Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO D (ECS D)
CÓDIGO
11270120
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Vivenciar o conjunto de atividades da atuação do professor de matemática em uma escola pública da educação básica, envolvendo interação com a comunidade escolar, o planejamento, a regência, a socialização, a reflexão e a avaliação das práticas com o ensino de Matemática no Ensino Médio. Proporcionar a vivência de práticas de ensino em colaboração entre a Escola e a Universidade, principalmente em relação à disciplina de Matemática do Ensino Médio. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade.
Objetivos
Objetivo Geral:
Observar, planejar, lecionar e avaliar aulas de matemática no Ensino Médio em uma escola da Educação Básica.● Observar aulas em uma turma no Ensino Médio;
● Planejar aulas de matemática com conteúdo adequados para o Ensino Médio a partir do contexto observado e experimentado com o professor titular da turma, considerando os Documentos Oficiais, as orientações da Escola e as discussões didático-metodológicas para o ensino da disciplina;
● Exercer a docência em matemática em uma turma do Ensino Médio;
● Socializar, refletir, analisar e avaliar as práticas de ensino desenvolvidas no estágio do Ensino Médio;
● Realizar avaliações com a turma de estudantes em que praticou o exercício docente;
● Planejar e vivenciar ações de extensão;
● Elaborar um relatório que contemple a análise e reflexão das atividades realizadas no estágio.
Conteúdo Programático
● Observação de forma crítica do ambiente escolar e das aulas em uma turma do Ensino Médio;
● Prática docente em uma turma de matemática do Ensino Médio;
● Elaboração de Planos de aulas com conteúdo adequados para o Ensino Médio, a partir do contexto observado;
● Planejar e vivenciar ações de extensão;
● Elaboração e entrega de um relatório de estágio que contemple as atividades realizadas na regência de estágio.
● Prática docente em uma turma de matemática do Ensino Médio;
● Elaboração de Planos de aulas com conteúdo adequados para o Ensino Médio, a partir do contexto observado;
● Planejar e vivenciar ações de extensão;
● Elaboração e entrega de um relatório de estágio que contemple as atividades realizadas na regência de estágio.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Matemática: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2012. ISBN 9788563899972. E-book
- LIMA,Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. ESTÁGIO E DOCÊNCIA: diferentes concepções. Revista Poíesis - Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/271147223_ESTAGIO_E_DOCENCIA_DIFERENTES_CONCEPCOES Acesso em: 14 maio 2024.
- POSAMENTIER, Alfred S. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre: AMGH, 2014. ISBN 9788580553680. E-book
Bibliografia Complementar:
- NACARATO, Adair Mendes. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo Autêntica, 2007. ISBN 9788582179086. E-book
- PAIS, Luiz Carlos. Didática da matemática uma análise da influência francesa. 4 ed. São Paulo Autêntica, 2019. (Tendências em educação matemática). ISBN 9788551306642. E-book
- PESTANA, Graziele de Jesus. LIMA, Ângela Maria de Souza. A BNCC do ensino médio no contexto da lei nº 13.145/2017: desafios e perspectivas para as juventudes das escolas públicas. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 40, nº 2, 2019. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/35270/26722 Acesso em: 14 maio 2024.
- SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino médio: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: ArtMed, 2011. ISBN 9788536317281. E-book
- SILVA, Ulisses Dias da e OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. Relações e Habilidades Desenvolvidas no Estágio Supervisionado e sua Importância para Professores de Matemática em Início de Carreira. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2022, v. 36, n. 72 , pp. 431-449. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/twRvDnHJ8swLxQ7Q3tjXvCb/?lang=pt# Acesso em: 14 maio 2024.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
X1 | 2025 / 1 | 10 | 1 |
Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura) Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura) |
CARLA DENIZE OTT FELCHER Professor responsável pela turma LUCIANA CHIMENDES CABRERA Professor Regente |