Nome da Atividade
ICONOLOGIA DA ARTE II
CÓDIGO
05000674
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo da história da arte para fornecer ao aluno subsídios teóricos necessários para a construção de uma visão crítica voltada para o design. Leituras possíveis das obras de arte e o desenvolvimento destas em diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo
Ocidental e Oriente próximo. Desenvolvimento de uma visão de estética aplicada, contemplando os múltiplos contextos históricos em que se produziram artefatos utilitários dotados de qualidades estéticas, funcionais, ergonômicas.
Ocidental e Oriente próximo. Desenvolvimento de uma visão de estética aplicada, contemplando os múltiplos contextos históricos em que se produziram artefatos utilitários dotados de qualidades estéticas, funcionais, ergonômicas.
Objetivos
Objetivo Geral:
GERALConhecer as diferentes possibilidades de leituras de obras artísticas.
ESPECÍFICO
- Conceituar “Modernização”, “Modernidade” e “Modernismo”;
- Reconhecer algumas das diferentes possibilidades de leituras de obras de obras de arte e seus respectivos autores;
- Identificar as principais correntes artísticas, desde o final do século XIX ao início do XXI;
- Conceituar “Pós-Modernização”, “Pós-Modernidade” e “Pós-Modernismo”;
- Conhecer permanências e rupturas existentes na produção artística efetuada entre o final do século XIX e o princípio do XXI;
- Evidenciar o ciclo evolutivo na produção artística do mundo moderno e pós-moderno.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2013. ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica da arte. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1995. ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. ARGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, Maurizio. Guia de história da arte. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1994. ARNHEIM, Rudolf. Arte & percepção visual. São Paulo: Pioneira, 1980. ARNHEIM, Rudolf. Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989. AUMONT, Jacques. A imagem. 16. ed. Campinas: Papirus, 2017. BELL, Julian. Uma nova história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008. BERGER, John. Modos de ver. Rocco: Rio de Janeiro, 1999. BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena história da arte. 2. ed. Campinas: Papirus, 1987. BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora UNESP, 2017. CALABRESE, Omar. A linguagem da arte. Rio de Janeiro: Globo, 1987. CANTON, Katia. Novíssima arte brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras, 2001. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CAVALCANTI, Carlos. História das artes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. v. 1 e 2 COLI, Jorge. O que é arte? São Paulo: Brasiliense, 1998. DE FUSCO, Renato. História da arte contemporânea. Lisboa: Presença, 1988. DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos. São Paulo: Cosac Naify, 2003. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015. FERREIRA, Gloria; COTRIM, Cecilia (org.). Escritos de artistas - anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. FOCILLON, Henri. Vida das formas. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2015. GOMBRICH, Ernst Hans. Os usos das imagens: estudos sobre a função social da arte e da comunicação visual. Porto Alegre: Bookman, 2012.
Bibliografia Complementar:
- GOMPERTZ, Will. Isso é arte? 150 anos de Arte Moderna. Do Impressionismo até hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2003. HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. 3. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982. v. 1 e 2. HAUSER, Arnold. Teorias da arte. Lisboa: Presença, 1988. HOCKNEY, David. O conhecimento secreto: redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres. São Paulo: Cosac Naify, 2001. JANSON, Horst Waldemar. História da arte. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992. JANSON, Horst Waldemar. História geral da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. v. 1, 2 e 3. JANSON, Horst Waldemar; JANSON, Anthony F. Iniciação à história da arte. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 14. ed. Campinas: Papirus, 2017. MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. NONELL, J. Bassegoda. Atlas de história da arte. Rio de Janeiro: Livro íbero-americano Ltda., s/d. OCVIRK, Otto G.; STINSON, Robert E.; WIGG, Philip R.; BONE, Robert O.; CAYTON, David L. Fundamentos de Arte. Teoria e Prática. 12. ed. Porto Alegre: AMGH Editora; Bookman, 2014. OLIVEIRA, Sandra Ramalho e. Imagem também se lê. São Paulo: Edições Rosari, 2009. OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1983. PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia. Lisboa: Ed. Estampa, 1995. PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2017. PINHEIRO, Antonio Carlos da F. Bragança; CRIVELARO, Marcos. História da arte e do design: princípios, estilos e manifestações culturais. São Paulo: Erica, 2014. PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte. São Paulo: Ática, 2011. PROENÇA, Graça. História da arte. 16. ed. São Paulo: Ática, 2003. SAMAIN, Etienne (org.). Como pensam as imagens. São Paulo: Editora da Unicamp, 2012. SILVA, Ursula R.; LORETO, Mari Lúcie. História da arte de Pelotas: a pintura de 1970 a 1980. Pelotas: Educat, 1996.
- VEIGA, R. Fradera. Atlas dos estilos artísticos. Rio de Janeiro: Livro íbero-americano Ltda., s/d. WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 33 | 24 |
Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL Professor responsável pela turma |