Resumo
Possui licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura (FURG) , licenciatura em Pedagogia (UNINTER), especialização em Ciências Sociais na Educação (URCAMP), especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia (FAD), especialização em Orientação Educacional e Supervisão Escolar (FAD), mestrado em Educação (UFPel) e doutorado em Educação (UFPel). Realizou um estágio doutoral (CAPES) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2018-2023) na Faculdade de Educação, na linha de pesquisa formação de professores e práticas educativas, tendo investigado os impasses e desafios no início da carreira docente na alfabetização. É membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI/CNPq-FURG), bem como, do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura- LAPIL-FURG. Atua como pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Aquisição Linguagem Escrita (GEALE/CNPq - UFPel). Participou como pesquisadora do projeto de pesquisa Formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (Programa Obeduc/Capes, Edital 2012, entre 2013-2020). Faz parte do coletivo AlfaRede, rede nacional de pesquisadores de diferentes universidades que desenvolve o projeto Retratos da alfabetização no pós-pandemia: uma pesquisa em rede (Universal 2023 CNPq). É membra da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização e da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Possui experiência nas áreas da Educação, Alfabetização de crianças, Alfabetização de jovens e adultos (EJA), Educação Infantil, Linguística, Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas e Formação Continuada de Professores(as). Realiza atualmente estágio de pós-doutorado (CNPq) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas com o objetivo de investigar quais os principais desafios enfrentados e de que forma as professoras alfabetizadoras no Rio Grande do Sul (RS) estão organizando a recomposição das aprendizagens em um contexto pós ensino remoto emergencial e eventos de crise climática que desencadearam as enchentes no estado do RS.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2016)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2011)
Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia (Faculdade Dominius, 2022)
Especialização em Ciências Sociais da Educação (Universidade da Região da Campanha, 2003)
Especialização em Orientação Educacional e Supervisão Escolar (Faculdade Dominius, 2023)
Graduação em Pedagogia (CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER, 2018)
Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura (Universidade Federal do Rio Grande, 2000)
Áreas de atuação
Educação
Lingüística - Psicolingüística
Educação - Formação docente
Educação - Educação de Jovens e Adultos
Educação - Alfabetização
Educação - Educação Infantil
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional docente | 01/09/2022 | 31/08/2026 | 1 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógico | 07/05/2018 | 31/12/2020 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | T1 | LETRAMENTO LITERÁRIO Horários
| 36+0 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/2 | T1 | LINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO Horários
| 54+0 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | T3 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Horários
| 72+0 | Todos Os Cursos | ||||||
2024/1 | 01 | Artes Visuais, Musica e Literatura Infantil Horários
| 68+0 | Educação (Especialização) | ||||||
2024/1 | M1 | AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA Horários
| 36+18 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | T1 | LETRAMENTO LITERÁRIO Horários
| 36+0 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | M2 | LINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO Horários
| 36+18 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.