Nome da Atividade
DESENVOLVIMENTO HUMANO
CÓDIGO
13370166
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Epistemologia do Desenvolvimento Humano. Teorias e modelos do Desenvolvimento Humano nas perspectivas: Psicanalítica de Freud, Psicossocial de Erikson, na perspectiva Cognitiva de Piaget, Sociocultural de Vygotsky, além da perspectiva contextual através da teoria Bioecológica de Bronfenbrenner. Estudo das características do ser humano nos aspectos biopsicossociais em todas as fases do ciclo vital
Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer os modelos e a teorias para o Desenvolvimento Humano. Fazer análises de diferentes paradigmas do Desenvolvimento Humano. Construir modelos para a prática de atividades em diferentes fases do desenvolvimento.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRONFENBRENNER, U. A Ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.
- PAPALIA, D.E.; OLDS, S.W.; FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. SP: McGraw-Hill, 2009.
Bibliografia Complementar:
- DE ROSE Jr., D.; RÉ, A.H.N. Esporte e Atividade Física na Infância e Adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- MAZO, LOPES, BENEDETTI. Atividade Física e Idoso: Concepção Gerontológica. 2ªed. Porto Alegre: Sulina, 2004.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 1 | 50 | 43 |
ABI - Educação Física (área básica de ingresso) Educação Física (Licenciatura) Horários
|
ADRIANA SCHULER CAVALLI Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2024 / 1 | 50 | 46 |
ABI - Educação Física (área básica de ingresso) Educação Física (Licenciatura) Horários
|
ADRIANA SCHULER CAVALLI Professor responsável pela turma |