

Os alunos participantes do projeto terão reuniões periódicas com a Coordenação do projeto - PRAE/Gastronomia para planejar e orientar as ações que serão executadas nos RUs. A partir da definição do cronograma e da equipe de atuação de cada RU, os alunos irão observar o andamento, rotina e planejamento das refeições servidas, bem como, irão se familiarizar com os equipamentos, insumos e execução dos cardápios aplicados. A partir da observação da rotina de trabalho dos RUs e da compreensão logística da aquisição de insumos e produção dos pratos, serão realizadas pesquisas de opções de preparações proteicas vegetarianas, preparações para ações comemorativas e festivais gastronômicos. Em seguida serão selecionadas as preparações que possam ser viáveis de serem introduzidas na rotina dos RUs como novas opções vegetarianas. Paralelamente serão elaboradas fichas técnicas desses pratos e testes pilotos serão executados, além de estratégias para capacitação dos profissionais dos RUs. Também serão definidos para as datas comemorativas e festivais gastronômicos, os preparos, com fichas técnicas, que poderão ser executados nos mesmos moldes dos novos preparos de rotina. Por fim, serão elaborados materiais, artigos e trabalhos científicos para divulgação das ações do projeto e serão acompanhados os dados de satisfação com a comunidade acadêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

É esperado que os participantes adquiram maior experiência prática na elaboração de cardápios e preparações para restaurantes de alimentação coletiva com alta demanda, tais como os RUs;
Ainda, espera-se que a execução dos cardápios aumente a diversidade de preparações ofertadas nos RUs, promovendo uma melhoria na aceitabilidade dos comensais em relação às preparações vegetarianas, a ser verificada posteriormente com instrumento de pesquisa específico.
Além disso, espera-se novas oportunidades de celebrar a diversidade cultural e as tradições alimentares das diferentes regiões do país, relacionadas às datas comemorativas e temas específicos.
Destaca-se como indicador ainda o previsto no PDU Tático da PRAE em seu Objetivo Específico 6, Ação 3, qual seja “Número de ações comemorativas, ações de promoção de arrecadação e eventos gastronômicos realizados nos RUs.” cuja a meta descrita é “Realizar, anualmente, ações comemorativas, ações de promoção de arrecadação e eventos gastronômicos nos RUs”.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE5
CAROLINE PEREIRA DAS NEVES7
GISELE FERREIRA DUTRA7
ISABELY MILFORD ULGUIM FURTADO
ROBERTA DE OLIVEIRA PORTELA
TATIANE KUKA VALENTE GANDRA6

Página gerada em 28/04/2024 23:13:22 (consulta levou 0.218362s)