Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA C (LEMA C)
CÓDIGO
11270104
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Educação Estatística. Construção e análise de roteiros e materiais didáticos envolvendo grandezas e medidas, estatística, probabilidade e matemática financeira. Metodologias digitais (vídeos, aplicativos, softwares, redes sociais, simuladores, plataformas, planilhas, jogos digitais dentre outros. Abordagem e análise de questões ambientais com tratamento da informação pelo uso da Estatística, Análise Combinatória, Probabilidade, grandezas e medidas. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade.
Objetivos
Objetivo Geral:
Discutir metodologias de ensino e aprendizagem que envolva conteúdos de tratamento da informação e grandezas e medidas.● Desenvolver noções básicas de estatística em atividades para o ensino Fundamental e Médio.
● Confeccionar materiais didáticos que promovam a aprendizagem de tratamento da informação e grandezas e medidas, enfatizando aplicações práticas.
● Planejar, aplicar e avaliar oficinas didáticas envolvendo tratamento da informação, Estatística, Análise Combinatória, Probabilidade, grandezas e
medidas, incluindo a abordagem de temas da educação ambiental.
Conteúdo Programático
Estudo, construção e análise de materiais didáticos que desenvolvam os conceitos e aplicações, bem como a organização de roteiros didáticos, abordando tratamento da informação utilizando conceitos estudados de Estatística, Análise Combinatória, Probabilidade, grandezas e medidas para analisar situações problemas, incluindo questões ambientais.
● Grandezas e Medidas - Unidades de medidas, grandezas proporcionais e inversamente proporcionais, regra de três simples, regra de três composta.
Análise Combinatória e Probabilidade:
● Princípios aditivos e multiplicativos, permutação, arranjo e combinação.
● Binômio de Newton e triângulo de Pascal;
● Problemas de contagem, eventos, probabilidade da união, intersecção de eventos, probabilidade condicional.
Estatística:
● Tabelas e gráficos estatísticos: cálculo e interpretação de índices estatísticos;
● Medidas de tendência central: média, mediana e moda. Medidas de dispersão: desvio médio e desvio padrão;
● Elementos de amostragem.
● Grandezas e Medidas - Unidades de medidas, grandezas proporcionais e inversamente proporcionais, regra de três simples, regra de três composta.
Análise Combinatória e Probabilidade:
● Princípios aditivos e multiplicativos, permutação, arranjo e combinação.
● Binômio de Newton e triângulo de Pascal;
● Problemas de contagem, eventos, probabilidade da união, intersecção de eventos, probabilidade condicional.
Estatística:
● Tabelas e gráficos estatísticos: cálculo e interpretação de índices estatísticos;
● Medidas de tendência central: média, mediana e moda. Medidas de dispersão: desvio médio e desvio padrão;
● Elementos de amostragem.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LOESCH, Cláudio. Probabilidade e estatística. Rio de Janeiro: LTC, 2012. ISBN 978-85-216-2172-0. E-book
- SCHEINERMAN, Edward R. Matemática discreta uma introdução, 3 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016. ISBN 9788522125388. E-book
- CAMPOS, Celso Ribeiro. Educação estatística teoria e prática em ambientes de modelagem matemática, 3 ed. São Paulo: Autêntica, 2021. ISBN 9788551301388. E-book
Bibliografia Complementar:
- PONTE, João Pedro da. Investigações matemáticas na sala de aula, 4 ed. São Paulo: Autêntica, 2019. ISBN 9788551305867. E-book
- SCHWANKE, Cibele. Ambiente conhecimentos e práticas, 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2013 (Tekne). ISBN 9788582600115. E-book
- POSAMENTIER, Alfred S.; KRULIK, Stephen. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre: AMGH, 2014. ISBN 9788580553680. E-book
- MULATO, Iuri Pacheco. Educação ambiental e o enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). São Paulo: Platos Soluções Educacionais, 2021. ISBN : 9786559031139. E-book
- MILLER, G. Tyler. Ciência ambiental, 3 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2021. ISBN 9786555583922. E-book
- LOYO. Tiago. Metodologia do ensino de matemática. Porto Alegre SER – SAGAH, 2018. ISBN 9788595026469. E-book