Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO B (ECS B)
CÓDIGO
11270114
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
Ementa
Vivenciar o conjunto de atividades da atuação do professor de matemática em uma escola pública da educação básica, envolvendo a interação com a comunidade escolar, o planejamento, a regência, a socialização, a reflexão e a avaliação das práticas com o ensino de Matemática no Ensino Fundamental. Proporcionar a vivência de práticas de ensino em colaboração entre a Escola e a Universidade, principalmente em relação à disciplina de Matemática do Ensino Fundamental. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade.
Objetivos
Objetivo Geral:
● Observar, planejar, lecionar e avaliar aulas de matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola da Educação Básica.● Observar aulas em uma turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
● Planejar aulas de matemática para os anos finais do ensino fundamental, a partir do contexto observado e experimentado com o professor titular da turma, considerando os Documentos Oficiais, as orientações da Escola e as discussões didático-metodológicas para o ensino da disciplina;
● Exercer a docência em matemática em uma turma dos anos finais do ensino fundamental;
● Socializar, refletir, analisar e avaliar as práticas de ensino desenvolvidas no estágio do Ensino Fundamental;
● Realizar avaliações com a turma de estudantes em que praticou o exercício docente;
● Planejar e vivenciar ações de extensão;
● Elaborar um relatório que contemple a análise e reflexão das atividades realizadas no estágio.
Conteúdo Programático
● Observação de forma crítica do ambiente escolar e das aulas em uma turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
● Prática docente em uma turma de matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
● Elaboração de Planos de aulas com conteúdo adequados para os Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir do contexto observado e experimentado;
● Elaboração e entrega de um relatório de estágio que contemple as atividades realizadas na regência de estágio.
● Prática docente em uma turma de matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
● Elaboração de Planos de aulas com conteúdo adequados para os Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir do contexto observado e experimentado;
● Elaboração e entrega de um relatório de estágio que contemple as atividades realizadas na regência de estágio.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental - formação de professores e aplicação em sala de aula, 6 ed. Porto Alegre: Penso, 2019. ISBN 9788584290284. E-book
- NÖRNBERG, Marta (org.). Formação em contextos de estágio e desenvolvimento profissional, 2 ed. São Leopoldo: Oikos, 2017. [Recurso online] Disponível em: http://guaiaca.UFPEL.edu.br:8080/handle/prefix/6311 Acesso em: 04 abr. 2024.
- ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido; FUSARI, José Cerchi. Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes. Educar em Revista [online]. 2019, v. 35, n. 78, pp. 187-206. [Recurso online] Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/RVf6F5s9DNwybqcZsVvdX5D/?lang=pt#ModalArticles Acesso em: 04 abr. 2024.
Bibliografia Complementar:
- SILVA, Ulisses Dias da e OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. Relações e Habilidades Desenvolvidas no Estágio Supervisionado e sua Importância para Professores de Matemática em Início de Carreira. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2022, v. 36, n. 72, pp. 431-449. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/twRvDnHJ8swLxQ7Q3tjXvCb/?lang=pt# Acesso em: 04 abr. 2024.
- PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda. Revista Brasileira de Educação [online]. 2019, v. 24. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kZwPLnkwb7yJS9hJwdFfLDf/?lang=pt# Acesso em: 04 abr. 2024.
- KRAUSE, Ester velar. O Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura de Matemática: um estudo sobre a formação de futuros professores. 2015. 177f. Dissertação (Mestrado de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação/UFPEL. Disponível em: http://guaiaca.UFPEL.edu.br:8080/handle/prefix/2896 Acesso em: 04 abr. 2024.
- LEITE, Vanessa Caldeira. A constituição do eu-docente na formação inicial através dos Estágios Supervisionados. 2014.193f. Tese de doutorado em Educação – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em: http://guaiaca.UFPEL.edu.br:8080/handle/ri/2789 Acesso em: 04 abr. 2024.
- BOTO, Carlota. António Nóvoa: uma vida para a educação. Educação e Pesquisa [online]. 2018, v. 44. [Recurso online] Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/KJRqxNkmd9TpR5KH6g3fZhD/?lang=pt# Acesso em: 04 abr. 2024.