Nome da Atividade
ESPORTES 2 - SKATE
CÓDIGO
13380152
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Evolução histórica, aspectos etnográficos e culturais do skate. Fundamentos básicos do esporte para o ensino. Noções sobre equipamentos, preparação física, treinamento desportivo e regras de competição. Tópicos especiais sobre skate e projetos socias.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar ao estudante de Educação Física uma discussão acerca dos temas envolvidos no skate, iniciação, treinamento e aspectos histórico-culturais. Ampliar o referencial de vivências corporais dos estudantes.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARMBRUST, I; LAURO, F.A.A. O skate e suas possibilidades educacionais. Motriz, Revista de Educação Física, 16.3, (2010): 799-807.
  • BRANDÃO, L. História e Esporte: leituras do corpo no filme “Dogtown and z-boys”. Revista História em Reflexão, 3; 2009.
  • DIMITRI, W.P. Atividades de Aventura: em busca do conhecimento. Fontoura, 2013.

Bibliografia Complementar:

  • DIAS, C.A.G. Em busca da aventura: múltiplos olhares sobre o esporte, lazer e natureza. Niterói: UFF, 2009.
  • DIMITRI, W.P.; ARMBRUST, I. Pedagogia da Aventura na escola. Fontoura, 2010.
  • MACHADO, G.M.C. De carrinho pela cidade: a prática do street skate em São Paulo. Diss. Universidade de São Paulo, 2011.
  • NEIRA, M.G. Etnografando a prática do skate: elementos para o currículo da Educação Física. Revista Contemporânea de Educação, 9.18, p. 299-316, 2014.
  • SPINK, M.J.P.; ARAGAKI, S.S.; ALVES, MP. Da exacerbação dos sentidos no encontro com a natureza: contrastando esportes radicais e turismo de aventura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 18, 2005.

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