Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO D (ECS D)
CÓDIGO
11270120
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Vivenciar o conjunto de atividades da atuação do professor de matemática em uma escola pública da educação básica, envolvendo interação com a comunidade escolar, o planejamento, a regência, a socialização, a reflexão e a avaliação das práticas com o ensino de Matemática no Ensino Médio. Proporcionar a vivência de práticas de ensino em colaboração entre a Escola e a Universidade, principalmente em relação à disciplina de Matemática do Ensino Médio. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Observar, planejar, lecionar e avaliar aulas de matemática no Ensino Médio em uma escola da Educação Básica.
● Observar aulas em uma turma no Ensino Médio;
● Planejar aulas de matemática com conteúdo adequados para o Ensino Médio a partir do contexto observado e experimentado com o professor titular da turma, considerando os Documentos Oficiais, as orientações da Escola e as discussões didático-metodológicas para o ensino da disciplina;
● Exercer a docência em matemática em uma turma do Ensino Médio;
● Socializar, refletir, analisar e avaliar as práticas de ensino desenvolvidas no estágio do Ensino Médio;
● Realizar avaliações com a turma de estudantes em que praticou o exercício docente;
● Planejar e vivenciar ações de extensão;
● Elaborar um relatório que contemple a análise e reflexão das atividades realizadas no estágio.

Conteúdo Programático

● Observação de forma crítica do ambiente escolar e das aulas em uma turma do Ensino Médio;
● Prática docente em uma turma de matemática do Ensino Médio;
● Elaboração de Planos de aulas com conteúdo adequados para o Ensino Médio, a partir do contexto observado;
● Planejar e vivenciar ações de extensão;
● Elaboração e entrega de um relatório de estágio que contemple as atividades realizadas na regência de estágio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Matemática: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2012. ISBN 9788563899972. E-book
  • LIMA,Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. ESTÁGIO E DOCÊNCIA: diferentes concepções. Revista Poíesis - Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/271147223_ESTAGIO_E_DOCENCIA_DIFERENTES_CONCEPCOES Acesso em: 14 maio 2024.
  • POSAMENTIER, Alfred S. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre: AMGH, 2014. ISBN 9788580553680. E-book

Bibliografia Complementar:

  • NACARATO, Adair Mendes. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo Autêntica, 2007. ISBN 9788582179086. E-book
  • PAIS, Luiz Carlos. Didática da matemática uma análise da influência francesa. 4 ed. São Paulo Autêntica, 2019. (Tendências em educação matemática). ISBN 9788551306642. E-book
  • PESTANA, Graziele de Jesus. LIMA, Ângela Maria de Souza. A BNCC do ensino médio no contexto da lei nº 13.145/2017: desafios e perspectivas para as juventudes das escolas públicas. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 40, nº 2, 2019. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/35270/26722 Acesso em: 14 maio 2024.
  • SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino médio: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: ArtMed, 2011. ISBN 9788536317281. E-book
  • SILVA, Ulisses Dias da e OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. Relações e Habilidades Desenvolvidas no Estágio Supervisionado e sua Importância para Professores de Matemática em Início de Carreira. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2022, v. 36, n. 72 , pp. 431-449. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/twRvDnHJ8swLxQ7Q3tjXvCb/?lang=pt# Acesso em: 14 maio 2024.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
X1 2025 / 1 10 1 Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
CARLA DENIZE OTT FELCHER
Professor responsável pela turma

LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Herval (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Itaqui (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Ibaiti (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Balneário Pinhal (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Quaraí (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Picada Café (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Sapiranga (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Serafina Corrêa (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Três Passos (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Rosário do Sul (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Agudo (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Gramado (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Gravataí (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Mostardas (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Sobradinho (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Canguçu (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Esteio (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo São Sepé (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Tapejara (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Três de Maio (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Pinheiro Machado (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Matemática - Polo Piratini (Licenciatura)

Página gerada em 15/06/2025 06:10:51 (consulta levou 0,548545s)