Nome da Atividade
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PAEM)
CÓDIGO
11270105
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudar aspectos psicológicos, cognitivos, afetivos e sociais disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais da prática profissional (problematizando as questões sobre diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, buillyng, inclusão, entre outros temas emergentes). Teorias de aprendizagem e educação matemática.
Objetivos
Objetivo Geral:
● Estudar as principais teorias psicológicas evolutivas e da aprendizagem. Aprofundar aspectos cognitivos, afetivos e sociais e suas implicações no processo de ensino/aprendizagem e suas relações com o ensino da matemática.● Capacitar o aluno a aplicar os conhecimentos de Psicologia na prática de educador;
● Estudar as principais teorias psicológicas evolutivas e da aprendizagem e suas relações com a educação matemática.
● Problematizar questões psicossociais e contemporâneas que atravessam a prática docente, tais como: diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, buillyng, inclusão, entre outros temas emergentes.
Conteúdo Programático
● Breve olhar sobre a Psicologia: compreensão histórica, psicologia como ciência e objetos de estudo.
● Teorias Psicológicas do Desenvolvimento e Aprendizagem e sua relação com a Educação Matemática;
● instituição escolar: produção de subjetividade e suas interfaces com os processos de aprendizagem;
● Violência na Escola e Violência da Escola (Agressividade - ciberbullyng, bullying, preconceitos, discriminação).
● Indisciplina na escola.
● Teorias Psicológicas do Desenvolvimento e Aprendizagem e sua relação com a Educação Matemática;
● instituição escolar: produção de subjetividade e suas interfaces com os processos de aprendizagem;
● Violência na Escola e Violência da Escola (Agressividade - ciberbullyng, bullying, preconceitos, discriminação).
● Indisciplina na escola.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia, 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2001. ISBN 85-02-02901 -0. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5615614/mod_resource/content/1/bock_psicologias.pdf Acesso em: 05 mar. 2024.