Nome do Curso / Conceitos (*)
CC (2019)4
Nível / Grau
Graduación / Tecnológico
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
7700
Código e-MEC
1166641
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 7 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 2 | 16 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 10 | 1 | 1 | 3 | 1 | 1 | 1 | 3 | 21 |
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 619 de 30/10/2014. Publicada na Seção 1, página 24 do D.O.U. de 31/10/2014.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 274 de 18/09/2020. Publicada na Seção 1, página 52 do D.O.U. de 23/09/2020.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 274 de 18/09/2020. Publicada na Seção 1, página 52 do D.O.U. de 23/09/2020.
Contextualização
Objetivos
OBJETIVOS
Objetivo geral
O Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria possui como objetivo oferecer uma educação com vistas à formação, qualificação e requalificação de profissionais com competência para trabalhar na hotelaria em Pelotas, regiões turísticas do estado do RS, do Brasil e em qualquer parte do mundo.
Objetivos Específicos
Objetivo geral
O Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria possui como objetivo oferecer uma educação com vistas à formação, qualificação e requalificação de profissionais com competência para trabalhar na hotelaria em Pelotas, regiões turísticas do estado do RS, do Brasil e em qualquer parte do mundo.
Objetivos Específicos
- Formar profissionais com competência para atuar de forma ética e sustentável na hotelaria;
- Propiciar ao profissional a compreensão e a avaliação dos impactos resultantes das atividades de hotelaria;
- Permitir ao profissional o contato com ferramentas técnicas aplicadas a hotelaria;
- Promover ao profissional a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.
- Formar profissionais com compromisso social, previligiando as minorias com respeito às necessidades das populações excluídas da sociedade.
- Oportunizar diante a realidade do mundo atual a preparação para os processos que se referem aos recursos humanos, aos recursos materiais, as linguas, ao patrimônio, ao serviço de hospedagem e alimentação, aos sistemas de informações e à contabilidade.
Perfil do Egresso
Competências e habilidades
HABILIDADES PROFISSIONAIS ESPERADAS:
As habilidades pretendidas para os egressos do curso de Tecnólogo em Hotelaria da UFPel são relacionadas com a competência profissional, capacidade de adaptação às novas realidades e necessidades do mercado, como o trabalho em equipe, bem como garantindo ao mesmo a identidade nacional da categoria profissional. Assim, especificamente, são esperadas as seguintes habilidades profissionais do egresso:
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Técnico em Hotelaria é o profissional capaz de executar, controlar e avaliar o processo de produção dos serviços de Alimentos e Bebidas (cozinha, restaurante, room service e bar) e de hospedagem (front office e governança). Os serviços de hospedagem são prestados em hotéis – urbanos, históricos, de lazer, fazenda etc., e outros meios, como resorts, motéis, spas, pousadas, albergues colônias de férias, flats, condotel, condomínios residenciais e de lazer, instituições esportivas, escolares, militares, de saúde (hospitais, clínicas e casas de repouso), acampamentos, navios, coletividades e abrigos para grupos especiais.
Os serviços de alimentação são prestados em restaurantes e bares de hotéis ou independentes, e outros meios, tais como cozinhas industriais, deliveries, fast foods, shoppings centers, casas noturnas, buffets, casas e salões de festas, clubes, e eventos que envolvam serviços especiais de alimentos e bebidas.
As habilidades pretendidas para os egressos do curso de Tecnólogo em Hotelaria da UFPel são relacionadas com a competência profissional, capacidade de adaptação às novas realidades e necessidades do mercado, como o trabalho em equipe, bem como garantindo ao mesmo a identidade nacional da categoria profissional. Assim, especificamente, são esperadas as seguintes habilidades profissionais do egresso:
- Responsabilidade social, consciência da qualidade e das implicações da justiça e ética no exercício profissional;
- Formação humanística e visão global que o habilite a compreensão do meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
- Capacidade técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
- Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações, sendo capaz de planejar, coordenar, executar e avaliar atividades relacionadas às organizações relacionadas aos meios de hospedagens.
- Capacidade de atuação em equipes multidisciplinares;
- Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, de forma a assimilar novos conhecimentos e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação.
- Capacidade técnica e científica para atuar na área de hotelaria.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Técnico em Hotelaria é o profissional capaz de executar, controlar e avaliar o processo de produção dos serviços de Alimentos e Bebidas (cozinha, restaurante, room service e bar) e de hospedagem (front office e governança). Os serviços de hospedagem são prestados em hotéis – urbanos, históricos, de lazer, fazenda etc., e outros meios, como resorts, motéis, spas, pousadas, albergues colônias de férias, flats, condotel, condomínios residenciais e de lazer, instituições esportivas, escolares, militares, de saúde (hospitais, clínicas e casas de repouso), acampamentos, navios, coletividades e abrigos para grupos especiais.
Os serviços de alimentação são prestados em restaurantes e bares de hotéis ou independentes, e outros meios, tais como cozinhas industriais, deliveries, fast foods, shoppings centers, casas noturnas, buffets, casas e salões de festas, clubes, e eventos que envolvam serviços especiais de alimentos e bebidas.
Organização Curricular
Procedimentos e metodologias de ensino
MÉTODOS
Serão realizadas atividades que aproximem os alunos das situações reais de trabalho, como estudos de casos, proposição de problemas, simulações de contextos, contatos com profissionais da área, visitas técnicas e vivências em ambientes de hospedagem e alimentos e bebidas, como no hotel escola Grande Hotel. Para isso o curso terá alta carga horária de atividades práticas. No decorrer dos semestres serão desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão, relacionados com os segmentos da hotelaria.
O curso ainda poderá desenvolver pesquisas aplicadas com a finalidade de promover a melhoria dos processos e produtos no setor de hotelaria, podendo ter parcerias com as empresas de produtos e serviços para a hotelaria. Para isso deverá contar com um corpo docente graduado, pós-graduado e com experiência docente e profissional na área de meios de hospedagem e de alimentos e bebidas.
Serão realizadas atividades que aproximem os alunos das situações reais de trabalho, como estudos de casos, proposição de problemas, simulações de contextos, contatos com profissionais da área, visitas técnicas e vivências em ambientes de hospedagem e alimentos e bebidas, como no hotel escola Grande Hotel. Para isso o curso terá alta carga horária de atividades práticas. No decorrer dos semestres serão desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão, relacionados com os segmentos da hotelaria.
O curso ainda poderá desenvolver pesquisas aplicadas com a finalidade de promover a melhoria dos processos e produtos no setor de hotelaria, podendo ter parcerias com as empresas de produtos e serviços para a hotelaria. Para isso deverá contar com um corpo docente graduado, pós-graduado e com experiência docente e profissional na área de meios de hospedagem e de alimentos e bebidas.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
O Curso Superior em Tecnologia em Hotelaria irá promover o sistema de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, considerando o novo regimento da graduação, respeitando as diversidades de ideias e de concepções teórico-metodológicas, por princípios educativos promotores da integração entre ensino, pesquisa e extensão nos processos de ensino e de aprendizagem.
A criação do Núcleo Docente Estruturante - NDE vem ao encontro desta filosofia que irá implementar e institucionalizar procedimentos de avaliação como instrumento de revisão da organização curricular e do processo de ensino e de aprendizagem.
O Núcleo Docente Estruturante do Curso superior de Tecnologia em Hotelaria será constituído quando houver o número suficiente de docentes efetivo que atendam as suas demandas.
Por fim entende-se que “o currículo acadêmico dos cursos de graduação deve ser entendido como um conjunto de atividades de ensino e de aprendizagem, que objetiva o desenvolvimento integral de conteúdos, competências, habilidades e atitudes formativas, capaz de contribuir para a qualificação nas diversas áreas do conhecimento’ como citado no Regulamento de Graduação. De acordo com o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198, bem como o Cap. VI Do Aproveitamento Acadêmico do Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel, a avaliação do processo ensino-aprendizagem é realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento.
O aluno deve ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, e, a avaliação do conhecimento é realizada mediante a realização de pelo menos 02 (duas) avaliações, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
A média aritmética das verificações constitui as notas semestrais, considerando aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).
O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.
Considerar-se-á aprovado o aluno que, após realizar o exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois), da soma da média semestral com a do exame.
A criação do Núcleo Docente Estruturante - NDE vem ao encontro desta filosofia que irá implementar e institucionalizar procedimentos de avaliação como instrumento de revisão da organização curricular e do processo de ensino e de aprendizagem.
O Núcleo Docente Estruturante do Curso superior de Tecnologia em Hotelaria será constituído quando houver o número suficiente de docentes efetivo que atendam as suas demandas.
Por fim entende-se que “o currículo acadêmico dos cursos de graduação deve ser entendido como um conjunto de atividades de ensino e de aprendizagem, que objetiva o desenvolvimento integral de conteúdos, competências, habilidades e atitudes formativas, capaz de contribuir para a qualificação nas diversas áreas do conhecimento’ como citado no Regulamento de Graduação. De acordo com o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198, bem como o Cap. VI Do Aproveitamento Acadêmico do Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel, a avaliação do processo ensino-aprendizagem é realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento.
O aluno deve ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, e, a avaliação do conhecimento é realizada mediante a realização de pelo menos 02 (duas) avaliações, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
A média aritmética das verificações constitui as notas semestrais, considerando aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).
O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.
Considerar-se-á aprovado o aluno que, após realizar o exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois), da soma da média semestral com a do exame.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
As Atividades Complementares contemplam Ensino, Pesquisa e Extensão. Serão aceitos como atividades complementares os itens abaixo relacionados, após o ingresso do aluno no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFPel, ficando condicionado o estudo de aproveitamento por parte do colegiado.
Critério para integralização das atividades complementares.
Participação em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão: o aluno poderá contabilizar no máximo 60 horas (sessenta) da carga horária total.
Participação em Seminários, Congressos, Fóruns, Encontros, Palestras, Workshops e Cursos: o aluno poderá solicitar aproveitamento da carga horária total dessas atividades como atividade complementar, desde que relacionadas com a formação do Tecnólogo em Hotelaria, mediante o encaminhamento de cópia do certificado de participação e relatório da atividade ao Colegiado de Curso, o qual aprovará a atividade.
Semana Acadêmica: a participação será contabilizada integralmente para a Semana Acadêmica do Curso de Hotelaria da UFPel, mediante o encaminhamento de cópia do certificado ao Colegiado. Semanas acadêmicas de outros Cursos será contabilizado o aproveitamento de 20% da carga horária.
Prática de Estudos e Atividades Independentes: serão consideradas como prática de estudos e atividades independentes como: cursos de línguas estrangeiras; cursos de redação em Português; Português Instrumental; Comunicação e oratória; cursos de informática. Serão consideradas como válidas as atividades devidamente comprovadas e que foram realizadas após o ingresso do acadêmico no curso de graduação, fica vetado o aproveitamento de tais práticas realizadas antes do ingresso na Universidade.
Serão também considerados como prática de estudos a formação de grupos de estudos, tendo um professor do CSTH, do CIM e/ou de no caso de outra unidade da UFPEL(deverá ser autorizada pelo coordenador do CST em Hotelaria) como tutor, na prática de estudos de textos, discussões e reflexões de temas relacionados com o curso de Hotelaria, de forma que os participantes dos grupos construam e expressem suas ideias e percepções de forma interativa e criativa, possibilitando a construção do seu conhecimento.
Monitoria e Bolsa de Graduação: da carga horária total de atividades de monitoria o aluno poderá contabilizar no máximo 60 (sessenta) horas como atividade complementar, mediante o encaminhamento do Relatório de Atividades devidamente assinado pelo professor orientador ao Colegiado de Curso.
Ministrante de cursos, palestras, seminário: serão considerados os temas relacionados com a formação do Tecnólogo em Hotelaria; divulgação do curso; divulgação de projetos de pesquisas e extensão; divulgação em Hotéis e outros Meios de Hospedagem, trabalhos com Escolas da rede Pública (Municipal e Estadual), Escolas Particulares e cursos Preparatórios para ingressar na Universidade. Poderão ser contabilizadas 20 (vinte) horas por atividade.
Apresentação de Trabalhos em Congressos, Fóruns e Seminários: cada apresentação de trabalho corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do trabalho e cópia do comprovante de apresentação, que será avaliada pelo Colegiado de Curso.
Publicações em Revistas e Anais de Congressos: cada trabalho publicado corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
Publicações em Jornais: cada trabalho publicado corresponderá a 10 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
Atividades Voluntárias: serão consideradas aquelas que contribuem com a formação do aluno e do cidadão, conferindo habilidades especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com ações junto à comunidade (Associações de Bairro, ONGS, Atividades Comunitárias). Serão contabilizadas no máximo 20 (vinte) horas, desde que devidamente comprovadas e avaliadas pelo colegiado.
Produção de Vídeos e/ou material audiovisual: serão considerados os materiais produzidos que tenham vinculo com as áreas e/ou disciplinas do Curso Superior de Hotelaria da UFPel, como vídeo aulas e demais materiais produzidos com finalidade didática e/ou relacionada as atividades do Curso, conforme apreciação do Colegiado.
Critério para integralização das atividades complementares.
Participação em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão: o aluno poderá contabilizar no máximo 60 horas (sessenta) da carga horária total.
Participação em Seminários, Congressos, Fóruns, Encontros, Palestras, Workshops e Cursos: o aluno poderá solicitar aproveitamento da carga horária total dessas atividades como atividade complementar, desde que relacionadas com a formação do Tecnólogo em Hotelaria, mediante o encaminhamento de cópia do certificado de participação e relatório da atividade ao Colegiado de Curso, o qual aprovará a atividade.
Semana Acadêmica: a participação será contabilizada integralmente para a Semana Acadêmica do Curso de Hotelaria da UFPel, mediante o encaminhamento de cópia do certificado ao Colegiado. Semanas acadêmicas de outros Cursos será contabilizado o aproveitamento de 20% da carga horária.
Prática de Estudos e Atividades Independentes: serão consideradas como prática de estudos e atividades independentes como: cursos de línguas estrangeiras; cursos de redação em Português; Português Instrumental; Comunicação e oratória; cursos de informática. Serão consideradas como válidas as atividades devidamente comprovadas e que foram realizadas após o ingresso do acadêmico no curso de graduação, fica vetado o aproveitamento de tais práticas realizadas antes do ingresso na Universidade.
Serão também considerados como prática de estudos a formação de grupos de estudos, tendo um professor do CSTH, do CIM e/ou de no caso de outra unidade da UFPEL(deverá ser autorizada pelo coordenador do CST em Hotelaria) como tutor, na prática de estudos de textos, discussões e reflexões de temas relacionados com o curso de Hotelaria, de forma que os participantes dos grupos construam e expressem suas ideias e percepções de forma interativa e criativa, possibilitando a construção do seu conhecimento.
Monitoria e Bolsa de Graduação: da carga horária total de atividades de monitoria o aluno poderá contabilizar no máximo 60 (sessenta) horas como atividade complementar, mediante o encaminhamento do Relatório de Atividades devidamente assinado pelo professor orientador ao Colegiado de Curso.
Ministrante de cursos, palestras, seminário: serão considerados os temas relacionados com a formação do Tecnólogo em Hotelaria; divulgação do curso; divulgação de projetos de pesquisas e extensão; divulgação em Hotéis e outros Meios de Hospedagem, trabalhos com Escolas da rede Pública (Municipal e Estadual), Escolas Particulares e cursos Preparatórios para ingressar na Universidade. Poderão ser contabilizadas 20 (vinte) horas por atividade.
Apresentação de Trabalhos em Congressos, Fóruns e Seminários: cada apresentação de trabalho corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do trabalho e cópia do comprovante de apresentação, que será avaliada pelo Colegiado de Curso.
Publicações em Revistas e Anais de Congressos: cada trabalho publicado corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
Publicações em Jornais: cada trabalho publicado corresponderá a 10 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
Atividades Voluntárias: serão consideradas aquelas que contribuem com a formação do aluno e do cidadão, conferindo habilidades especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com ações junto à comunidade (Associações de Bairro, ONGS, Atividades Comunitárias). Serão contabilizadas no máximo 20 (vinte) horas, desde que devidamente comprovadas e avaliadas pelo colegiado.
Produção de Vídeos e/ou material audiovisual: serão considerados os materiais produzidos que tenham vinculo com as áreas e/ou disciplinas do Curso Superior de Hotelaria da UFPel, como vídeo aulas e demais materiais produzidos com finalidade didática e/ou relacionada as atividades do Curso, conforme apreciação do Colegiado.
Acompanhamento de Egressos
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000004 | FUND. TURISMO, HOSPITALIDADE E HOTELARIA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000003 | GES. ÉTICA RESP. SOC. EMP. HOTEL EXTRA-HOTEL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000002 | PROCEDIMENTOS DE FRONT OFFICE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000005 | SIS. INF. GEST. HOTE. REST. GEST. MÍD. SOC. | Obrigatória | 4 | 60 |
21000001 | TÉC. HIG. E SANITÁR. NO MANUSEIO DOS ALIMEN. | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000014 | COMPRAS E GESTÃO DE ESTOQUES | Obrigatória | 2 | 30 |
21000015 | LEGISLAÇÃO E ÉTICA APLICADA A HOTELARIA | Obrigatória | 2 | 30 |
21000006 | LÍNGUA ESPANHOLA I PARA HOTELARIA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000027 | LÍNGUA INGLESA I PARA HOTELARIA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000026 | METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A HOTELARIA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000009 | OPER. BARES, RESTAUR. E COZINHAS COMERCIAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
21000007 | PROCEDIMENTOS DE GOVERNANÇA | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000056 | BEBIDAS E HARMONIZAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
21000059 | LAZER RECR APLIC A ESPAÇOS HOT E EXTRA-HOT | Obrigatória | 4 | 60 |
21000055 | LÍNGUA ESPANHOLA II PARA HOTELARIA21000006 - LÍNGUA ESPANHOLA I PARA HOTELARIA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000029 | LÍNGUA INGLESA II PARA HOTELARIA20000027 - LÍNGUA INGLESA I PARA HOTELARIA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000057 | PLANEJAMENTO E GESTÃO D EVENTOS EM HOTELARIA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000058 | TEC. COZINHA: REG, INTERN, ORIE, E CONTEMP21000001 - TÉC. HIG. E SANITÁR. NO MANUSEIO DOS ALIMEN. | Obrigatória | 6 | 90 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000064 | DESENVOLVIMENTO DE EMPRENDIMENTOS HOTELEIROS | Obrigatória | 4 | 60 |
21000066 | GESTÃO DA HOSPITALIDADE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000067 | GESTÃO DE CUSTOS EM HOTELARIA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000063 | GESTÃO MANUT SEG PATRIMONIAL TRAB HOTELARIA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000068 | HOTELARIA E PATRIMÔNIO CULTURAL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000065 | MARKETING HOTELEIRO | Obrigatória | 4 | 60 |
21000008 | PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000071 | CONTABILIDADE BÁSICA EM HOTELARIATodas Disciplinas até o 4 semestre | Obrigatória | 4 | 60 |
21000070 | ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM HOTELARIATodas Disciplinas até o 4 semestreTodas Disciplinas até o 4 semestre | Obrigatória | 4 | 60 |
21000281 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO PRÁTICA PROFISSIONALTodas Disciplinas até o 4 semestre | Obrigatória | 135 | |
21000010 | GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA EM HOTELARIA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000011 | HOTELARIA HOSPITALAR | Obrigatória | 4 | 60 |
21000069 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOTodas Disciplinas até o 4 semestreTodas Disciplinas até o 4 semestre | Obrigatória | 4 | 60 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000180 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 60 |
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Optativa | 4 | 60 |
21000074 | MEIOS ALTERNATIVOS DE HOSPEDAGEM | Optativa | 4 | 60 |
21000012 | OPERAÇÕES EM HOTELARIA | Optativa | 4 | 60 |
21000258 | PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARDÁPIOS | Optativa | 2 | 30 |
21000060 | PLANEJAMENTO E GESTÃO DE POUSADAS | Optativa | 4 | 60 |
21000072 | REVENUE MANAGEMENT | Optativa | 4 | 60 |
21000013 | SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO A HOTELARIA | Optativa | 4 | 60 |
21000073 | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM HOTELARIA | Optativa | 2 | 30 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1093 (ATUAL)
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000014 - COMPRAS E GESTÃO DE ESTOQUESProfessor responsável pela turma: LETICIA OLIVEIRA DE MENEZES Horários
| M1 | 30 | 17 | ||||||
21000015 - LEGISLAÇÃO E ÉTICA APLICADA A HOTELARIAProfessor responsável pela turma: PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO Horários
| M1 | 30 | 15 | ||||||
21000006 - LÍNGUA ESPANHOLA I PARA HOTELARIAProfessor responsável pela turma: JAVIER EDUARDO SILVEIRA LUZARDO Horários
| M1 | 30 | 13 | ||||||
20000027 - LÍNGUA INGLESA I PARA HOTELARIAProfessor responsável pela turma: RENATA KABKE PINHEIRO Horários
| T1 | 30 | 20 | ||||||
21000026 - METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A HOTELARIAProfessor responsável pela turma: ADALBERTO DOS SANTOS JUNIOR Horários
| M1 | 30 | 18 | ||||||
21000009 - OPER. BARES, RESTAUR. E COZINHAS COMERCIAISProfessor responsável pela turma: PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE Horários
| M1 | 30 | 16 | ||||||
21000007 - PROCEDIMENTOS DE GOVERNANÇAProfessor responsável pela turma: PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE Horários
| M1 | 30 | 16 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000064 - DESENVOLVIMENTO DE EMPRENDIMENTOS HOTELEIROSProfessor responsável pela turma: MICHEL CONSTANTINO FIGUEIRA Horários
| M1 | 30 | 14 | ||||||
21000066 - GESTÃO DA HOSPITALIDADEProfessor responsável pela turma: PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO Horários
| M1 | 30 | 7 | ||||||
21000067 - GESTÃO DE CUSTOS EM HOTELARIAProfessor responsável pela turma: LETICIA OLIVEIRA DE MENEZES Horários
| M1 | 30 | 13 | ||||||
21000063 - GESTÃO MANUT SEG PATRIMONIAL TRAB HOTELARIA Professor responsável pela turma: RAQUEL DA FONSECA HOLZ Horários
| M1 | 30 | 12 | ||||||
21000068 - HOTELARIA E PATRIMÔNIO CULTURALProfessor responsável pela turma: MICHEL CONSTANTINO FIGUEIRA Horários
| M1 | 30 | 13 | ||||||
21000065 - MARKETING HOTELEIROProfessor responsável pela turma: ADALBERTO DOS SANTOS JUNIOR Horários
| M1 | 30 | 12 | ||||||
21000008 - PANIFICAÇÃO E CONFEITARIAProfessor responsável pela turma: PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE Horários
| M1 | 30 | 15 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000070 - ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM HOTELARIAProfessor responsável pela turma: RAQUEL DA FONSECA HOLZ Professor Regente: ROSA ELENA NOAL Horários
| T1 | 30 | 11 | ||||||
21000281 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO PRÁTICA PROFISSIONALProfessor responsável pela turma: ROSA ELENA NOAL Professor Regente: PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE | P1 | 30 | 11 | ||||||
21000069 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: RAQUEL DA FONSECA HOLZ Professor Regente: ROSA ELENA NOAL Horários
| M1 | 30 | 12 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000072 - REVENUE MANAGEMENTProfessor responsável pela turma: PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO Horários
| M1 | 30 | 15 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
Alisson Silva dos santos | 2024 | 2 |
Amanda Alves Ferreira | 2024 | 2 |
Felipe Souza Freitas | 2024 | 2 |
CLAUDIA CRISTINA PEREIRA DE CARVALHO | 2024 | 1 |
DEBORA CANEZ CAMARGO | 2024 | 1 |
FLAVIA BEATRIZ GOULARTE BRASIL DIAS | 2024 | 1 |
JOSÉ GOMES DE OLIVEIRA NASCIMENTO | 2024 | 1 |
JULIANA AMARAL CAMPELO | 2024 | 1 |
LAURA CRISTINA ORESTES PIRES | 2024 | 1 |
MATHEUS FERNANDES HAFELE | 2024 | 1 |
OTAVIO DOS SANTOS PARMEGGIANI | 2024 | 1 |
RAFAEL TEIXEIRA CORREA | 2024 | 1 |
RUANDRIGO MACHADO BRUM | 2024 | 1 |
SELOMAR VALADAO REZENDE | 2024 | 1 |
VAGNER DE SA CUNHA | 2024 | 1 |
Dilce Mara Pereira de Carvalho | 2023 | 2 |
Marilda Costa Silveira | 2023 | 2 |
ALEF BOTAO MENDES | 2023 | 1 |
AMANDA GOMES ROCHEFORT VIANNA | 2023 | 1 |
AMANDA ZITZKE GRIMMLER | 2023 | 1 |
BRUNA SOARES DA SILVA | 2023 | 1 |
GENILDA DIAS GULARTE | 2023 | 1 |
Julyana de Kassia Costa Silva | 2023 | 1 |
KEVIN DA SILVA PINTO | 2023 | 1 |
LUCIA TURINO SIEBURGER | 2023 | 1 |
WELLYTON SANTOS DUTRA | 2023 | 1 |
ALICE FREITAS DA SILVEIRA | 2022 | 2 |
JOAO PEDRO FREITAS BALBINO | 2022 | 2 |
AMANDA BROQUA CARVALHO | 2022 | 1 |
ARTHUR FERRARI FERNANDES | 2022 | 1 |
CASSILDA DE OLIVEIRA CARVALHO | 2022 | 1 |
DANIELE MARTINS ALMEIDA | 2022 | 1 |
GISELE DOS SANTOS CANDIDO | 2022 | 1 |
JERCI LIMA CARDOSO | 2022 | 1 |
KAROLINE PERES RIBAS | 2022 | 1 |
LUIDGI GONCALVES MARQUES | 2022 | 1 |
MARICELA GUASTUCCI MONTELLI | 2022 | 1 |
MARINA LEITE MEDEIROS | 2022 | 1 |
MATHEUS MARTINS CRUZ | 2022 | 1 |
NATIELE RIBEIRO MELLO | 2022 | 1 |
SIMONE MARIA DA PAZ SILVA | 2022 | 1 |
TAMIRES DA SILVA DAS NEVES | 2022 | 1 |
VANIA DA SILVA MACHADO | 2022 | 1 |
CINTIA TAMBORINDEGUY CARVALHAL | 2021 | 1 |
JERUSA TAINARA MESQUITA RODRIGUES | 2021 | 1 |
MARCOS PEREIRA DA SILVA | 2021 | 1 |
MICHELE VASCONCELLOS RIBEIRO | 2021 | 1 |
MIGUEL CARDOSO BARBOZA | 2021 | 1 |
ROSELI DA SILVA RICKES LINO | 2021 | 1 |
THIAGO PINTO HARTER | 2021 | 1 |
ROBERTA MEIRA MEDEIROS | 2020 | 1 |
VITORIA DUARTE MONTE | 2020 | 1 |
ANDREZA DUARTE DE OLIVEIRA | 2019 | 1 |
CAUHÊ MARTINS AQUINO | 2018 | 2 |
MAGDA MADALENA PERAÇA RIBEIRO | 2017 | 2 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ALESSANDRA DE MORAES COELHO MACHADO | 2012 | 2014 |
BEATRIZ SENNA GUIMARÃES RIBEIRO | 2012 | 2014 |
CARLOS RENATO ROCHA DE SOUZA | 2012 | 2014 |
CAROLINE DE OLIVEIRA BITENCOURT | 2012 | 2014 |
DANIEL VIANNA PEREIRA | 2012 | 2014 |
GUILHERME GARCIA MAIA | 2012 | 2014 |
JESSICA COMPIANI DUARTE SILVA | 2012 | 2014 |
JULIANA MORALES DE ALMEIDA | 2012 | 2014 |
KAMILA MELLO GOMES | 2012 | 2014 |
LARISSA VARGAS-PRADA BENTO | 2012 | 2014 |
LETÍCIA GARCIA DA COSTA | 2012 | 2014 |
MARIA HIDUVIGES DA ROCHA LOI | 2012 | 2014 |
MARIA LÚCIA DOS ANJOS DA SILVA | 2012 | 2014 |
ROCHELI ANTUNES LEAL WESTPHAL | 2012 | 2014 |
SAHYONARA RAISSA GOMES RIEG | 2012 | 2014 |
ANDRÉIA CORDEIRO LEVY | 2012 | 2015 |
ANDRESSA DA SILVA XAVIER | 2013 | 2015 |
BRUNA SCHAUN THEIS | 2013 | 2015 |
CAROLINA HONORATO MONTAGNER | 2013 | 2015 |
DANIEL TRINDADE FARIAS | 2012 | 2015 |
DEBORA CRISTINE NEUBERGER MARTINEZ | 2013 | 2015 |
ENDRIGO ZANINI SEDREZ | 2013 | 2015 |
GABRIEL NEUTZLING GONÇALVES | 2013 | 2015 |
ISADORA PEIXOTO PICKERSGILL | 2013 | 2015 |
KARINE MOURA MEDEIROS | 2013 | 2015 |
MARCÉLLI DA SILVA MOREIRA | 2013 | 2015 |
MÁRCIA PEREIRA ZANINI | 2012 | 2015 |
RENAN MACHADO COLARES | 2013 | 2015 |
ROSÂNGELA POWER DE LLANO | 2013 | 2015 |
SABRINA RODRIGUES DOBKE | 2013 | 2015 |
ALICE HELENA RODRIGUES DE OLIVEIRA | 2013 | 2016 |
BRUNO DA CRUZ AFONSO | 2014 | 2016 |
CARMEN REGINA PEREIRA NUNES | 2012 | 2016 |
CAROLINA ORTIZ MACHADO | 2013 | 2016 |
CRISTIANE BERSELLI | 2014 | 2016 |
CRISTINA MORALES NUNES CAMPOS | 2014 | 2016 |
CYRO CARLOS POMBO FAGUNDES | 2013 | 2016 |
FELIPE PEREIRA SPERLING | 2014 | 2016 |
GENTIL FRANCISCO PINCARINHA SIQUEIRA | 2014 | 2016 |
JUANE LEIVAS OLIVEIRA | 2013 | 2016 |
JULIANA BALOTA GOMES | 2014 | 2016 |
MARIANE DA SILVA BELEM | 2014 | 2016 |
Marilene Brum Böhmer | 2013 | 2016 |
MARISA PERES LEONETTI | 2014 | 2016 |
MURIEL HAMMES AFONSO | 2014 | 2016 |
NATÁLIA DAS NEVES GUIMARÃES | 2014 | 2016 |
ROSANGELA TEIXEIRA SILVEIRA | 2013 | 2016 |
RUTE JULIANA BECKER TREPTOW | 2014 | 2016 |
ADIENEZ NOBRE PARADA CASTRO | 2014 | 2017 |
ARIADNE DE OLIVEIRA SIMOES | 2015 | 2017 |
CAIQUE CÉSAR NOVAES DE OLIVEIRA | 2014 | 2017 |
CAMILA SOARES FABRICA ATHAIDE | 2014 | 2017 |
CAROLINA FISCHER | 2015 | 2017 |
CENIRA BASTOS ALVES | 2015 | 2017 |
CLAUDIA QUINCOSES MOREIRA | 2015 | 2017 |
FERNANDA DE FREITAS CARVALHO SOARES | 2014 | 2017 |
FRANTIESCA SANCHES VARGAS | 2015 | 2017 |
GABRIEL DE ARAÚJO WAGNER | 2015 | 2017 |
JÉSSICA MARIA DA SILVA CASTRO | 2015 | 2017 |
JOICE ADRIELE DA SILVA MACHADO | 2015 | 2017 |
LIANE KIMIE MIKI DA COSTA | 2014 | 2017 |
LUCIANA FARIAS DE SOUZA | 2015 | 2017 |
MARIA IZABEL DE OLIVEIRA GONÇALVES | 2013 | 2017 |
MAURÍCIO ALONSO GOES | 2015 | 2017 |
PAOLA SILVA DA SILVEIRA | 2015 | 2017 |
ROBERTA FERREIRA ENGELBRECHT | 2015 | 2017 |
ROGÉRIO FAGUNDES DE CANTOS | 2015 | 2017 |
ROSANA DOS SANTOS RODRIGUES | 2015 | 2017 |
TANARA BUND BALDON MARQUES | 2015 | 2017 |
YURI DA CRUZ MACHADO | 2015 | 2017 |
CAMILA OSÓRIO DUTRA | 2016 | 2018 |
ÍGOR BORGES DOMINGUES | 2016 | 2018 |
JÚLIA SCHWANKE HIRDES | 2016 | 2018 |
JUSSARA BEATRIS CAVALLIN | 2014 | 2018 |
KAILA SCHMIDT MENDES | 2016 | 2018 |
LILIANE DA CRUZ CALDAS | 2016 | 2018 |
MARIANA GUERRA GOMES DE PINHO | 2015 | 2018 |
ROSANE FREITAS | 2016 | 2018 |
ROSANE WALTERMANN DA ROSA | 2015 | 2018 |
TIAGO RODRIGUES BASTOS | 2016 | 2018 |
BIANCA PLANELLA DE SOUZA | 2015 | 2019 |
LARISSA HENZEL CORREIA | 2017 | 2019 |
MARIA EDUARDA GRIMALDI FERNANDES | 2017 | 2019 |
MILENA GODINHO CALDAS | 2017 | 2019 |
PALOMA DA CUNHA FONTES | 2016 | 2019 |
PATRICIA MENDES DE FREITAS | 2017 | 2019 |
PAULA BUENO FONSECA | 2013 | 2019 |
ROBERTA MARTINS VENZKE BARCELOS | 2017 | 2019 |
RONILSON SOARES VAZ | 2017 | 2019 |
SYDIA LISIANE COSTA | 2017 | 2019 |
ARTHUR RECUERO WICKBOLDT | 2017 | 2020 |
CHARLENE BRUM DEL PUERTO | 2018 | 2020 |
DÉBORA PUCINELLI DA SILVA | 2018 | 2020 |
Grazielle Younan Soca | 2018 | 2020 |
JACQUELINE VALLE DE BAIRROS | 2018 | 2020 |
JULY DAMASCENO RODRIGUES | 2017 | 2020 |
LIZIANE FACHINETTO | 2018 | 2020 |
MAGALE SILVEIRA GULARTE | 2016 | 2020 |
MARCELO GOMES CASTRO FILHO | 2019 | 2020 |
MARÍLIA ROCHA LANZETTA | 2018 | 2020 |
MATEUS CONSTANTE DE OLIVEIRA | 2018 | 2020 |
MILENA TEIXEIRA TAVARES | 2018 | 2020 |
PAULA PINHEIRO MUSSI | 2018 | 2020 |
SANDRA MARIA CASTRO FERREIRA | 2017 | 2020 |
THAÍS RABASSA FRONER | 2018 | 2020 |
VICTÓRIA MACIEL ORABE | 2018 | 2020 |
ANDRESSA MOREIRA DE SOUZA | 2019 | 2021 |
DIEGO NACHTIGALL MORALES | 2018 | 2021 |
EDUARDO GONÇALVES LAUTERT | 2020 | 2021 |
ELIANA RODRIGUES PORTO | 2017 | 2021 |
GENIS RECH LOPES | 2016 | 2021 |
JOSÉ DILTON GOMES CARDOSO | 2019 | 2021 |
MANOELA PEREIRA SOUZA | 2016 | 2021 |
MONIQUE APARECIDA OLIVEIRA FREIRI | 2017 | 2021 |
PATRICIA DA CUNHA NOGUEIRA | 2018 | 2021 |
REGINA CÉLIA LUJAN | 2018 | 2021 |
ALISSON DO AMARAL BARROS | 2019 | 2022 |
ANELISE DE OLIVEIRA LOPES | 2020 | 2022 |
CARLOS AUGUSTO MUSZYNSKI DANELON | 2019 | 2022 |
DENISE MÜNCHOW CALDELLAS | 2020 | 2022 |
FERNANDA DE FREITAS PEPE | 2019 | 2022 |
INARA ROSANI VAHL | 2019 | 2022 |
JULIANE MÜLLER BRIGNOL | 2019 | 2022 |
MARLON POTTES DOS SANTOS JÚNIOR | 2019 | 2022 |
MILENE SIQUEIRA MACEDO | 2019 | 2022 |
RAÍSSA CASTRO VASCONCELOS | 2019 | 2022 |
SILVIA HELENA FERREIRA DOS SANTOS | 2018 | 2022 |
YASMIN DO AMARAL BARROS | 2019 | 2022 |
AUGUSTO DOS SANTOS DA SILVA | 2020 | 2023 |
EDUARDA LEITE DA SILVA | 2020 | 2023 |
GABRIEL DE MATTOS BASCHI | 2020 | 2023 |
JULIANA MENDES PETER | 2019 | 2023 |
KAETANO SCHERER NEUMANN | 2019 | 2023 |
KETHLIN PEREIRA DA COSTA | 2020 | 2023 |
LARISSA SILVEIRA COUTINHO | 2019 | 2023 |
LARISSA VIEIRA COUTO | 2017 | 2023 |
MARCELA DE OLIVEIRA FIRPO | 2020 | 2023 |
MATHEUS DA SILVA ROTCHILD | 2021 | 2023 |
MÍRIAM REINHARDT RODRIGUES | 2021 | 2023 |
NATÁLIA SELLE BECKER | 2021 | 2023 |
SABLINA CLASEN DE PAULA | 2021 | 2023 |
TAÍSA BANDEIRA LEITE | 2018 | 2023 |
VALERIA SKUPIEN BIANCHINI | 2018 | 2023 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Rua Andrades Neves, 1589 Prédio do MERCOSUL
96020-080 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
Segundas, Terças e Quartas das 8h30 às 14h30 e quintas e sextas das 9h30 às 15h30. - (53) 3225-1892
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