Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA B (LEMA B)
CÓDIGO
11270099
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Metodologia do ensino e aprendizagem de Álgebra. Álgebra como generalização da aritmética. Construção de conceitos algébricos com a utilização da geometria. Variável e Incógnita. Ensino de Equações, Polinômios, Funções, Matrizes, Determinantes, Sistemas Lineares, sequências, PA e PG com uso de jogos, problemas e materiais didáticos. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade.
Objetivos
Objetivo Geral:
● Discutir metodologias de ensino e aprendizagem que envolva conteúdos de álgebra.● Organizar materiais didáticos que promovam a aprendizagem dos conceitos algébricos.
● Trabalhar a matemática lúdica visando à construção de estruturas cognitivas.
● Estruturar de forma prática oficinas didáticas que contemplem a componente curricular de Álgebra como generalização da aritmética.
Conteúdo Programático
Estudo, construção e análise de materiais didáticos que desenvolvam os conceitos e aplicações, bem como a organização de roteiros didáticos de:
● Variável e incógnita.
● Equações e inequações.
● Polinômios.
● Funções: constante, nula, identidade, linear, afim, quadrática, logarítmica, exponencial, racional.
● Sequências, progressões aritméticas e progressões geométricas.
● Variável e incógnita.
● Equações e inequações.
● Polinômios.
● Funções: constante, nula, identidade, linear, afim, quadrática, logarítmica, exponencial, racional.
● Sequências, progressões aritméticas e progressões geométricas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula, 6 ed. Porto Alegre: Penso, 2019. ISBN 9788584290284. E-book.
- SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Cadernos do Mathema ensino fundamental: jogos de matemática de 6º a 9º ano, v.2. Porto Alegre: Artmed, 2007. ISBN 9788536311487. E-book.
- CURY, Helena Noronha. Álgebra para a formação do professor. São Paulo: Autêntica, 2015. ISBN 9788582176214. E-book.
Bibliografia Complementar:
- RODRIGUES, Carolina Innocente; FERRAREZI, Luciana Aparecida; ARAIUM, Raquel; BARBOSA, Ruy Madsen. Aprendo com jogos - conexões e educação matemática, v. 5. São Paulo: Autêntica, 2014. ISBN 9788582174005 E-book.
- PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula, 4 ed. São Paulo: Autêntica, 2019. (Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788551305867. E-book.
- BOALER, Jo; MUNSON, Jen; WILLIAMS, Cathy. Mentalidades matemáticas na sala de aula: ensino fundamental, v. 2. Porto Alegre: Penso, 2019 (Desafios da educação). ISBN 9788584291915. E-book.
- BOALER, Jo; MUNSON, Jen; WILLIAMS, Cathy. Mentalidades matemáticas na sala de aula: ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2018 (Desafios da educação). ISBN 9788584291298. E-book.
- AMADO, Nélia. Afeto em competições matemáticas inclusivas. São Paulo Autêntica, 2016. ISBN 9788551300114. E-book.