Nome do Servidor
RAFAEL PICCIN TORCHELSEN
Matrícula SIAPE
1832181
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
21/12/2010
Data de ingresso na UFPel
02/04/2015
Data de ingresso no cargo
01/03/2013
Cargo
Professor do Magistério Superior
Classe / Nível
7 / 703
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

Resumo

Rafael P. Torchelsen possui doutorado em Ciência da Computação pela UFRGS, bacharelado em Ciência da Computação pela UCPel e mestrado em Ciência da Computação pela UNISINOS. Atualmente, é professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).Rafael tem ampla experiência no desenvolvimento de engines de jogo para diversos jogos de PC, Xbox e PlayStation. Seus interesses de pesquisa incluem Computação Gráfica, Algoritmos Geométricos, Desenvolvimento de jogos digitais e o uso de IA para jogos e Computação Gráfica. Publicou vários artigos sobre esses tópicos e atuou como membro de conselho, chair e editor convidado em várias conferências e revistas de pesquisa.Orientou mais de 20 alunos de graduação, mestrado e doutorado, e foi homenageado como patrono e orador em várias cerimônias de formatura de Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

Formação acadêmica

Doutorado em Computação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010)
Mestrado em Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Comp (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2005)
Graduação em Ciência da Computação (Universidade Católica de Pelotas, 2002)

Áreas de atuação

Ciência da Computação
Metodologia e Técnicas da Computação - Processamento Gráfico (Graphics)

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Aplicação de fenômenos físicos em Computação GráficaCOORDENADOR DO PROJETO01/10/201830/09/202018
Estratégias para escalonamento de tarefas em arquiteturas multithread13/02/201512/02/20182
Estratégias para escalonamento de tarefas em arquiteturas multithread13/02/201512/02/20182
Tecnologias para Jogos DigitaisCOORDENADOR DO PROJETO26/07/202326/07/20278
Simulação virtual para treinamento médico em procedimentos invasivosCOORDENADOR DO PROJETO01/06/202001/12/202418
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
Programa de Monitoria da UFPEL01/04/201901/02/20275
Bora ProgramarCOORDENADOR DO PROJETO22/04/202122/04/20254

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2024/1M5ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
36+36Ciência da Computação (Bacharelado)
Engenharia de Computação (Bacharelado)
2024/1T1TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IX
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
72+0Ciência da Computação (Bacharelado)
Engenharia de Computação (Bacharelado)
2024/1T1COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
72+0Ciência da Computação (Bacharelado)
2023/2T1TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO X
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
72+0Ciência da Computação (Bacharelado)
Engenharia de Computação (Bacharelado)
2023/2T1COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
72+0Ciência da Computação (Bacharelado)
2023/1T1COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
72+0Ciência da Computação (Bacharelado)
2023/1M1ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
36+36Ciência da Computação (Bacharelado)
2023/1M2ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
0+36Ciência da Computação (Bacharelado)

* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.

Page generated on 2024-07-26 20:33:52 (query took 0.401908s)