Nome do Curso / Conceitos (*)
CC (2018)3
Nível / Grau
Graduación / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
2910
Código e-MEC
1342355
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 16 | 2 | 1 | 5 | 1 | 2 | 1 | 5 | 33 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 17 | 2 | 1 | 5 | 1 | 3 | 1 | 5 | 35 |
Criação e Reconhecimento
Criado pela Resolução Nº11, de 10 de novembro de 2015.
Curso reconhecido pela Portaria nº 769 de 15/07/2022. Publicada no D.O.U. de 18/07/2022.
Curso reconhecido pela Portaria nº 769 de 15/07/2022. Publicada no D.O.U. de 18/07/2022.
Contextualização
Objetivos
a) Geral
O Curso de Bacharelado em Física da UFPel tem por objetivo geral formar Bacharéis em Física - com conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes a um profissional capacitado para atuação na área de pesquisa especializada em Física, e na docência no nível superior, com capacidade de transformação, através da ação profissional baseada no método científico e na análise crítica da realidade, que contribua para o desenvolvimento científico/tecnológico do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.b) Específicos
Considerando a forma como a pesquisa em Física é desenvolvida atualmente, o Curso de Bacharelado em Física da UFPel tem como objetivos específicos:
- Oferecer um sólido embasamento teórico e experimental da área de Física, envolvendo sua evolução histórica e suas aplicações;
- promover propostas de iniciação para a pesquisa que permitam aos Bacharéis assumir a condução do processo científico/tecnológico de forma adequada;
- promover o comprometimento do Bacharel com o desenvolvimento científico/tecnológico do estado do Rio Grande do Sul, através de atividades que possibilitem a ampliação do conhecimento na área, e sua aplicação em projetos de interesse social, político e econômico;
- capacitar o Bacharel de acordo com os conhecimentos produzidos na área de pesquisa contemporânea em Física, ou seja, os conhecimentos sobre novas abordagens, novas metodologias e novos conteúdos para o desenvolvimento da pesquisa em Física;
- contextualizar o Curso de forma a manter o Bacharel em contato com a realidade da pesquisa contemporânea em Física, preparando-o para atuar nessa realidade;
Perfil do Egresso
Competências e habilidades
O Curso de Bacharelado em Física da UFPel, seguindo as orientações emitidas pelo Parecer CNE/CES 1.304/2001, procura desenvolver, de acordo com o perfil de Físico-Pesquisador, competências e habilidades que visem qualificar o exercício profissional de seus egressos. Diante desse cenário, enumeram-se a seguir as seguintes competências essenciais:
- Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
- descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
- diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
- manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;
- desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.
a) Gerais
- Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;
- resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados;
- propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
- concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;
- utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
- utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;
- conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);
- reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
- apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.
b) Específicas
- Desenvolver criatividade para novas teorias e técnicas experimentais e capacidade de se adaptar e propor mudanças científicas e tecnológicas;
- desenvolver pesquisas nas diversas áreas da Física e aplicações;
- atuar na produção e divulgação de textos científicos e acadêmicos especializados;
- conhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber , tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
- ter sólido conhecimento científico/tecnológico com base interdisciplinar;
- capacidade de aprimoramento e motivação para estudo individual e em grupo, visando a formação em níveis de pós-graduação.
- ter realizado experimentos em laboratórios;
- ter tido experiência com o uso de equipamento de informática;
- ter feito pesquisas bibliográficas, sabendo identificar e localizar fontes de informação relevantes;
- ter realizado a leitura, reflexão e discussão de textos de divulgação científica;
- ter entrado em contato com ideias e conceitos fundamentais da Física e das ciências, através da leitura de textos básicos;
Organização Curricular
Procedimentos e metodologias de ensino
Os procedimentos metodológicos adotados pelo Curso de Bacharelado em Física estão em consonância com os pressupostos listados no Projeto Pedagógico Institucional da UFPel, versão 2003. Segundo estes pressupostos, o delineamento metodológico representa a tentativa de, a partir de ideias e princípios definidos, caminhar em direção a uma ação, estabelecendo a trajetória a ser seguida, através de suas várias etapas.
Ao estabelecer-se a compreensão crítica de que o Ensino Superior está intimamente conectado com os demais aspectos sociais e econômicos da sociedade, alguns elementos balizadores são apontados como procedimentos metodológicos fundamentais a serem utilizados na execução do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Física. São eles:
Ao estabelecer-se a compreensão crítica de que o Ensino Superior está intimamente conectado com os demais aspectos sociais e econômicos da sociedade, alguns elementos balizadores são apontados como procedimentos metodológicos fundamentais a serem utilizados na execução do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Física. São eles:
- A operação com interdisciplinaridade – na busca de uma maior interação e correspondência do currículo com as realidades profissionais;
- a implementação da transdisciplinaridade – objetivando o auxílio do corpo discente quanto aos mecanismos de formas adequadas a um melhor desempenho acadêmico;
- a flexibilização curricular – procurando, com a coordenação, a adequação do currículo à realidade profissional, com a implementação de uma estrutura básica e um incremento e complementação através de múltiplas disciplinas optativas e atividades complementares, para que o aluno possa construir seu próprio caminho dentro do Curso;
- a otimização prática – incrementando e viabilizando um maior contato do corpo acadêmico com a realidade profissional e realizando convênios com entidades de classe e associações;
Avaliação do ensino e da aprendizagem
O processo de avaliação de aprendizado e do ensino será contínuo e cumulativo e obterá seus resultados finais ao longo prazo. Esse buscará determinar o desempenho e aproveitamento do aluno em todas as etapas e em cada uma das disciplinas ministradas no Curso. A forma de avaliação em cada disciplina poderá variar em função do conteúdo e contexto da mesma, bem como com as situações circunstanciais, de acordo com as orientações do docente responsável por ministrá-la. É importante lembrar que, para a avaliação do desempenho do aluno nas disciplinas, deverá ser respeitado o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas (1977), Cap. V do Sistema de Avaliação, artigos 183 a 198, o qual estabelece, entre outros, que a aprovação em cada disciplina será apurada semestralmente e fica condicionada à frequência do aluno em pelo menos 75% das aulas.
Entretanto, em todas as formas de avaliação, prevalecerão os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e serão disponibilizados mecanismos alternativos que permitam aos discentes a superação de eventuais dificuldades no aprendizado ou no aproveitamento nas respectivas etapas avaliativas. Nesse sentido, o processo de avaliação poderá ser através da aplicação tradicional de provas escritas, experimentos em laboratório ou testes orais periódicos, resolução e discussão de listas de exercícios, apresentação de trabalhos de pesquisa, seminários, projetos e outras dinâmicas adequadas, a critério do respectivo docente responsável. A forma efetiva de avaliação em cada disciplina será especificada textualmente no inicio de cada semestre acadêmico pelos respectivos professores por meio dos planos de ensino.
Entretanto, em todas as formas de avaliação, prevalecerão os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e serão disponibilizados mecanismos alternativos que permitam aos discentes a superação de eventuais dificuldades no aprendizado ou no aproveitamento nas respectivas etapas avaliativas. Nesse sentido, o processo de avaliação poderá ser através da aplicação tradicional de provas escritas, experimentos em laboratório ou testes orais periódicos, resolução e discussão de listas de exercícios, apresentação de trabalhos de pesquisa, seminários, projetos e outras dinâmicas adequadas, a critério do respectivo docente responsável. A forma efetiva de avaliação em cada disciplina será especificada textualmente no inicio de cada semestre acadêmico pelos respectivos professores por meio dos planos de ensino.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
O Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Física) da UFPel, através do seu Curso de Mestrado em Física, iniciado em agosto de 2008, e Doutorado em Física, iniciado em março de 2016, tem servido de ponte de integração entre a graduação em Física e a pós-graduação. Esta integração tem sido realizada através de diversas ações, tais como a orientação de estudantes de graduação em iniciação científica (IC) pelos docentes do PPG-Física, coordenação do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) por docentes do PPG-Física e a participação de estudantes de graduação nos grupos de pesquisa associados ao PPG-Física.
Com o curso de Bacharelado em Física da UFPel esta integração é aprofundada. O PPC do Bacharelado incentiva o graduando a participar de projetos de pesquisa, que serão computados como Atividades Complementares. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), exigido como disciplina obrigatória, servirá de coroamento desta integração.
Neste sentido, a integração entre a graduação e a pós-graduação se efetivará nas seguintes atividades:
Com o curso de Bacharelado em Física da UFPel esta integração é aprofundada. O PPC do Bacharelado incentiva o graduando a participar de projetos de pesquisa, que serão computados como Atividades Complementares. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), exigido como disciplina obrigatória, servirá de coroamento desta integração.
Neste sentido, a integração entre a graduação e a pós-graduação se efetivará nas seguintes atividades:
- o corpo docente do PPG-Física ministrando disciplinas no Bacharelado em Física e na pós-graduação (Mestrado) em Física;
- o corpo docente do PPG-Física orientando alunos do Bacharelado em Física em projetos de iniciação científica;
- o corpo docente do PPG-Física orientando alunos do Bacharelado em Física nos projetos de TCC;
- atividades ligadas à disciplina de Estágio Docente (2 créditos) de alunos da pós-graduação executadas em disciplinas do Bacharelado em Física;
- seminários da pós-graduação abertos aos alunos do Bacharelado em Física;
Acompanhamento de Egressos
O Curso de Bacharelado em Física utiliza o acompanhamento do egresso como um mecanismo de acompanhamento da vida profissional dos egressos do Curso. O objetivo deste acompanhamento é auxiliar o Curso na construção de indicadores referentes à demanda da área de Física no estado e no Brasil, identificando áreas em crescimento e em desenvolvimento, a qualidade do profissional formado e a eficiência e a qualidade do Curso.
Essas informações auxiliarão no aperfeiçoamento do PPC, bem como promover o aperfeiçoamento continuado no processo de avaliação do Curso, a partir da identificação das necessidades dos egressos. Nesse sentido, acompanhamento do perfil do egresso tem como objetivos:
Essas informações auxiliarão no aperfeiçoamento do PPC, bem como promover o aperfeiçoamento continuado no processo de avaliação do Curso, a partir da identificação das necessidades dos egressos. Nesse sentido, acompanhamento do perfil do egresso tem como objetivos:
- manter o relacionamento e o vínculo do egresso com o Curso;
- verificar a inserção dos alunos no mercado de trabalho;
- identificar o perfil do egresso;
- criar ferramentas de avaliação do desempenho do egresso no mercado de trabalho;
- obter informações sobre a demanda do mercado de trabalho;
- obter subsídios para a adequação do PPC.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11090046 | APLICATIVOS COMPUTACIONAIS PARA A FÍSICA | Obrigatória | 2 | 30 |
11100058 | CÁLCULO 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
11100009 | GEOMETRIA ANALÍTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11090045 | INTRODUÇÃO CONCEITUAL À FÍSICA | Obrigatória | 2 | 30 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100017 | ÁLGEBRA LINEAR I11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11100059 | CÁLCULO 211100058 - CÁLCULO 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
11090002 | FÍSICA EXPERIMENTAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
11090055 | FÍSICA GERAL A | Obrigatória | 6 | 90 |
11090051 | PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PARA FÍSICA11090046 - APLICATIVOS COMPUTACIONAIS PARA A FÍSICA | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100060 | CÁLCULO 311100059 - CÁLCULO 211100017 - ÁLGEBRA LINEAR I | Obrigatória | 6 | 90 |
11090054 | COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EM FÍSICA11090046 - APLICATIVOS COMPUTACIONAIS PARA A FÍSICA11090055 - FÍSICA GERAL A | Obrigatória | 4 | 60 |
11090003 | FÍSICA EXPERIMENTAL II11090002 - FÍSICA EXPERIMENTAL I11090055 - FÍSICA GERAL A | Obrigatória | 2 | 30 |
11090056 | FÍSICA GERAL B11090055 - FÍSICA GERAL A11100058 - CÁLCULO 1 | Obrigatória | 6 | 90 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100050 | EQUAÇÕES DIFERENCIAIS11100060 - CÁLCULO 3 | Obrigatória | 4 | 60 |
11090004 | FÍSICA EXPERIMENTAL III11090002 - FÍSICA EXPERIMENTAL I11090056 - FÍSICA GERAL B | Obrigatória | 2 | 30 |
11090057 | FÍSICA GERAL C11090056 - FÍSICA GERAL B11100059 - CÁLCULO 2 | Obrigatória | 6 | 90 |
11090052 | MÉTODOS NUMÉRICOS PARA A FÍSICA11090051 - PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PARA FÍSICA11100060 - CÁLCULO 3 | Obrigatória | 4 | 60 |
11090030 | TERMODINÂMICA11090056 - FÍSICA GERAL B11100060 - CÁLCULO 3 | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11090078 | LABORATÓRIO DE ÓPTICA E FÍSICA MODERNA11090057 - FÍSICA GERAL C11090004 - FÍSICA EXPERIMENTAL III | Obrigatória | 2 | 30 |
11090009 | MECÂNICA GERAL I11090056 - FÍSICA GERAL B11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS11100017 - ÁLGEBRA LINEAR I | Obrigatória | 6 | 90 |
11090049 | MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA I11100017 - ÁLGEBRA LINEAR I11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | Obrigatória | 6 | 90 |
11090077 | ÓPTICA E FÍSICA MODERNA11090057 - FÍSICA GERAL C | Obrigatória | 6 | 90 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11090027 | MECÂNICA ANALÍTICA11090009 - MECÂNICA GERAL I | Obrigatória | 6 | 90 |
11090043 | MECÂNICA QUÂNTICA I11090049 - MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA I11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNA | Obrigatória | 4 | 60 |
11090029 | MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA II11090049 - MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA I | Obrigatória | 6 | 90 |
11090025 | TEORIA ELETROMAGNÉTICA11090049 - MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA I11090057 - FÍSICA GERAL C | Obrigatória | 6 | 90 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11090048 | MECÂNICA ESTATÍSTICA11090030 - TERMODINÂMICA11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
11090018 | MECÂNICA QUÂNTICA II11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA I | Obrigatória | 6 | 90 |
11090068 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I11090054 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EM FÍSICA11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11090069 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II11090068 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | Obrigatória | 10 | 150 |
66
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11090082 | ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO | Obrigatória | 287 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11090079 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 200 |
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100026 | ESTATÍSTICA BÁSICA11100059 - CÁLCULO 2 | Optativa | 4 | 60 |
11090028 | ESTRUTURA DA MATÉRIA11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA I | Optativa | 4 | 60 |
11090039 | FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA I11090025 - TEORIA ELETROMAGNÉTICA11090030 - TERMODINÂMICA | Optativa | 4 | 60 |
11090070 | FÍSICA DOS MATERIAIS11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNA | Optativa | 4 | 60 |
11090040 | FÍSICA DOS PLASMAS11090049 - MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA I11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNA | Optativa | 4 | 60 |
11090075 | FÍSICA EXPERIMENTAL AVANÇADA11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNA11090078 - LABORATÓRIO DE ÓPTICA E FÍSICA MODERNA | Optativa | 2 | 30 |
11090024 | FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNA | Optativa | 6 | 90 |
11090047 | HIDRODINÂMICA AVANÇADA11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS11090009 - MECÂNICA GERAL I | Optativa | 6 | 90 |
11090065 | HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA I11090055 - FÍSICA GERAL A11090045 - INTRODUÇÃO CONCEITUAL À FÍSICA | Optativa | 4 | 60 |
11090066 | HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA II11090065 - HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA I11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNA | Optativa | 4 | 60 |
11090067 | INTRODUÇÃO À DINÂMICA MOLECULAR DE SISTEMAS FÍSICOS11090051 - PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PARA FÍSICA | Optativa | 4 | 60 |
11090041 | INTRODUÇÃO À FÍSICA DE PARTÍCULAS11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA I | Optativa | 4 | 60 |
11090064 | INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FÍSICO | Optativa | 4 | 60 |
11090026 | INTRODUÇÃO A RELATIVIDADE11090009 - MECÂNICA GERAL I11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNA | Optativa | 4 | 60 |
11090042 | INTRODUÇÃO À SISTEMAS COMPLEXOS11090030 - TERMODINÂMICA | Optativa | 4 | 60 |
11090072 | LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA11090057 - FÍSICA GERAL C11090004 - FÍSICA EXPERIMENTAL III | Optativa | 2 | 30 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Optativa | 4 | 60 |
11090071 | MÉTODOS NUMÉRICOS AVANÇADOS PARA A FÍSICA11090052 - MÉTODOS NUMÉRICOS PARA A FÍSICA | Optativa | 4 | 60 |
12000017 | QUÍMICA GERAL | Optativa | 4 | 60 |
11090073 | RELATIVIDADE GERAL E COSMOLOGIA11090027 - MECÂNICA ANALÍTICA11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNA | Optativa | 4 | 60 |
11090076 | SIMULAÇÃO MONTE CARLO DE SISTEMAS FÍSICOS11090052 - MÉTODOS NUMÉRICOS PARA A FÍSICA11090048 - MECÂNICA ESTATÍSTICA | Optativa | 4 | 60 |
11090074 | TEORIA ELETROMAGNÉTICA AVANÇADA11090025 - TEORIA ELETROMAGNÉTICA | Optativa | 4 | 60 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 996 (ATUAL)
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: JOSEANE DA SILVA PORTO Horários
| T3 | 9 | 27 | ||||||
11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER Horários
| M2 | 4 | 10 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IProfessor responsável pela turma: GIOVANNI DA SILVA NUNES Horários
| M1 | 10 | 19 | ||||||
11100059 - CÁLCULO 2Professor responsável pela turma: ALEXANDRE MOLTER Horários
| T4 | 9 | 25 | ||||||
11090002 - FÍSICA EXPERIMENTAL IProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA Horários
| P1 | 14 | 13 | ||||||
11090055 - FÍSICA GERAL AProfessor responsável pela turma: CARLOS ALBERTO VAZ DE MORAIS JUNIOR Horários
| T1 | 13 | 17 | ||||||
11090051 - PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PARA FÍSICAProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA Horários
| M1 | 11 | 7 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ANDREA MORGADO Horários
| T2 | 3 | 34 | ||||||
11090003 - FÍSICA EXPERIMENTAL IIProfessor responsável pela turma: MARIO LUCIO MOREIRA Horários
| P1 | 7 | 3 | ||||||
11090056 - FÍSICA GERAL BProfessor responsável pela turma: RAFAEL CAVAGNOLI Horários
| T1 | 2 | 2 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAISProfessor responsável pela turma: ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE Horários
| T1 | 4 | 14 | ||||||
11090004 - FÍSICA EXPERIMENTAL IIIProfessor responsável pela turma: PEDRO LOVATO GOMES JARDIM Horários
| P1 | 6 | 6 | ||||||
11090004 - FÍSICA EXPERIMENTAL IIIProfessor responsável pela turma: DOUGLAS LANGIE DA SILVA Horários
| P4 | 2 | 10 | ||||||
11090057 - FÍSICA GERAL CProfessor responsável pela turma: MAURICIO JEOMAR PIOTROWSKI Horários
| T1 | 3 | 5 | ||||||
11090052 - MÉTODOS NUMÉRICOS PARA A FÍSICAProfessor responsável pela turma: CARLOS ALBERTO VAZ DE MORAIS JUNIOR Horários
| M1 | 4 | 3 | ||||||
11090030 - TERMODINÂMICAProfessor responsável pela turma: PAULO SERGIO KUHN Horários
| T1 | 3 | 3 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090009 - MECÂNICA GERAL IProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA Horários
| T1 | 3 | 3 | ||||||
11090049 - MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA IProfessor responsável pela turma: WERNER KRAMBECK SAUTER Horários
| T1 | 4 | 4 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090027 - MECÂNICA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: PEDRO LOVATO GOMES JARDIM Horários
| T1 | 4 | 4 | ||||||
11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA IProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA Horários
| T1 | 2 | 2 | ||||||
11090029 - MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA IIProfessor responsável pela turma: EDUARDO FONTES HENRIQUES Horários
| T1 | 3 | 2 | ||||||
11090025 - TEORIA ELETROMAGNÉTICAProfessor responsável pela turma: JOEL PAVAN Horários
| T1 | 3 | 4 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090018 - MECÂNICA QUÂNTICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER KRAMBECK SAUTER Horários
| T1 | 4 | 3 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090069 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor responsável pela turma: JOEL PAVAN Horários
| P1 | 7 | 5 | ||||||
11090069 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor Regente: WAGNER TENFEN Professor Regente: VICTOR PAULO BARROS GONCALVES Professor responsável pela turma: JOEL PAVAN Horários
| P2 | 5 | 5 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100026 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI Horários
| T3 | 2 | 20 | ||||||
11100026 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI Horários
| T4 | 4 | 20 | ||||||
11100026 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: POLLYANE VIEIRA DA SILVA Horários
| T6 | 0 | 23 | ||||||
11090028 - ESTRUTURA DA MATÉRIAProfessor responsável pela turma: WAGNER TENFEN Horários
| T1 | 5 | 3 | ||||||
11090070 - FÍSICA DOS MATERIAISProfessor responsável pela turma: MARIO LUCIO MOREIRA Horários
| T1 | 8 | 9 | ||||||
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: MAYARA BATAGLIN RAUGUST Horários
| T11 | 3 | 24 | ||||||
12000017 - QUÍMICA GERALProfessor responsável pela turma: FILIPE SOARES RONDAN Horários
| M1 | 5 | 41 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
Paula Fernanda Corrêa Lopez Rogério | 2024 | 2 |
ANTONIO DITTGEN RUBIN | 2024 | 1 |
BRUNA GOTUZZO DE MENEZES MEDINA | 2024 | 1 |
CASSIO DA LUZ GARCIAS | 2024 | 1 |
FELIPE GABRIEL RODRIGUES PAES | 2024 | 1 |
Gabriel Rodrigues Jesus | 2024 | 1 |
GUILHERME FERREIRA DA SILVA | 2024 | 1 |
SERGIO ANTONIO MIRANDA DE ALBUQUERQUE | 2024 | 1 |
TIAGO THUROW BENDER | 2024 | 1 |
ALEXANDRA GOUVEA LUCATELLI | 2023 | 1 |
ARTHUR MADEIRA CARDOSO | 2023 | 1 |
CLEBER INFANTE COUTINHO | 2023 | 1 |
DANIELA OLIVEIRA MORAIS | 2023 | 1 |
KENNY BRENO MORAES CASTELO | 2023 | 1 |
SAMANTHA ALVES LAMEIRO | 2023 | 1 |
ROGERS ADEMIR DRUNN PEREIRA | 2022 | 2 |
JESUS FAGUNDES PAZ | 2022 | 1 |
JOSE ELIAS MARTINS LISBOA | 2022 | 1 |
LEONARDO PAIVA CONTRERAS | 2022 | 1 |
WILLIAM LIMA CAIANO | 2022 | 1 |
GUSTAVO ADOLFO SCHWANTZ OLIVEIRA | 2021 | 1 |
HENRIQUE SGNORELLI KAPPAUN | 2021 | 1 |
ITTALO DE SOSA NORNBERG | 2021 | 1 |
OCTAVIO RODRIGUES FILHO | 2021 | 1 |
CAROLINA GARCIA CARDOSO | 2020 | 1 |
EDUARDO FERREIRA DA SILVA | 2020 | 1 |
LAINE BENGO SOARES ROSALES | 2020 | 1 |
NOELY ROSA MARIA PEREZ BRITO | 2020 | 1 |
PATRICK RITTER | 2020 | 1 |
RAFAEL OLIVEIRA ALVES | 2020 | 1 |
VINICIUS FERRUCCI TAVEIROS | 2020 | 1 |
ÁGATA ACHTERBERG SANCHOTENE PACHECO | 2019 | 1 |
ANDREW SANTOS CORREIA | 2019 | 1 |
BERNARDO PINTO SILVEIRA | 2019 | 1 |
JONATHAN RIBEIRO AVILA | 2019 | 1 |
JULIA PACHECO NUNEZ | 2019 | 1 |
IURI LOURENÇO PESSANHA | 2017 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
LUCAS DA SILVA LAZZARI | 2016 | 2019 |
VINICIUS SIMOES ADERALDO | 2016 | 2019 |
ALEX FERNANDES YONEZAWA | 2016 | 2020 |
ARTHUR KRINDGES | 2016 | 2020 |
EDUARDO HENRIQUE MOSSMANN | 2016 | 2020 |
LEONARDO DOS SANTOS FERREIRA | 2017 | 2020 |
ALEXANDRE VARGAS ILHA | 2021 | 2021 |
Luís Felipe Eslabão Maescki | 2019 | 2021 |
LUCAS AVILA PINHEIRO | 2017 | 2022 |
ANDERSON RICARDO DA SILVA FERREIRA | 2017 | 2023 |
RENNAN PEREIRA DE SOUZA | 2018 | 2023 |
Beatriz Rodrigues de Oliveira | 2021 | 2024 |
VITOR MATEUS CONZATTI | 2018 | 2024 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Campus Capão do Leão, S/N Sala 305, 3º andar do prédio 05
96001-970 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
Seg. a Sex.: 8h às 12h / 13h às 17h - 3275-7375
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