Nome do Servidor
NEIVA AFONSO OLIVEIRA
Matrícula SIAPE
1516782
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
22/12/2005
Data de ingresso na UFPel
22/12/2005
Data de ingresso no cargo
01/03/2013
Cargo
Professor do Magistério Superior
Classe / Nível
8 / 801
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

Resumo

Neiva Afonso Oliveira é doutora em Filosofia pela PUC-RS, em 2004. Atualmente, é professora titular da Universidade Federal de Pelotas; é professora do Programa de Pós-Graduação, credenciada na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. Entre suas principais publicações estão os livros "Rousseau e Rawls: contrato em duas vias" (Edipucrs, 2000), "Fides et Ratio: Festschrift em homenagem a Cláudio Neutzling" (EDUCAT, 2003) e "Propriedade e Democracia Liberal: um estudo estribado em Crawford Brough Macpherson" (Edipucrs, 2004). Publicou ainda diversos capítulos de livros e artigos em periódicos científicos. Suas áreas prioritárias de pesquisa são a Filosofia Política e a Filosofia da Educação.

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2004)
Mestrado em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1999)
Graduação em Filosofia (Universidade Católica de Pelotas, 1986)
Graduação em Pedagogia (Universidade Federal do Pampa, 2021)

Áreas de atuação

Filosofia - Filosofia Política
Filosofia - Ética
Teoria Política - Teoria Política Moderna
Teoria do Direito - Filosofia do Direito
Fundamentos da Educação - Filosofia da Educação

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Paradigmas filosóficos na educação: perspectivas para pensar a educação e formação humanasCOORDENADOR DO PROJETO03/08/201902/08/20218
Filosofia, Literatura, Educação e Formação HumanaCOORDENADOR DO PROJETO01/07/202131/12/20288
Filosofia, Educação e Arte como mecanismos de democratização: uma proposta pedagógica para pensar o cidadão e seus processos formativos01/01/202201/01/202648
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
Diálogos - Educação Popular e Práxis Social07/03/202206/03/20262
Diálogos - Educação Popular e Práxis Social10/05/201708/05/202121
III Workshop Filosofia, Educação e Práxis SocialCOORDENADOR DO PROJETO30/11/202018/12/20206
Tempos de pandemia e seus impactos: diálogos e conversações em Filosofia da EducaçãoCOORDENADOR DO PROJETO22/06/202013/11/20208
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
Ciclo de Estudos sobre Educação Ambiental: as dimensões da crise socioambiental na contemporaneidade05/04/202230/09/20228
Laboratório de Leituras da obra de Jean-Jacques RousseauCOORDENADOR DO PROJETO22/06/202012/09/20208

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2024/219PRÁTICA DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2024/201L.D.: LEITURAS DE FILOSOFIA MODERNA DA EDUCAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
51+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2024/101S. A HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
51+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2024/122PRÁTICA DE PESQUISA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:20 - 15:10
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2023/223PRÁTICA DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2023/201SEMINÁRIO DE PESQUISA III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA19:00 - 19:50
17+0Educação (Doutorado)

* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.

Contatos

 

 

Página gerada em 21/12/2024 13:12:37 (consulta levou 0,512051s)