Nome da Atividade
S.A.: EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
CÓDIGO
17350338
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Desafio socioambientais do século XXI. Problemas epistemológicos, metodológicos e práticos da Educação Estético-Ambiental, como uma modalidade inovadora de educação em valores, na formação acadêmico-profissional. Projeção transversal, transcultural, transartística e transdisciplinar da estética. Antecedentes, fundamentos, categorias e função da Educação Estético-Ambiental, na condição humana, frente a crise socioambiental. Práxis Estético-Ambiental.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Antecedentes histórico-naturais, típicos do processo civilizatório, que explicam a degeneração estética e estética e, consequentemente, perda dos "sentidos estéticos" e, por extensão, da sustentabilidade estética dos seres humanos.
2. Impacto antiestético da crise socioambiental e da "enfermidade da razão" na perda da sustentabilidade estética da condição humana.
3. Aspectos históricos relacionados ao surgimento da Educação Estético-Ambiental (as duas fases de desenvolvimento em Cuba e no Brasil); Essência ou natureza da Educação Estético-Ambiental, como modalidade inovadora de educação em valores, com orientação transversal, transartística, transcultural e transdisciplinar (especificidade, em relação a Educação Estética, a Educação Ambiental, a Arte-Educação, etc.).
4. Objeto da Educação Estético-Ambiental: orientado à formação mais integral do ser humano. Fontes teóricas e referenciais fundamentais da Educação Estético-Ambiental
5. Aparato conceitual: valores estético-ambientais; atividades multipropósitos; Ambientação Estética; Sustentabilidade Estética; Estímulos Esteticamente Significativos; Sensibilização Estético-Ambiental etc.
6. Práxis Estético-Ambiental: momentos pedagógicos; procedimentos, técnicas e dinâmicas de sensíbilização Estético-Ambiental. Experiências de sensibilização Estético-Ambiental no Brasil, no Chile e em Cuba. O projeto Eco-Estética: antecedentes, objetivos, projeções. O Grupo de Eco-estética: experiências de trabalho, integração e projeções.
2. Impacto antiestético da crise socioambiental e da "enfermidade da razão" na perda da sustentabilidade estética da condição humana.
3. Aspectos históricos relacionados ao surgimento da Educação Estético-Ambiental (as duas fases de desenvolvimento em Cuba e no Brasil); Essência ou natureza da Educação Estético-Ambiental, como modalidade inovadora de educação em valores, com orientação transversal, transartística, transcultural e transdisciplinar (especificidade, em relação a Educação Estética, a Educação Ambiental, a Arte-Educação, etc.).
4. Objeto da Educação Estético-Ambiental: orientado à formação mais integral do ser humano. Fontes teóricas e referenciais fundamentais da Educação Estético-Ambiental
5. Aparato conceitual: valores estético-ambientais; atividades multipropósitos; Ambientação Estética; Sustentabilidade Estética; Estímulos Esteticamente Significativos; Sensibilização Estético-Ambiental etc.
6. Práxis Estético-Ambiental: momentos pedagógicos; procedimentos, técnicas e dinâmicas de sensíbilização Estético-Ambiental. Experiências de sensibilização Estético-Ambiental no Brasil, no Chile e em Cuba. O projeto Eco-Estética: antecedentes, objetivos, projeções. O Grupo de Eco-estética: experiências de trabalho, integração e projeções.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
S.A.: EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA | Educação (Mestrado acadêmico) |
S.A.: EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA | Educação (Doutorado) |