Nome do Projeto
Pitadas culinárias: promoção de nutrição e saúde para a comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/06/2025 - 12/06/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Comunicação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
Adotar uma alimentação saudável significa valorizar práticas alimentares que incentivem a produção e o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis, respeitando a cultura alimentar e os modos de vida locais. Conforme o Guia Alimentar para a População Brasileira, é fundamental priorizar alimentos in natura ou minimamente processados na preparação de refeições caseiras, baseadas em ingredientes naturais e respeitando a sazonalidade e o contexto alimentar regional.
No entanto, um dos principais desafios enfrentados pela população é a falta de conhecimento sobre técnicas e habilidades culinárias que permitam transformar esses alimentos em refeições saborosas, saudáveis e sustentáveis. A perda dessas habilidades, junto à substituição de refeições caseiras por produtos ultraprocessados, tem contribuído para o afastamento das pessoas de práticas alimentares mais saudáveis.
Diante disso, este projeto de extensão tem como objetivo principal divulgar conteúdos educativos sobre saúde e nutrição, promovendo a alimentação saudável e sustentável por meio do resgate da culinária como prática cotidiana de cuidado. A proposta será veiculada por meio de rádios comunitárias e mídias sociais, com foco na região Sul do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente em territórios onde o rádio ainda se destaca como meio de comunicação acessível e popular.
A partir de quadros informativos intitulados “Pitadas Culinárias”, serão divulgadas diversas dicas práticas sobre alimentos, formas de preparo, uso de temperos naturais, planejamento alimentar, aproveitamento integral dos alimentos, dentre outras temáticas reforçando a culinária como estratégia de promoção da saúde e da alimentação saudável. Os conteúdos serão elaborados com linguagem acessível, objetiva e voltada ao cotidiano da população local.
Após revisão da literatura sobre os conteúdos definidos para veiculação ao público ouvinte das rádios, serão elaborados roteiros escritos para cada tema. Em seguida, serão criados os formatos necessários para a divulgação, em áudio, video e imagens. As edições das mídias serão realizadas no programa InShot ou similar. Rádios comunitárias serão contatadas para firmar parcerias com o projeto, veiculando conteúdos curtos, diretos e focados nas temáticas selecionadas. Nas transmissões, as informações serão apresentadas de forma sucinta, em trechos breves acompanhados do slogan Pitadas Culinárias.
Espera-se que, ao final do projeto, parte da população local ouvinte de rádio tenha tido contato com novas formas e técnicas para preparar seus alimentos, no formato de refeições caseiras mais saborosas, coloridas e aromáticas. Estudantes, TAS e docentes envolvidos no projeto terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em culinária, gastronomia e nutrição, competências essenciais para sua formação profissional.
Objetivo Geral
Divulgar conteúdos educativos sobre saúde e nutrição, promovendo a alimentação saudável e sustentável por meio do resgate da culinária como prática cotidiana de cuidado possibilitando interação entre
universidade e a comunidade no meio virtual e radialístico.
Objetivos específicos: Realizar levantamento bibliográfico sobre as temáticas a serem abordadas;
Realizar levantamentos de rádios comunitárias que tenham interesse na temática;
Criar conteúdo em áudio, vídeo, infográficos e publicações para as mídias.
universidade e a comunidade no meio virtual e radialístico.
Objetivos específicos: Realizar levantamento bibliográfico sobre as temáticas a serem abordadas;
Realizar levantamentos de rádios comunitárias que tenham interesse na temática;
Criar conteúdo em áudio, vídeo, infográficos e publicações para as mídias.
Justificativa
Uma alimentação saudável está pautada em práticas alimentares que promovam a produção e o consumo de alimentos saudáveis e com base na cultura alimentar local, para isso estimula-se o consumo prioritariamente de alimentos in natura ou minimamente processados que juntamente com ingredientes culinários são utilizados para elaboração de preparações culinárias também conhecidas por refeições caseiras. O Guia Alimentar para população brasileira refere que alimentos como grãos, o raı́zes e tubérculos, farinhas, legumes e verduras, carnes e pescados são habitualmente consumidos na forma de preparações culinárias salgadas ou doces feitas com óleos, gorduras, sal ou açúcar e traz também algumas orientações sobre como combinar alimentos na forma de refeições (BRASIL, 2014).
Entretanto, um entrave para que a população aplique as orientações das diretrizes deste documento
em seu dia a dia se refere realmente as melhores maneiras de elaborar uma refeição por desconhecer as técnicas culinárias essenciais para explorar todas as qualidades organolépticas das refeições (WRIGHT; TREUILLE, 2004). Levando muitas vezes os indivíduos a preferirem consumir alimentos ultraprocessados (comidas congeladas, fast food ou produtos prontos de pacote) ficando mais vulneráveis às doenças crônico não transmissíveis da atualidade (LEGA; LIPSCOMBE, 2020).
Além do mais, o enfraquecimento da transmissão de conhecimento sobre cultura alimentar entre gerações favorece o consumo de alimentos ultraprocessados pela falta de habilidade de praticar o ato de cozinhar e de preparar os alimentos (JOMORI et al., 2018). O aumento na confiança nas habilidades culinárias dos pais e responsáveis está diretamente associado à diminuição no consumo de alimentos ultraprocessados (MARTINS et al., 2020). Neste sentido, as habilidades culinárias, são essenciais para o preparo de alimentos a partir de refeições caseiras. Estas habilidades tem sido referidas como a capacidade de realizar tarefas relacionadas com a preparação de alimentos e tudo que envolve os preparos prévios de seleção, limpeza, descasque e cortes específicos (TEIXEIRA et al., 2022), além de conhecimentos individuais na execução das tarefas culinárias relacionadas e também as diferentes formas e possibilidades de cocção dos alimentos, assim como o conhecimento sobre os diferentes tipos de alimentos e ingredientes, medidas caseiras e tempo de preparo (JOMORI et al., 2018).
A confiança e o conhecimento da culinária são requisitos fundamentais para o desenvolvimento de habilidades culinárias individuais, assim como a habilidade no preparo de alimentos melhora quando é praticada continuamente. E, auxilia na promoção de hábitos alimentares saudáveis, por exemplo, no aumento do consumo semanal de vegetais e frutas (HARTMANN; DOHLE; SIEGRIST, 2013).
A partir do exposto sobre a necessidade de ampliar o conhecimento da população em geral sobre habilidade culinárias, e aliado a isso, após a pandemia de COVID-19, os espaços midiáticos ficaram mais acessíveis a população e podem servir de instrumento para amplitude da disseminação de conhecimento sobre um determinado assunto de forma rápida e imediata, assim como ainda existem diversas rádios na Região Sul do estado do Rio Grande do Sul. Em suma, este projeto de extensão visa divulgar quadros intitulados “Pitadas Culinárias” sobre conteúdos de saúde e nutrição, promovendo a alimentação saudável e sustentável direcionados à comunidade da região sul do Estado.
Entretanto, um entrave para que a população aplique as orientações das diretrizes deste documento
em seu dia a dia se refere realmente as melhores maneiras de elaborar uma refeição por desconhecer as técnicas culinárias essenciais para explorar todas as qualidades organolépticas das refeições (WRIGHT; TREUILLE, 2004). Levando muitas vezes os indivíduos a preferirem consumir alimentos ultraprocessados (comidas congeladas, fast food ou produtos prontos de pacote) ficando mais vulneráveis às doenças crônico não transmissíveis da atualidade (LEGA; LIPSCOMBE, 2020).
Além do mais, o enfraquecimento da transmissão de conhecimento sobre cultura alimentar entre gerações favorece o consumo de alimentos ultraprocessados pela falta de habilidade de praticar o ato de cozinhar e de preparar os alimentos (JOMORI et al., 2018). O aumento na confiança nas habilidades culinárias dos pais e responsáveis está diretamente associado à diminuição no consumo de alimentos ultraprocessados (MARTINS et al., 2020). Neste sentido, as habilidades culinárias, são essenciais para o preparo de alimentos a partir de refeições caseiras. Estas habilidades tem sido referidas como a capacidade de realizar tarefas relacionadas com a preparação de alimentos e tudo que envolve os preparos prévios de seleção, limpeza, descasque e cortes específicos (TEIXEIRA et al., 2022), além de conhecimentos individuais na execução das tarefas culinárias relacionadas e também as diferentes formas e possibilidades de cocção dos alimentos, assim como o conhecimento sobre os diferentes tipos de alimentos e ingredientes, medidas caseiras e tempo de preparo (JOMORI et al., 2018).
A confiança e o conhecimento da culinária são requisitos fundamentais para o desenvolvimento de habilidades culinárias individuais, assim como a habilidade no preparo de alimentos melhora quando é praticada continuamente. E, auxilia na promoção de hábitos alimentares saudáveis, por exemplo, no aumento do consumo semanal de vegetais e frutas (HARTMANN; DOHLE; SIEGRIST, 2013).
A partir do exposto sobre a necessidade de ampliar o conhecimento da população em geral sobre habilidade culinárias, e aliado a isso, após a pandemia de COVID-19, os espaços midiáticos ficaram mais acessíveis a população e podem servir de instrumento para amplitude da disseminação de conhecimento sobre um determinado assunto de forma rápida e imediata, assim como ainda existem diversas rádios na Região Sul do estado do Rio Grande do Sul. Em suma, este projeto de extensão visa divulgar quadros intitulados “Pitadas Culinárias” sobre conteúdos de saúde e nutrição, promovendo a alimentação saudável e sustentável direcionados à comunidade da região sul do Estado.
Metodologia
O público-alvo do projeto é a comunidade em geral, composta por usuários de redes sociais e ouvintes das rádios locais da região Sul do Estado do Rio Grande do Sul.
Inicialmente, será realizada a divulgação do projeto entre docentes, técnicos administrativos e discentes dos Cursos de Bacharelado em Nutrição e Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Nutrição da UFPel, com o objetivo de formar a equipe de trabalho.
Em seguida, será realizado um levantamento bibliográfico para fundamentar e definir as temáticas do projeto. A partir disso, será elaborado um cronograma para criação, gravação, edição e postagem dos conteúdos.
Após a revisão da literatura sobre os temas selecionados para veiculação junto ao público ouvinte das rádios, serão elaborados roteiros escritos para cada assunto. Os conteúdos serão adaptados para diferentes formatos de divulgação, como áudio, vídeo e imagens. Inicialmente elaborados em forma de roteiros escritos, serão posteriormente convertidos em postagens visuais (infográficos, stories e publicações para redes sociais), vídeos para Instagram e áudios para podcasts e rádios. A edição das mídias será realizada utilizando o programa InShot ou software similar.
Rádios comunitárias serão contatadas para firmar parcerias, garantindo a veiculação de conteúdos curtos, objetivos e focados nas temáticas selecionadas. Nas transmissões, as informações serão apresentadas de forma sucinta, em trechos breves, sempre acompanhadas do slogan “Pitadas Culinárias”.
Todos os conteúdos passarão por revisão final pelos professores envolvidos no projeto antes da divulgação, assegurando a qualidade e adequação das informações. A publicação dos conteúdos será contínua, com pelo menos uma postagem mensal.
Inicialmente, será realizada a divulgação do projeto entre docentes, técnicos administrativos e discentes dos Cursos de Bacharelado em Nutrição e Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Nutrição da UFPel, com o objetivo de formar a equipe de trabalho.
Em seguida, será realizado um levantamento bibliográfico para fundamentar e definir as temáticas do projeto. A partir disso, será elaborado um cronograma para criação, gravação, edição e postagem dos conteúdos.
Após a revisão da literatura sobre os temas selecionados para veiculação junto ao público ouvinte das rádios, serão elaborados roteiros escritos para cada assunto. Os conteúdos serão adaptados para diferentes formatos de divulgação, como áudio, vídeo e imagens. Inicialmente elaborados em forma de roteiros escritos, serão posteriormente convertidos em postagens visuais (infográficos, stories e publicações para redes sociais), vídeos para Instagram e áudios para podcasts e rádios. A edição das mídias será realizada utilizando o programa InShot ou software similar.
Rádios comunitárias serão contatadas para firmar parcerias, garantindo a veiculação de conteúdos curtos, objetivos e focados nas temáticas selecionadas. Nas transmissões, as informações serão apresentadas de forma sucinta, em trechos breves, sempre acompanhadas do slogan “Pitadas Culinárias”.
Todos os conteúdos passarão por revisão final pelos professores envolvidos no projeto antes da divulgação, assegurando a qualidade e adequação das informações. A publicação dos conteúdos será contínua, com pelo menos uma postagem mensal.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que, ao final do projeto, parte da população local ouvinte de rádio tenha tido contato com novas formas e técnicas para preparar seus alimentos, no formato de refeições caseiras mais saborosas, coloridas e aromáticas. A partir da veiculação dos conteúdos em redes sociais, websites e rádios comunitárias, prevê-se o aumento da visibilidade da Universidade Federal de Pelotas ampliando sua presença na comunidade local.
Para o público-alvo, espera-se um maior engajamento e participação por meio das interações nas plataformas digitais, evidenciadas por curtidas, comentários e compartilhamentos, bem como um aumento no número de acessos, visualizações e downloads dos vídeos e podcasts. Nas rádios comunitárias, prevê-se uma boa receptividade dos conteúdos, refletida no feedback dos ouvintes e no alcance das “Pitadas Culinárias”.
Para a equipe do projeto, composta por alunos, técnicos e docentes dos cursos de Nutrição e Gastronomia, espera-se o fortalecimento do engajamento acadêmico, demonstrado pelo volume e qualidade dos conteúdos produzidos. Além disso, projeta-se a elaboração de pelo menos um trabalho científico, seja resumo ou artigo, para apresentação em eventos da área, ampliando a disseminação do conhecimento gerado.
No âmbito do ensino, pesquisa e extensão, o projeto deverá promover a integração dessas três dimensões ao proporcionar uma formação mais sólida e prática aos estudantes, ao incentivar a produção científica e ao estabelecer um canal efetivo de diálogo com a comunidade. Assim, contribuirá para o desenvolvimento de habilidades culinárias essenciais na formação dos futuros nutricionistas e gastronômos, além de estimular a população local a retomar e ampliar a prática do preparo de refeições caseiras mais saborosas, nutritivas e acessíveis.
Por fim, espera-se que o projeto promova o empoderamento da população, aumentando sua confiança e autonomia no preparo dos alimentos, o que pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida e a redução do consumo de alimentos ultraprocessados, impactando positivamente a saúde pública na região.
Para o público-alvo, espera-se um maior engajamento e participação por meio das interações nas plataformas digitais, evidenciadas por curtidas, comentários e compartilhamentos, bem como um aumento no número de acessos, visualizações e downloads dos vídeos e podcasts. Nas rádios comunitárias, prevê-se uma boa receptividade dos conteúdos, refletida no feedback dos ouvintes e no alcance das “Pitadas Culinárias”.
Para a equipe do projeto, composta por alunos, técnicos e docentes dos cursos de Nutrição e Gastronomia, espera-se o fortalecimento do engajamento acadêmico, demonstrado pelo volume e qualidade dos conteúdos produzidos. Além disso, projeta-se a elaboração de pelo menos um trabalho científico, seja resumo ou artigo, para apresentação em eventos da área, ampliando a disseminação do conhecimento gerado.
No âmbito do ensino, pesquisa e extensão, o projeto deverá promover a integração dessas três dimensões ao proporcionar uma formação mais sólida e prática aos estudantes, ao incentivar a produção científica e ao estabelecer um canal efetivo de diálogo com a comunidade. Assim, contribuirá para o desenvolvimento de habilidades culinárias essenciais na formação dos futuros nutricionistas e gastronômos, além de estimular a população local a retomar e ampliar a prática do preparo de refeições caseiras mais saborosas, nutritivas e acessíveis.
Por fim, espera-se que o projeto promova o empoderamento da população, aumentando sua confiança e autonomia no preparo dos alimentos, o que pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida e a redução do consumo de alimentos ultraprocessados, impactando positivamente a saúde pública na região.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LUIZA SOARES DE SOUZA | |||
CHIRLE DE OLIVEIRA RAPHAELLI | 7 | ||
CLARISSA CORREA HENNING | |||
JULIA CORREA VALADAO | |||
MABEL NILSON ALVES | 13 | ||
MARIANA GIARETTA MATHIAS | 5 | ||
TATIANE KUKA VALENTE GANDRA | 7 |