Nome da Atividade
PROFISSÃO DOCENTE
CÓDIGO
17350231
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da profissão docente nos seus aspectos pedagógicos, políticos, históricos, antropológicos, culturais, econômicos e éticos. As diferentes abordagens teóricas que têm buscado compreender como vem se constituindo a profissão docente, considerando os matizes de classe, etnia, gênero e outros.

Objetivos

Objetivo Geral:

1) Compreender questões relativas à história e à situação da profissão docente no Brasil: estrutura de empregos, perfil social e demográfico do professorado da educação básica, carreira docente.
2) Refletir sobre a docência como profissão que envolve interações humanas e múltiplos saberes.
3) Caracterizar processos de formação docente e os múltiplos saberes dos professores.
4) Discutir relações entre diversidade de lugares e experiências que contribuem para a construção da identidade profissional dos e das docentes.
5) Estudar dimensões envolvidas no processo de definição das políticaseducacionais e trabalho docente.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre. Imagens e auto-imagens. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
  • CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24ed. Campinas: Papirus, 2010.
  • GATTI, Bernardete, A. (coord.); BARRETO, Elba de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, UNESCO, 2009. Disponível on line em https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/04/Professores-do-Brasilimpasses-e-desafios.pdf)
  • OLIVEIRA, Dalila Andrade; PINI, Mônica Eva; FELDFEBER, Myriam (org.) Políticas educacionais e trabalho docente: perspectiva comparada. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.
  • TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ : Vozes, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da Pedagogia. pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 1998.
  • HYPOLITO, Alvaro Luiz Moreira. Trabalho docente, classe social e relações de gênero. Campinas: Papirus, 1997.
  • OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org.) Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 1 30 18 Matemática (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
ISABELA LEMOS DE LIMA CASCAO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PROFISSÃO DOCENTE Matemática (Licenciatura - Noturno)
PROFISSÃO DOCENTE Química (Licenciatura)
PROFISSÃO DOCENTE Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 26/04/2024 07:38:05 (consulta levou 0.113488s)