Nome da Atividade
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
CÓDIGO
11270065
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Fundamentos linguísticos e culturais da Língua Brasileira de Sinais. Desenvolvimento de habilidades básicas expressivas e receptivas em Libras para promover comunicação entre seus usuários. Introdução aos Estudos Surdos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Introduzir o aluno na linguagem brasileira de sinais, desenvolvendo as habilidades de recepção e de produção sinalizada, visando às competências linguística, discursiva e sociolinguística na Língua Brasileira de Sinais.
Objetivos Específicos:
• Desenvolver sua competência linguística na Língua Brasileira Sinais, em nível básico elementar;
• Aprender uma comunicação básica de Libras;
• Utilizar a Libras com relevância linguística, funcional e cultural;
• Refletir e discutir sobre a língua em questão e o processo de aprendizagem;
• Refletir sobre a possibilidade de ser professor de alunos surdos e interagir com surdos em outros espaços sociais;
• Compreender os surdos e sua língua partir de uma perspectiva cultural;
• Propor uma reflexão sobre o conceito e experiência visual dos surdos a partir de uma perspectiva sócio-cultural e linguística;
• Propor uma reflexão sobre o papel da Língua de Sinais na vida dos surdos e nos espaços de interação entre surdos e ouvintes, particularmente nos ambientes educacionais.
Conteúdo Programático
Programa:
• Datilologia: alfabeto manual;
• Números cardinais (de 1- 100);
• Saudações;
• Principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível elementar): ambientes doméstico e escolar; espaços urbanos; dias da semana, calendário; natureza (elementos e fenômenos); família; cores; alimentação (frutas, bebidas e alimentos simples); animais domésticos; materiais escolares; profissões; casa; condições climáticas; cores.
• Tempos: presente, passado e futuro;
• Dinheiro – moedas; relógio – horas;
• Figuras geométricas;
• Singular e plural;
• Pronomes pessoais, possessivos, interrogativos, demonstrativos;
• Aspectos básicos da linguística:
– fonologia (cinco parâmetros);
– morfologia (singular e plural);
• Advérbios de tempo;
• Classificadores para formas e descrição de objetos;
• Verbos para comunicação básica (cotidiano):
– verbos: formas afirmativas e negativas
• Conversação em Libras;
• Introdução aos estudos surdos: língua, educação, culturas surdas e interpretação.
• Datilologia: alfabeto manual;
• Números cardinais (de 1- 100);
• Saudações;
• Principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível elementar): ambientes doméstico e escolar; espaços urbanos; dias da semana, calendário; natureza (elementos e fenômenos); família; cores; alimentação (frutas, bebidas e alimentos simples); animais domésticos; materiais escolares; profissões; casa; condições climáticas; cores.
• Tempos: presente, passado e futuro;
• Dinheiro – moedas; relógio – horas;
• Figuras geométricas;
• Singular e plural;
• Pronomes pessoais, possessivos, interrogativos, demonstrativos;
• Aspectos básicos da linguística:
– fonologia (cinco parâmetros);
– morfologia (singular e plural);
• Advérbios de tempo;
• Classificadores para formas e descrição de objetos;
• Verbos para comunicação básica (cotidiano):
– verbos: formas afirmativas e negativas
• Conversação em Libras;
• Introdução aos estudos surdos: língua, educação, culturas surdas e interpretação.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALBRES, Neiva de Aquino. Ensino de Libras: aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. Curitiba: Appris, 2016. 268 p. ISBN 9788547302894. CAPOVILLA, Fernando César et al. (Ed). Dicionário da língua de sinais do Brasil: a Libras em suas mãos. São Paulo: EDUSP, 2017. 3 v. ISBN 9788531415401 - v.1. VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; LOPES, Maura Corcini (Org.). Educação de surdos: políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2010. 180 p. ISBN 9788575782781.
Bibliografia Complementar:
- AMORIM, S.L. Comunicando a Liberdade: A Língua das Mãos, Florianópolis, 2000. CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte (Editor). Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. 2v. ISBN 9788531406683 (v.1) / 9788531406690 (v.2). COELHO, Orquídea; KLEIN, Madalena (Coord.) Cartografias da Surdez: Comunidades, línguas, práticas e pedagogia. Porto: Livsic, 2013. 513 p. Isbn 9789897300240. QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, 2008. 126 p. ISBN 8573072652. QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artemed, 2004.