Nome do Projeto
Filosofia, Educação e Arte como mecanismos de democratização: uma proposta pedagógica para pensar o cidadão e seus processos formativos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/01/2022 - 01/01/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O tripé que sustenta a base da formação e do papel da universidade perante a sociedade consiste em Ensino, Pesquisa e Extensão. Nesse sentido, há a necessidade de se planejar estratégias viáveis para a consolidação destas três esferas, igualmente relevantes na vida acadêmica.
Assim, no período em questão, o planejamento prevê o desenvolvimento de um projeto unificado, abrangendo diversas ações, com graus diferentes de inserção em cada uma delas.
Com relação às articulações do projeto com as atividades de extensão, cabe destacar alguns aspectos, também presentes no corpo do projeto. Desta forma, vale frisar que será dada prioridade ao incentivo à pesquisa na área da Filosofia da Educação e suas interlocuções com a Estética, em geral.
O projeto se insere no rol de pesquisas sendo desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas FEPráxiS (Filosofia, Educação e Práxis Social) e pode contar com a colaboração de estudantes de graduação e de pós-graduação, proporcionando oportunidades de aprendizado a pesquisadores iniciantes e/ou em formação.
Objetivo Geral
Extrair reflexões que visem ampliação da compreensão acerca das relações entre filosofia, arte e educação; bem como proporcionar vivências significativas que edifiquem ideias a respeito dos processos formativos vivenciados individual e coletivamente.
Justificativa
Filosofia e Educação não são campos isolados e distantes um do outro. Não há educação ou formação que não necessitem de pensamentos, seja na criação de novos conceitos ou na reflexão crítica de conceitos já existentes, instrumentais de trabalho da Filosofia, seja na própria prática docente, onde o professor pode assumir o papel de um sujeito que pensa e avalia sua própria prática.
A Filosofia, em si, não se restringe a uma produção “morta”, em que simplesmente são estudadas as obras clássicas dos filósofos profissionais. Mais do que isto, se propõe a ser “viva”, a ser experienciada. Sendo assim, viver a Filosofia significa fazer valer seus métodos e suas inquietações. Embora os instrumentos de trabalho da Filosofia sejam os textos filosóficos, vale lembrar que a leitura de textos, requer, assim, o exercício do filosofar. Não se trata de uma leitura passiva, sem atitudes e ensinamentos. A leitura de textos filosóficos, presente e motor no/do exercício do filosofar, consiste em uma experiência singular, que se apresenta de maneira formativa ao indivíduo, ensinando inúmeras lições a serem aprendidas.
A atenção aos escritos filosóficos, atrelada ao exercício do filosofar, pode ser desenvolvida de várias maneiras. Há aqueles sujeitos que conseguem estudar e praticar Filosofia de maneira autodidata. Entretanto, há de se concordar que um espaço direcionado ao debate de textos filosóficos e ao desenvolvimento do exercício do filosofar aparece como um diferencial no modelo formativo que se está sendo ofertado ou sugerido.
Ademais, o projeto justifica-se em função de suas interocuções com o campo da arte e, mais especificamente, da música enquanto impulso para o filosofar e para a formação humana.
Vivemos tempos envoltos em confrontos. Os embates teóricos muitas vezes revelam diferentes posturas diante do mundo e projetos filosófico-políticos irreconciliáveis. Por um lado, permanece viva a expectativa de que é possível compreender e articular complexas estruturas para que se possa, no presente, organizar o futuro. Para tanto, julga-se indispensável pensar os fragmentos, ou seja, permitir-se, por ora, entregar-se ao campo da subjetividade para fazer emergir o pensar racional, filosófico, pedagógico, crítico.
Percebe-se, por meio do olhar da Filosofia, o quanto a dicotomia cartesiana, que separava corpo e mente e que entendia que a racionalidade era superior às emoções, encontra-se defasada. A problematização das prescrições que se impõem em relação à conduta educativa na sociedade atual, que pretendemos aqui investigar, dá-se a partir de experiências sensíveis, sensoriais, sonoras – através da Música. Diante das questões estabelecidas, pretendemos demonstrar que a Estética, enquanto campo da Filosofia, pode contribuir para pensarmos a Educação em sua ampla dimensão.
Além do já exposto, justifica-se ainda o projeto como consolidação interna do Grupo de Pesquisa “Filosofia, Educação e Práxis Social”, da mesma Instituição que sedia os diferentes Grupos de Pesquisa, bem como pela possibilidade de estreitar os vínculos do Grupo com pesquisadores e instituições estrangeiras.
A Filosofia, em si, não se restringe a uma produção “morta”, em que simplesmente são estudadas as obras clássicas dos filósofos profissionais. Mais do que isto, se propõe a ser “viva”, a ser experienciada. Sendo assim, viver a Filosofia significa fazer valer seus métodos e suas inquietações. Embora os instrumentos de trabalho da Filosofia sejam os textos filosóficos, vale lembrar que a leitura de textos, requer, assim, o exercício do filosofar. Não se trata de uma leitura passiva, sem atitudes e ensinamentos. A leitura de textos filosóficos, presente e motor no/do exercício do filosofar, consiste em uma experiência singular, que se apresenta de maneira formativa ao indivíduo, ensinando inúmeras lições a serem aprendidas.
A atenção aos escritos filosóficos, atrelada ao exercício do filosofar, pode ser desenvolvida de várias maneiras. Há aqueles sujeitos que conseguem estudar e praticar Filosofia de maneira autodidata. Entretanto, há de se concordar que um espaço direcionado ao debate de textos filosóficos e ao desenvolvimento do exercício do filosofar aparece como um diferencial no modelo formativo que se está sendo ofertado ou sugerido.
Ademais, o projeto justifica-se em função de suas interocuções com o campo da arte e, mais especificamente, da música enquanto impulso para o filosofar e para a formação humana.
Vivemos tempos envoltos em confrontos. Os embates teóricos muitas vezes revelam diferentes posturas diante do mundo e projetos filosófico-políticos irreconciliáveis. Por um lado, permanece viva a expectativa de que é possível compreender e articular complexas estruturas para que se possa, no presente, organizar o futuro. Para tanto, julga-se indispensável pensar os fragmentos, ou seja, permitir-se, por ora, entregar-se ao campo da subjetividade para fazer emergir o pensar racional, filosófico, pedagógico, crítico.
Percebe-se, por meio do olhar da Filosofia, o quanto a dicotomia cartesiana, que separava corpo e mente e que entendia que a racionalidade era superior às emoções, encontra-se defasada. A problematização das prescrições que se impõem em relação à conduta educativa na sociedade atual, que pretendemos aqui investigar, dá-se a partir de experiências sensíveis, sensoriais, sonoras – através da Música. Diante das questões estabelecidas, pretendemos demonstrar que a Estética, enquanto campo da Filosofia, pode contribuir para pensarmos a Educação em sua ampla dimensão.
Além do já exposto, justifica-se ainda o projeto como consolidação interna do Grupo de Pesquisa “Filosofia, Educação e Práxis Social”, da mesma Instituição que sedia os diferentes Grupos de Pesquisa, bem como pela possibilidade de estreitar os vínculos do Grupo com pesquisadores e instituições estrangeiras.
Metodologia
As atividades de pesquisa deverão privilegiar a investigação bibliográfica e a abordagem qualitativa, analítica e sintética, condizente com os métodos de tradição filosófica. A pesquisa bibliográfica, em seu sentido mais estrito, deverá ser qualificada por diferentes modalidades de discussões e ampliações coletivas.
Em relação ao ensino, serão ofertadas disciplinas específicas, bem como criados espaços de grupos de estudos. O conhecimento dos referenciais teóricos que embasarão a pesquisa será relevante na compreensão da prática docente desenvolvida nas escolas públicas de Pelotas e viabilizará pesquisas futuras. Sob a perspectiva da iniciação científica, o desenvolvimento das atividades previstas possibilitará ao aluno bolsista a vivência da co-participação na organização de um evento científico. Também visa a publicação dos resultados em congressos científicos, contribuindo para a divulgação da pesquisa realizada na Faculdade de Educação, da UFPel.
Espera-se contribuir com a formação docente de professores atuantes, vigilantes e aptos a exercerem seus papéis de partícipes dos processos político-pedagógicos.
No que tange à extensão, serão proporcionados eventos, abertos à comunidade, em que se intenciona promover espaços formativos, de modo a pensar as relações entre filosofia, arte e educação.
O projeto visa perceber intersecções entre a Arte e a Filosofia, e valorizá-las como elementos imprescindíveis na construção da subjetividade e da formação humana. Assim, espera-se analisar, em especial, a Música como Bildung e percebê-la, enquanto linguagem, como propulsora do filosofar. Serão estudados aspectos da seara da Filosofia da Música e suas potencialidades para a Educação.
A Literatura, o Cinema, o Teatro, a Dança e as Artes Visuais também poderão integrar focos de estudo para análise estética e de percebimento da íntima ligação entre Arte e Filosofia na formação das potencialidades humanas.
Pretende-se extrair do construto teórico de Jean-Jacques Rousseau, em especial de seus escritos sobre a Música Moderna, um conjunto de categorias capazes de contribuir na composição de um referencial teórico para refletir sobre a temática da Educação nos dias atuais.
O projeto será desenvolvido através de diferentes estratégias de ações, cada uma delas com diferentes graus de inserção e de abordagens a serem desenvolvidas, respeitando suas peculiaridades.
Em relação ao ensino, serão ofertadas disciplinas específicas, bem como criados espaços de grupos de estudos. O conhecimento dos referenciais teóricos que embasarão a pesquisa será relevante na compreensão da prática docente desenvolvida nas escolas públicas de Pelotas e viabilizará pesquisas futuras. Sob a perspectiva da iniciação científica, o desenvolvimento das atividades previstas possibilitará ao aluno bolsista a vivência da co-participação na organização de um evento científico. Também visa a publicação dos resultados em congressos científicos, contribuindo para a divulgação da pesquisa realizada na Faculdade de Educação, da UFPel.
Espera-se contribuir com a formação docente de professores atuantes, vigilantes e aptos a exercerem seus papéis de partícipes dos processos político-pedagógicos.
No que tange à extensão, serão proporcionados eventos, abertos à comunidade, em que se intenciona promover espaços formativos, de modo a pensar as relações entre filosofia, arte e educação.
O projeto visa perceber intersecções entre a Arte e a Filosofia, e valorizá-las como elementos imprescindíveis na construção da subjetividade e da formação humana. Assim, espera-se analisar, em especial, a Música como Bildung e percebê-la, enquanto linguagem, como propulsora do filosofar. Serão estudados aspectos da seara da Filosofia da Música e suas potencialidades para a Educação.
A Literatura, o Cinema, o Teatro, a Dança e as Artes Visuais também poderão integrar focos de estudo para análise estética e de percebimento da íntima ligação entre Arte e Filosofia na formação das potencialidades humanas.
Pretende-se extrair do construto teórico de Jean-Jacques Rousseau, em especial de seus escritos sobre a Música Moderna, um conjunto de categorias capazes de contribuir na composição de um referencial teórico para refletir sobre a temática da Educação nos dias atuais.
O projeto será desenvolvido através de diferentes estratégias de ações, cada uma delas com diferentes graus de inserção e de abordagens a serem desenvolvidas, respeitando suas peculiaridades.
Indicadores, Metas e Resultados
- Proporcionar momentos de vivências estéticas, através da Música, que sirvam de impulso para o pensar filosófico da Educação e de suas problemáticas;
- Publicar artigos científicos, em periódicos ou capítulos de livros;
- Extrair do construto teórico de Jean-Jacques Rousseau um conjunto de categorias capazes de contribuir na composição de um referencial teórico para refletir sobre a temática da Educação nos dias atuais;
- Contribuir com os processos formativos de pesquisadores de graduação e pós-graduação, bem como oferecer momentos de formação continuada para professores da Educação Básica;
- Desenvolver ações extencionistas, abertas á comunidade pelotense e da região, em geral;
- Desenvolver ações de ensino.
- Publicar artigos científicos, em periódicos ou capítulos de livros;
- Extrair do construto teórico de Jean-Jacques Rousseau um conjunto de categorias capazes de contribuir na composição de um referencial teórico para refletir sobre a temática da Educação nos dias atuais;
- Contribuir com os processos formativos de pesquisadores de graduação e pós-graduação, bem como oferecer momentos de formação continuada para professores da Educação Básica;
- Desenvolver ações extencionistas, abertas á comunidade pelotense e da região, em geral;
- Desenvolver ações de ensino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE NEVES SAPPER | |||
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | |||
AMANDA MIRANDA DO CARMO | |||
ANA CAROLINA REINALDO DOS SANTOS | |||
ANA PAULA GONÇALVES ARAUJO | |||
ANA PAULA GRELLERT | |||
ANDREI CESAR CORREA GONZALES | |||
ANGELA MARIA PACHON ELIAS | |||
ANGELA MOREIRA VITORIA | |||
ANNA GIULIA MORETTI ALVARENGA | |||
AVELINO DA ROSA OLIVEIRA | |||
AYRA FILIPE OSCHIRO DE JESUS | |||
Alexandre Reinaldo Protasio | |||
Ana Isabel de Oliveira Maestri | |||
Antônio Joaquim Severino | |||
BIBIANA DE LEON SEDREZ | |||
BRENDA ABREU RITTA | |||
BRUNA DA SILVA LOUZADA | |||
BRUNO DA ROSA DA COSTA | |||
Bianca Moreira Caetano | |||
Bruno Salvador Metzelthin | |||
CAMILA XAVIER VIEIRA | |||
CARLA ARAUJO DE MACEDO NOGUEIRA | |||
CARLOS ALBERTO JARDIM COGOY | |||
CARLOS JOSÉ DE AZEVEDO MACHADO | |||
CARMEN BEATRIZ SILVA DE CASTRO | |||
CAROLINE BLANK MESQUITA | |||
CAROLINE MELO ARMESTO | |||
CAROLINE PISANE ALVES PELEGRINOTTI | |||
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA | |||
CHAIANA BRAVOS ACOSTA | |||
CHELSEA COUTO RODRIGUES | |||
CILENE ESPINDOLA FREIRE | |||
CLARA COUTO FERREIRA | |||
DANIELA RODRIGUES BRIZOLARA | |||
DANIELE DEMERTINE THOMASINI | |||
DEBORA BRAGA GUTKNECHT | |||
DINAY DOS PASSOS PRESTES | |||
DIULIA HELLVIG DIETRICH | |||
Dalva Maria Vighi | |||
Dirlei de Azambuja Pereira | 11 | ||
EDSON PONICK | |||
EDUARDA KASTER NEUTZLING | |||
ELIAS KRUGER ALBRECHT | |||
ELIZE TORBES DE LEMOS | |||
ELIZE TORBES DE LEMOS | |||
Elisabete de Avila Cezar | |||
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA | |||
FABRIZIA BORGES DUARTE | |||
FATIMA CAVALHEIRO COSTA | |||
FERNANDA DUTRA SILVEIRA | |||
FRANCIELE CORVELLO DA SILVEIRA | |||
FRANCIELE VAZ DE OLIVEIRA | |||
FRANCINE NUNES DE SOUZA | |||
Fausto dos Santos Amaral Filho | |||
GABRIEL OLIVEIRA DA SILVA | |||
GILNEI FARIAS SOUZA | |||
GILSON HARTWIG JUNIOR | |||
GIOVANI DE SOUZA BARBOSA | |||
GOMERCINDO GHIGGI | |||
HELEN RODRIGUES OLIVEIRA | |||
INDIARA DOS SANTOS DIAS | |||
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI | |||
Isadora Carriconde Ribeiro | |||
JAQUELINE LAKMAN ALMEIDA | |||
JEAN CARLOS GULARTE | |||
JOAO VICTOR OLIVEIRA DE OLIVEIRA | |||
JOÃO ALBERTO DOS SANTOS FERREIRA FILHO | |||
JOÃO PEDRO FERREIRA DOS SANTOS | |||
Joriê Brum da Rocha | |||
Josoela Cenci Guedes | |||
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG | |||
KARINE CAVALHEIRO DE LIMA | |||
KAROLINE SEYFFERT CRUGER | |||
KASSANDRA DE MOURA | |||
KEIMILLY MAKIELLY DA SILVA ROSA | |||
KELIN VALEIRAO | |||
KELLY WENDT | |||
KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA | |||
LAIRA FERREIRA DE CAMPOS | |||
LAURA SILVA COSTA | |||
LAUREN GOULART BRITO | |||
LEONOR GULARTE SOLER | |||
LETICIA HARDTKE SCHWANKE | |||
LETÍCIA MARIA PASSOS CORRÊA | 112 | ||
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ | |||
LISANDRA FERREIRA JARDIM | |||
LISANDRA FERREIRA JARDIM | |||
LISANDRA FERREIRA JARDIM | |||
LISIÂNI COELHO | |||
LUCIA HELENA FIALHO PEREIRA DA SILVEIRA | |||
Leandro Macedo DAvila | |||
Lia VERA TOMÁS | |||
MAILA MADRUGA DA ROSA | |||
MANOELLA BOETEGE MARTINS | |||
MARCIA ELIANE SILVA OLIVEIRA | |||
MARCIELA DA SILVA MATTOS | |||
MARIANA BARROS DA SILVA | |||
MARIANA LUÍZA NEY PRADO | |||
MARIANA MIRANDA DA SILVA | |||
MARTHINA SOUZA DA SILVA | |||
MATHEUS CAMARGO LONGHI | |||
MAURO CESAR ARAUJO GERI | |||
MELLANY NUNES FERREIRA | |||
MIRELA TERESINHA BANDEIRA SILVA MORAES | |||
MISAEL DOS ANJOS FERREIRA | |||
Marcelo Barros de Borba | |||
Maria Cândida Silva de Souza Silva | |||
Mayara Cristina Vargas | |||
NATANI BIERHALS WITH | |||
NATHALIA COIMBRA LEMONS | |||
NEI JAIRO FONSECA DOS SANTOS JÚNIOR | |||
NEIVA AFONSO OLIVEIRA | 48 | ||
NEYHA GUEDES DARIVA | |||
NILVO LOPES DA ROSA JUNIOR | |||
NIVIA CELOI BARRAGAN FERREIRA | |||
Natalia Paola Jorge Ferreira | |||
PAOLA OLIVEIRA BRUNO | |||
PATRICIA MELLO MARTINS | |||
PATRICK DE LIMA FARIAS | |||
PATRÍCIA DA SILVA LUIZ | |||
PATRÍCIA MACHADO LISBOA | |||
PAULO EDUARDO DIAS TADDEI | |||
PRISCILA BORGES SILVEIRA | |||
RAFAEL MENDES | |||
RAFAEL SANTOS DA ROSA | |||
RAFAELA NOGUEIRA DA SILVA | |||
RAFAELLA DE CANTES DEGANI | |||
RAUL DOMINGOS NUNES DIAS | |||
RENATA PATZLAFF NEUENFELD | |||
RITA DE CASSIA TAVARES MEDEIROS | |||
RITA DE CÁSSIA GRECCO DOS SANTOS RINALDI | |||
ROBENSON AZOR | |||
RODRIGO DE CASTRO LIMA | |||
Raimundo José Barros Cruz | |||
Roselaine Trevisol Dutra | |||
Rui Miguel Antunes Ribeiro | |||
SANDRA ESPINOSA ALMANSA | |||
SHEILA DOS SANTOS CARRILHO | |||
SIMONE ZARICHTA RAKULOSKI | |||
STEFANIE GRUPPELLI KURZ | |||
STELLA MARIS MOREIRA | |||
STHEFANIE LAUTENSCHLAGER PEVERADA | |||
TATIANI BEATRIS SILVA DA SILVA | |||
THIAGO COSTA PERDIGÃO | |||
Tamires Pinheiro da Rosa | |||
URSULA ROSA DA SILVA | |||
VALERIA DOS SANTOS PEREIRA | |||
VALMIRO PEREIRA MACHADO JUNIOR | |||
VANDERLEI GULARTE FARIAS | |||
VANDERLEI GULARTE FARIAS | |||
VITORIA RIBEIRO NASCIMENTO | |||
Vera Saldanha Fernandes | |||
WAGNER PIRES DA SILVA | |||
WANDERLANE DE FARIAS CAETANO | |||
YAGO JOSE VIEIRA RODRIGUES | |||
ÁLVARO VEIGA JÚNIOR | |||
Ângelo Hentz Cappellari |