Nome do Projeto
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM DIFERENTES INSTITUIÇÕES E ESTABELECIMENTOS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/12/2024 - 01/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A coleta seletiva, dentre vários benefícios tem grande importância na educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. A proposta deste projeto tem caráter de ensino-pesquisa-extensão com a finalidade que ele seja desenvolvido parcialmente nas disciplinas de Ciência Ambiental aplicada a tecnologia de alimentos do curso de Tecnologia de Alimentos e Tratamento de Resíduos do curso de Química de Alimentos. O objetivo deste projeto é avaliar a viabilidade da implantação da coleta seletiva em diferentes locais (estabelecimentos produtores de alimentos, comércio de alimentos, escolas, instituições etc... bem como proporcionar aos discentes a oportunidade de aprendizado na implantação de coleta seletiva em diferentes setores e nas indústrias de alimentos. As etapas deste projeto constam de levantamento dos pontos de coleta e formas de descarte dos resíduos sólidos e líquidos dos diferentes estabelecimentos e instituições; avalição e indicação dos pontos de coletas adequados para cada local; contatar cooperativas de coleta seletiva da cidade de Pelotas-RS; contatar e orientar responsáveis para coleta nesses pontos; conscientizar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva (explanações, diálogos, cartazes); verificar semanalmente a quantidade de resíduos coletados seletivamente e analisar os dados para verificar a viabilidade da implantação do processo.
Objetivo Geral
- Avaliar a viabilidade da implantação da coleta seletiva e proporcionar aos discentes a oportunidade de aprendizado na implantação de coleta seletiva em diferentes estabelecimentos e instituições (laboratórios, i- Verificar os pontos de coletas e destinos de resíduos sólidos e líquidos de cada local, dando oportunidade de aprendizado aos discente do curso de Tecnologia de Alimentos e Química de Alimentos
- Conhecer e contribuir com as Cooperativas de Coleta seletiva da cidade de Pelotas-RS
- Conscientizar a comunidade acadêmica e externa sobre a importância e forma correta da coleta seletiva
-Desenvolver ações de educação ambiental dentro da comunidade acadêmica e externa
- Conhecer e contribuir com as Cooperativas de Coleta seletiva da cidade de Pelotas-RS
- Conscientizar a comunidade acadêmica e externa sobre a importância e forma correta da coleta seletiva
-Desenvolver ações de educação ambiental dentro da comunidade acadêmica e externa
Justificativa
A Universidade Federal de Pelotas te um papel têm um papel fundamental na inserção da Educação Ambiental por ser parte integrante da sociedade e corresponsável pela sua transformação, torna-se necessário que se ofereça meios para que seus alunos participem se manifestem, criando a sua consciência crítica e comprometida com o meio ambiente.
A coleta seletiva de lixo assume um papel muito importante no que diz respeito à preservação do meio ambiente e à vida sustentável. Em qualquer parte do mundo, a geração demasiada de lixo traz uma série de consequências nocivas ao meio ambiente e à população: aumento da poluição do solo, do ar e das águas (subterrânea e de superfície), levando a um contínuo e acelerado processo de deterioração do ambiente, com uma série de implicações na qualidade de vida dos habitantes e nos seus bens naturais.
Educação Ambiental mostra-se como um processo participativo, onde o educando assume um papel de elemento central do ensino/aprendizagem pretendido, participando de forma ativa no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, por meio do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizente com o exercício da cidadania
A Educação Ambiental nos cursos de Tecnologia de Alimentos e Química de Alimentos contribui para a formação profissionais conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com empresas, indústrias e setores na área de atuação. Para isso, é importante que, mais do que informações e conceitos, a escola se disponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores e com mais ações práticas do que teóricas para que o aluno possa aprender a amar, respeitar e praticar ações voltadas à conservação ambiental.
A coleta seletiva de lixo assume um papel muito importante no que diz respeito à preservação do meio ambiente e à vida sustentável. Em qualquer parte do mundo, a geração demasiada de lixo traz uma série de consequências nocivas ao meio ambiente e à população: aumento da poluição do solo, do ar e das águas (subterrânea e de superfície), levando a um contínuo e acelerado processo de deterioração do ambiente, com uma série de implicações na qualidade de vida dos habitantes e nos seus bens naturais.
Educação Ambiental mostra-se como um processo participativo, onde o educando assume um papel de elemento central do ensino/aprendizagem pretendido, participando de forma ativa no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, por meio do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizente com o exercício da cidadania
A Educação Ambiental nos cursos de Tecnologia de Alimentos e Química de Alimentos contribui para a formação profissionais conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com empresas, indústrias e setores na área de atuação. Para isso, é importante que, mais do que informações e conceitos, a escola se disponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores e com mais ações práticas do que teóricas para que o aluno possa aprender a amar, respeitar e praticar ações voltadas à conservação ambiental.
Metodologia
Neste projeto serão realizadas ações de ensino, pesquisa e extensão. Na parte de ensino serão realizadas atividades com os alunos nas disciplinas de Ciência Ambiental aplicada a tecnologia de alimentos do curso de Tecnologia de Alimentos e Tratamento de Resíduos do curso de Química de Alimento. Nessa etapa os alunos terão oportunidade de conhecer as formas de descartes dos resíduos sólidos e líquidos de diferentes estabelecimentos e instituições, bem como ver as etapas e viabilidade da implantação da ação de uma coleta seletiva. Na parte de pesquisa serão realizadas coletas e dados sobre os resíduos sólidos, bem como análise dos pontos para coleta seletiva. Na extensão serão realizados cartazes, material para divulgação em mídia e explanações sobre a importância e a conscientização da coleta seletiva e educação ambiental, bem como visitas nas cooperativas de coleta seletiva de Pelotas havendo troca de informações entre a comunidade e a universidade.
Este projeto será realizado com as seguintes etapas:
- Levantamento dos pontos de coleta e formas de descarte dos resíduos sólidos e líquidos dos diferentes locais que serão estudados (escolas, laboratórios, prédios residenciais, etc...) onde serão aplicados questionários para obter informações sobre tipos de resíduos, quantidade de resíduos, destino, legislações, quantidade de coletores, pontos de coletores (lixo), etc.
- Avalição e indicação dos pontos de coletas adequados para cada prédio, após analise dos dados anteriores será indicado os melhores pontos de coleta em função da localização , curso e parte operacional.
- Contatar cooperativas de coleta seletiva da cidade de Pelotas-RS para ver a viabilidade destas coletas (período, frequencia);
- Conscientizar a comunidade interna e externa sobre a importância da coleta seletiva (explanações, diálogos, cartazes);
- Verificar semanalmente a quantidade de resíduos coletados seletivamente
- Analisar os dados para verificar a viabilidade da implantação do processo.
Este projeto será realizado com as seguintes etapas:
- Levantamento dos pontos de coleta e formas de descarte dos resíduos sólidos e líquidos dos diferentes locais que serão estudados (escolas, laboratórios, prédios residenciais, etc...) onde serão aplicados questionários para obter informações sobre tipos de resíduos, quantidade de resíduos, destino, legislações, quantidade de coletores, pontos de coletores (lixo), etc.
- Avalição e indicação dos pontos de coletas adequados para cada prédio, após analise dos dados anteriores será indicado os melhores pontos de coleta em função da localização , curso e parte operacional.
- Contatar cooperativas de coleta seletiva da cidade de Pelotas-RS para ver a viabilidade destas coletas (período, frequencia);
- Conscientizar a comunidade interna e externa sobre a importância da coleta seletiva (explanações, diálogos, cartazes);
- Verificar semanalmente a quantidade de resíduos coletados seletivamente
- Analisar os dados para verificar a viabilidade da implantação do processo.
Indicadores, Metas e Resultados
- Avalição e indicação dos pontos de coletas adequados para cada local de estudo.
- Contatar cooperativas de coleta seletiva da cidade de Pelotas-RS para ver a viabilidade destas coletas (período, frequencia);
- Conscientizar a comunidade do interna e externa sobre a importância da coleta seletiva (explanações, diálogos, cartazes);
- Verificar semanalmente a quantidade de resíduos coletados seletivamente
- Analisar os dados para verificar a viabilidade da implantação do processo.
- Capacitar no mínimo 40 alunos de graduação na área de educação ambiental
- Divulgar os resultados das pesquisas em pelo menos seis periódicos científicos de repercussão nacional e internacional.
- Levar os resultados obtidos em pelo menos quatro eventos científicos.
- Contatar cooperativas de coleta seletiva da cidade de Pelotas-RS para ver a viabilidade destas coletas (período, frequencia);
- Conscientizar a comunidade do interna e externa sobre a importância da coleta seletiva (explanações, diálogos, cartazes);
- Verificar semanalmente a quantidade de resíduos coletados seletivamente
- Analisar os dados para verificar a viabilidade da implantação do processo.
- Capacitar no mínimo 40 alunos de graduação na área de educação ambiental
- Divulgar os resultados das pesquisas em pelo menos seis periódicos científicos de repercussão nacional e internacional.
- Levar os resultados obtidos em pelo menos quatro eventos científicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE GENTIL SEIBEL | |||
CAROLINE PEIXOTO BASTOS | |||
ELIZANGELA GONÇALVES DE OLIVEIRA | 3 | ||
JOSIANE FREITAS CHIM | 3 | ||
JUCIARA SILVA CORRÊA FONSECA | |||
MARIANA DA SILVA KURZ | |||
RAFAEL SAMPAIO COUTO | |||
VANESSA PIRES DA ROSA | 8 |