Nome da Atividade
EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA
CÓDIGO
13380132
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Identificar as questões de mudança de estilo de vida, compreender a necessidade da atividade física na vida do deficiente. Identificar as necessidades dos deficientes em seus aspectos físicos, sociais e educacionais. Conhecer os diferentes tipos de deficiências e transtornos. Discutir sobre as ações governamentais, refletir sobre o papel de futuro profissional de Educação Física junto ao deficiente. Vivenciar situações concretas de ensino/aprendizagem nos diversos locais que se realizam atividades Físicas. Discutir e vivenciar o esporte adaptado e paralímpico.
Objetivos
Objetivo Geral:
Caracterização da pessoa com deficiência. Introdução à atividade física adaptada e o processo inclusivo atual, na escola e em outros ambientes da prática de atividades física e esportivas. Tipos de deficiência e Transtorno do Espectro Autista. Benefícios e intervenções na promoção da atividade física e saúde, estilo de vida e qualidade de vida (aspectos individuais, culturais e ambientais). Mensuração de atividade física. Futuro da Educação Física adaptada.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CPB. Manual de esportes paralímpicos do Comitê Paralímpico Brasileiro. 2022 Em: https://bit.ly/35J4jvv
- JOSEPH, P. Educação Física e esportes adaptados. São Paulo, Manole. 2002.
- CASTRO, E. M. Atividade física adaptada. São Paulo, TECMED. 2006.
- PEDRINELLI, V. J. et al. Educação Física e desporto para pessoas portadoras de deficiência. Brasília: MEC/ SEDES/SESI/ DN, 1994.
Bibliografia Complementar:
- BONFIM, R. Vi. Educação Física e a criança com Síndrome de Down: algumas considerações. Sprint. Rio de Janeiro: 32–39, 1996.
- FONSECA, V. Educação especial: programa de estimulação precoce: uma introdução às idéias de Feurstein. 2ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 1995.
- WERNER, T. Tendências da formação para Educação Física Adaptada abordagem, icônica ou da singularidade? in: COSTA, V. L. M. (Org.) Formação profissional universitária em Educação Física. Rio de Janeiro: Gama Filho, 285-315, 1997.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 100 | 69 |
ABI - Educação Física (área básica de ingresso) Horários
|
THABATA VIVIANE BRANDAO GOMES Professor responsável pela turma |