Resumo
Professor Adjunto nos colegiados dos Cursos de Bacharelado em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Bacharelado em Museologia no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAVI - do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Linha de Pesquisa LP4 - Educação e Artes - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2017) . Mestre em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Linha de Pesquisa - Poéticas Visuais e Processos de Criação (PVPC) - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002), Especialista em Design de Superfície - Linha de Pesquisa Design de Superfície Têxtil - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1998), Bacharel em Desenho e Plástica - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1995). Líder do Grupo de Pesquisa Arte e sua história: Visualidades, discursos e sentidos - UFPel. Pesquisador do FLOEMA - núcleo de estudos em estética e educação - UFSM. Atua na área de Fundamentos Teóricos e Crítica das Artes e realiza estudos nos seguintes temas: pintura francesa e os primeiros artistas modernos do Séc. XIX, história da arte moderna e história da arte contemporânea, poéticas do presente, arte afro-brasileira, arte e estética relacionais e discursos sobre arte do presente. Atualmente é Coordenador do Curso de Artes Visuais Bacharelado.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Santa Maria, 2017)
Mestrado em Artes (Universidade Estadual de Campinas, 2002)
Especialização em Design Para Estamparia (Universidade Federal de Santa Maria, 1998)
Graduação em Desenho e Plástica Bacharelado Pintura (Universidade Federal de Santa Maria, 1995)
Áreas de atuação
Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Fundamentos e Crítica das Artes - História da Arte
Fundamentos e Crítica das Artes - Teoria da Arte
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
MULHERES INSCREVEM: poéticas feministas nas artes visuais | 15/02/2024 | 15/12/2026 | 2 | |
Arte do século XXI: práticas artísticas, curatoriais e criticismo. | 08/07/2024 | 10/12/2024 | 1 | |
ENSAIOS-COGNITIVOS-COLETIVOS: ESTÉTICA E ARTE RELACIONAISCOORDENADOR DO PROJETO | 15/03/2021 | 15/03/2022 | 4 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Projeto Arte na Escola - Polo UFPel | 11/03/2019 | 03/10/2026 | 1 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | T2 | ICONOLOGIA DA ARTE I Horários
| 36+0 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2024/2 | T1 | HISTÓRIA DA ARTE IV Horários
| 72+0 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2024/2 | M1 | ATELIÊ DE ARTE TÊXTIL I Horários
| 18+54 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2024/2 | M1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II Horários
| 36+180 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2024/2 | M1 | PROCESSOS ARTÍSTICOS I Horários
| 0+0 | Artes Visuais (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | 1 | TÓPICOS ESPECIAIS III Horários
| 34+0 | Artes (Mestrado acadêmico) | ||||||
2024/1 | T1 | ICONOGRAFIA Horários
| 36+0 | Museologia (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | T1 | INTRODUÇÃO ÀS ARTES VISUAIS Horários
| 36+0 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | T2 | INTRODUÇÃO ÀS ARTES VISUAIS Horários
| 36+0 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | M1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I Horários
| 0+0 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | T1 | ICONOLOGIA DA ARTE I Horários
| 36+0 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | T2 | ICONOLOGIA DA ARTE I Horários
| 36+0 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | T1 | HISTÓRIA DA ARTE IV Horários
| 72+0 | Artes Visuais (Bacharelado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.