Nome da Disciplina
ICONOLOGIA DA ARTE II
CÓDIGO
05000674
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da história da arte para fornecer ao aluno subsídios teóricos necessários para a construção de uma visão crítica voltada para o design. Leituras possíveis das obras de arte e o desenvolvimento destas em diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo
Ocidental e Oriente próximo. Desenvolvimento de uma visão de estética aplicada, contemplando os múltiplos contextos históricos em que se produziram artefatos utilitários dotados de qualidades estéticas, funcionais, ergonômicas.

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL
Conhecer as diferentes possibilidades de leituras de obras artísticas.
ESPECÍFICO
- Conceituar “Modernização”, “Modernidade” e “Modernismo”;
- Reconhecer algumas das diferentes possibilidades de leituras de obras de obras de arte e seus respectivos autores;
- Identificar as principais correntes artísticas, desde o final do século XIX ao início do XXI;
- Conceituar “Pós-Modernização”, “Pós-Modernidade” e “Pós-Modernismo”;
- Conhecer permanências e rupturas existentes na produção artística efetuada entre o final do século XIX e o princípio do XXI;
- Evidenciar o ciclo evolutivo na produção artística do mundo moderno e pós-moderno.

 

Objetivos Específicos:

Estudar diferentes leituras das obras de arte produzidas por diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo Ocidental e Oriente próximo e suas aplicações na arte e cinema.
Fornecer conteúdo sobre a história da arte com vistas a qualificar o aluno para a construção de um repertório crítico, gerando a base teórica necessária para o cinema.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2013. ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica da arte. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1995. ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. ARGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, Maurizio. Guia de história da arte. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1994. ARNHEIM, Rudolf. Arte & percepção visual. São Paulo: Pioneira, 1980. ARNHEIM, Rudolf. Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989. AUMONT, Jacques. A imagem. 16. ed. Campinas: Papirus, 2017. BELL, Julian. Uma nova história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008. BERGER, John. Modos de ver. Rocco: Rio de Janeiro, 1999. BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena história da arte. 2. ed. Campinas: Papirus, 1987. BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora UNESP, 2017. CALABRESE, Omar. A linguagem da arte. Rio de Janeiro: Globo, 1987. CANTON, Katia. Novíssima arte brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras, 2001. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CAVALCANTI, Carlos. História das artes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. v. 1 e 2 COLI, Jorge. O que é arte? São Paulo: Brasiliense, 1998. DE FUSCO, Renato. História da arte contemporânea. Lisboa: Presença, 1988. DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos. São Paulo: Cosac Naify, 2003. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015. FERREIRA, Gloria; COTRIM, Cecilia (org.). Escritos de artistas - anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. FOCILLON, Henri. Vida das formas. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2015. GOMBRICH, Ernst Hans. Os usos das imagens: estudos sobre a função social da arte e da comunicação visual. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • GOMPERTZ, Will. Isso é arte? 150 anos de Arte Moderna. Do Impressionismo até hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2003. HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. 3. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982. v. 1 e 2. HAUSER, Arnold. Teorias da arte. Lisboa: Presença, 1988. HOCKNEY, David. O conhecimento secreto: redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres. São Paulo: Cosac Naify, 2001. JANSON, Horst Waldemar. História da arte. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992. JANSON, Horst Waldemar. História geral da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. v. 1, 2 e 3. JANSON, Horst Waldemar; JANSON, Anthony F. Iniciação à história da arte. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 14. ed. Campinas: Papirus, 2017. MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. NONELL, J. Bassegoda. Atlas de história da arte. Rio de Janeiro: Livro íbero-americano Ltda., s/d. OCVIRK, Otto G.; STINSON, Robert E.; WIGG, Philip R.; BONE, Robert O.; CAYTON, David L. Fundamentos de Arte. Teoria e Prática. 12. ed. Porto Alegre: AMGH Editora; Bookman, 2014. OLIVEIRA, Sandra Ramalho e. Imagem também se lê. São Paulo: Edições Rosari, 2009. OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1983. PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia. Lisboa: Ed. Estampa, 1995. PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2017. PINHEIRO, Antonio Carlos da F. Bragança; CRIVELARO, Marcos. História da arte e do design: princípios, estilos e manifestações culturais. São Paulo: Erica, 2014. PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte. São Paulo: Ática, 2011. PROENÇA, Graça. História da arte. 16. ed. São Paulo: Ática, 2003. SAMAIN, Etienne (org.). Como pensam as imagens. São Paulo: Editora da Unicamp, 2012. SILVA, Ursula R.; LORETO, Mari Lúcie. História da arte de Pelotas: a pintura de 1970 a 1980. Pelotas: Educat, 1996.
  • VEIGA, R. Fradera. Atlas dos estilos artísticos. Rio de Janeiro: Livro íbero-americano Ltda., s/d. WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 2 28 25 Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ICONOLOGIA DA ARTE II Artes Visuais (Bacharelado)
ICONOLOGIA DA ARTE II Design Gráfico (Bacharelado)
ICONOLOGIA DA ARTE II Design Digital (Bacharelado)
ICONOLOGIA DA ARTE II Cinema e Audiovisual (Bacharelado)
ICONOLOGIA DA ARTE II Cinema de Animação (Bacharelado)

Página gerada em 16/12/2019 01:10:02 (consulta levou 0.338782s)