Nome do Servidor
CARMEN REGINA GONÇALVES FERREIRA
Matrícula SIAPE
3327316
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
02/05/2024
Data de ingresso na UFPel
02/05/2024
Data de ingresso no cargo
02/05/2024
Cargo
Professor Substituto
Classe / Nível
4 / 601
Titulação
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Contratado / 40 horas
Situação
Contr. Prof. Substituto

(VÍNCULO ENCERRADO) - 1327316 - Professor Substituto
Matrícula SIAPE
1327316
Data de ingresso no serviço público
03/03/2020
Data de ingresso na UFPel
03/03/2020
Data de ingresso no cargo
03/03/2020
Data de saída do Cargo
01/09/2020
Cargo
Professor Substituto
Classe / Nível
7 / 701
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Contratado / 40 horas

(VÍNCULO ENCERRADO) - 2327316 - Professor Substituto
Matrícula SIAPE
2327316
Data de ingresso no serviço público
03/08/2016
Data de ingresso na UFPel
03/08/2016
Data de ingresso no cargo
03/08/2016
Data de saída do Cargo
01/02/2017
Cargo
Professor Substituto
Classe / Nível
4 / 501
Titulação
Mestrado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Contratado / 40 horas

Resumo

Possui licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura (FURG) , licenciatura em Pedagogia (UNINTER), especialização em Ciências Sociais na Educação (URCAMP), especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia (FAD), especialização em Orientação Educacional e Supervisão Escolar (FAD), mestrado em Educação (UFPel) e doutorado em Educação (UFPel). Realizou um estágio doutoral (CAPES) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2018-2023) na Faculdade de Educação, na linha de pesquisa formação de professores e práticas educativas, tendo investigado os impasses e desafios no início da carreira docente na alfabetização. É membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI/CNPq-FURG), bem como, do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura- LAPIL-FURG. Atua como pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Aquisição Linguagem Escrita (GEALE/CNPq - UFPel). Participou como pesquisadora do projeto de pesquisa Formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (Programa Obeduc/Capes, Edital 2012, entre 2013-2020). Faz parte do coletivo AlfaRede, rede nacional de pesquisadores de diferentes universidades que desenvolve o projeto Retratos da alfabetização no pós-pandemia: uma pesquisa em rede (Universal 2023 CNPq). É membra da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização e da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Possui experiência nas áreas da Educação, Alfabetização de crianças, Alfabetização de jovens e adultos (EJA), Educação Infantil, Linguística, Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas e Formação Continuada de Professores(as). Realiza atualmente estágio de pós-doutorado (CNPq) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas com o objetivo de investigar quais os principais desafios enfrentados e de que forma as professoras alfabetizadoras no Rio Grande do Sul (RS) estão organizando a recomposição das aprendizagens em um contexto pós ensino remoto emergencial e eventos de crise climática que desencadearam as enchentes no estado do RS.

Formação acadêmica

Doutorado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2016)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2011)
Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia (Faculdade Dominius, 2022)
Especialização em Ciências Sociais da Educação (Universidade da Região da Campanha, 2003)
Especialização em Orientação Educacional e Supervisão Escolar (Faculdade Dominius, 2023)
Graduação em Pedagogia (CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER, 2018)
Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura (Universidade Federal do Rio Grande, 2000)

Áreas de atuação

Educação
Lingüística - Psicolingüística
Educação - Formação docente
Educação - Educação de Jovens e Adultos
Educação - Alfabetização
Educação - Educação Infantil

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional docente01/09/202231/08/20261
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógico07/05/201831/12/2020

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2024/2T1LETRAMENTO LITERÁRIO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
36+0Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
2024/2T1LINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
54+0Pedagogia (Licenciatura)
2024/2T3TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
72+0Todos Os Cursos
2024/101Artes Visuais, Musica e Literatura Infantil
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
68+0Educação (Especialização)
2024/1M1AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
36+18Pedagogia (Licenciatura)
2024/1T1LETRAMENTO LITERÁRIO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
36+0Pedagogia (Licenciatura)
2024/1M2LINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
22:20 - 23:10
36+18Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.

Página gerada em 21/12/2024 10:50:50 (consulta levou 0.460381s)