Nome do Projeto
Elaboração de um Manual de Boas Práticas para a Indústria Pesqueira
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Resumo
Boas Práticas são procedimentos necessários para a obtenção de alimentos inócuos e saudáveis, que devem ser adotadas por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária vigente (BRASIL, 1997). A portaria no 368 de 04 de setembro de 1997, do Ministério da Agricultura Pecuária e Estabelecimento (MAPA) aprova um Regulamento Técnico sobre as condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Elaboradores/Industrializadores de Alimentos (BRASIL, 1993).
Neste sentido e considerando que a produção de pescado tem relevância no contexto brasileiro e por ser um produto que se deteriora com muita facilidade, a elaboração de um manual de boas práticas irá fazer que a área de inspeção de pescado possa ser mais conhecida pelos acadêmicos que irão participar do projeto de ensino. Neste manual serão abordados assuntos relacionados à captura, manipulação, transporte, descarga, processamento industrial, estocagem, distribuição e comercialização.
Práticas inadequadas de manipulação, utilização de matérias-primas contaminadas, falta de higiene durante a preparação dos alimentos, além de equipamentos e estrutura operacional deficiente, podem levar a contaminação do produto final e desta forma procedimentos adequados baseado em instruções adequadas de boas práticas podem minimizar os riscos de eventuais problemas e com isso atender a legislação vigente (ANVISA, 2002).
Objetivo Geral
Elaborar um manual de boas práticas para a indústria pesqueira e desta forma promover a discussão interdisciplinar de temas relacionados a diferentes projetos envolvendo a área de Inspeção de Pescados e Derivados.
Justificativa
Permitir aos acadêmicos a discussão de temas relacionados a área de inspeção de pescados.
É importante mencionar que no curriculum do curso de Medicina Veterinária da UFPel, as disciplinas relacionadas à área de inspeção de produtos de origem animal são cursadas no último semestre do curso (segundo o Plano Político Pedagógico do Curso de Medicina Veterinária da UFPel, de 2009), o que muitas vezes leva ao desconhecimento por parte do acadêmico das atividades desenvolvidas por profissionais dessas áreas.
Considerando ainda as poucas oportunidades de apresentação e discussão de trabalhos na área de Inspeção de Pescados e Derivados e com isso poder enfatizar a importância de atividades extracurriculares de ensino como a proposta pelo projeto de "Elaboração de um Manual de Boas Práticas para a Indústria Pesqueira", que proporcionará aos estudantes obter informações relevantes sobre a área selecionada.
Tendo em vista a importância da formação continuada para a integralização da formação acadêmica, o projeto de ensino vem como ferramenta para fomentar a educação e integrar os estudantes de diferentes cursos.
É importante mencionar que no curriculum do curso de Medicina Veterinária da UFPel, as disciplinas relacionadas à área de inspeção de produtos de origem animal são cursadas no último semestre do curso (segundo o Plano Político Pedagógico do Curso de Medicina Veterinária da UFPel, de 2009), o que muitas vezes leva ao desconhecimento por parte do acadêmico das atividades desenvolvidas por profissionais dessas áreas.
Considerando ainda as poucas oportunidades de apresentação e discussão de trabalhos na área de Inspeção de Pescados e Derivados e com isso poder enfatizar a importância de atividades extracurriculares de ensino como a proposta pelo projeto de "Elaboração de um Manual de Boas Práticas para a Indústria Pesqueira", que proporcionará aos estudantes obter informações relevantes sobre a área selecionada.
Tendo em vista a importância da formação continuada para a integralização da formação acadêmica, o projeto de ensino vem como ferramenta para fomentar a educação e integrar os estudantes de diferentes cursos.
Metodologia
Serão realizadas semanalmente (quarta-feira) reuniões nas dependências do laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal - LIPOA, da Faculdade de Veterinária, da Universidade Federal de Pelotas. As reuniões terão uma duração de 50 minutos, tendo início as 13:00 e estas serão utilizadas para discutir os assuntos referentes ao manual. Na primeira reunião será escolhido um acadêmico que terá a função de organizar o material que os demais alunos participantes do manual irão preparar.
A cada reunião um dos participantes deverá elaborar uma apresentação sobre o assunto que vem desenvolvendo e este será referente ao manual proposto. A participação no projeto de ensino será voluntária e envolvendo diversos acadêmicos, onde apenas será estabelecido como mencionado o aluno que irá organizar o manual e os demais participantes serão responsáveis cada um pela elaboração dos capítulos do manual.
Visitações a indústria de pescado mensalmente pelos participantes responsáveis pela elaboração do manual. Desta forma, os alunos terão um maior subsídio para elaborar o manual de boas práticas. A prática será auxiliada pelo conteúdo teórico e os participantes deverão discutir as não conformidades encontradas e desta forma apresentar uma proposta para a melhoria do estabelecimento visitado.
A cada reunião um dos participantes deverá elaborar uma apresentação sobre o assunto que vem desenvolvendo e este será referente ao manual proposto. A participação no projeto de ensino será voluntária e envolvendo diversos acadêmicos, onde apenas será estabelecido como mencionado o aluno que irá organizar o manual e os demais participantes serão responsáveis cada um pela elaboração dos capítulos do manual.
Visitações a indústria de pescado mensalmente pelos participantes responsáveis pela elaboração do manual. Desta forma, os alunos terão um maior subsídio para elaborar o manual de boas práticas. A prática será auxiliada pelo conteúdo teórico e os participantes deverão discutir as não conformidades encontradas e desta forma apresentar uma proposta para a melhoria do estabelecimento visitado.
Resultados Esperados
Despertar no aluno o interesse pela área de Inspeção de Produtos de Origem Animal, especialmente Inspeção de Pescados.
Contribuir para a formação crítica dos participantes, especialmente nos temas relacionados ao tema proposto. Considerando para isto, o fato de as discussões serem baseadas em conhecer a realidade da Indústria Pesqueira da região e a parte teórica que será elaborada no Manual de Boas Práticas. Desta forma, os alunos poderão levar as não conformidades observadas nos estabelecimentos e estabelecer propostas para a melhoria da indústria pesqueira da região.
Contribuir para a formação crítica dos participantes, especialmente nos temas relacionados ao tema proposto. Considerando para isto, o fato de as discussões serem baseadas em conhecer a realidade da Indústria Pesqueira da região e a parte teórica que será elaborada no Manual de Boas Práticas. Desta forma, os alunos poderão levar as não conformidades observadas nos estabelecimentos e estabelecer propostas para a melhoria da indústria pesqueira da região.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CIBELE KRUMMREICH SCHUMANN | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
CLAUDIO DIAS TIMM | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
EDUARDA HALLAL DUVAL | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
GIOVANNI BETTIN ANSELMO | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
HELENICE GONZALEZ DE LIMA | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
LETÂNIA MARTH WASKOW | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
LETÍCIA ZARNOTT LAGES | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
LISIANE CRUZ DA SILVA | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
MARIA FERNANDA FERNANDES SIQUEIRA | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
NATACHA DEBONI CERESER | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
RITA DE CASSIA DOS SANTOS DA CONCEICAO | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
SUELEN MEDEIROS FURTADO | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |
YURI MARQUES LEIVAS | 1 | 02/05/2016 | 30/12/2016 |