Nome do Projeto
Desenvolvendo Competências Internacionais Através do Ensino Tutorial
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/05/2018 - 09/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O desenvolvimento de ambiência e de habilidades internacionais para graduandos tem sido apontadas como metas do ensino superior, o qual deve estar alinhado com as necessidades mundiais tanto para proporcionar um aumento na capacidade dos cidadãos em resolver os problemas da humanidade, como também para possibilitar que os egressos do sistema de ensino possam atuar em diferentes contextos e realidades. Algumas das dimensões que foram propostas na Minuta do Planejamento Estratégico de Internacionalização da UFPel contemplam a organização e viabilização de um programa tutorado para desenvolvimento de habilidades acadêmicas internacionais para os estudantes da UFPel. Esse programa está sendo organizado junto à Coordenação de Relações Internacionais da UFPel (CRInter), e tem como finalidade a capacitação de estudantes para o desenvolvimento de habilidades internacionais e organização de ações de internacionalização gerando um efeito multiplicador na UFPel.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo geral organizar e viabilizar um programa de ensino tutorado multidisciplinar para desenvolvimento de habilidades acadêmicas internacionais para os estudantes da UFPel.
Justificativa
O desenvolvimento de um Programa Tutorial Integrado para Internacionalização contribuirá significativamente com a difusão da ambiência de internacionalização na comunidade acadêmica da UFPel, sendo que as atividades desenvolvidas nesse projeto desempenharão um papel de grande importância dentro do cenário de opções de atividades complementares para os acadêmicos da UFPel. Os estudantes, com auxilio de tutores realizarão estudos sobre como tornar os currículos dos cursos da UFPel mais alinhados com as necessidades internacionais, sobre a viabilidade de inclusão de temas internacionais em disciplinas, além de realizarem atividades na forma de palestras e mini-cursos para os estudantes da UFPel sobre temas internacionais de interesse geral. Os estudantes participantes no projeto receberão um certificado atestando sua vivência e seu ciclo de estudos em temas internacionais, o
“Certificate of International Merits”.
“Certificate of International Merits”.
Metodologia
Serão selecionados por meio de edital estudantes da UFPel que queiram participar do programa de ensino tutorado multidisciplinar para desenvolvimento de habilidades acadêmicas internacionais. Esses estudantes serão oriundos de diversas unidades acadêmicas da UFPel, e sob tutoria dos servidores e professores participantes do projeto, os estudantes realizarão estudos focais em temas internacionais, e promoverão a difusão dos conceitos estudados para os demais alunos da UFPel. Dentre os temas que serão objeto de estudo e de proposição de atividades específicas, destacam-se o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica, a promoção da inserção de temas internacionais nos currículos acadêmicos, a promoção do ensino de idiomas estrangeiros, a curricularização de atividades realizadas no exterior ou por meio de parcerias internacionais, a produção de material acadêmico (textos, filmes, mídias) para promoção da internacionalização nas unidades acadêmicas da UFPel, a organização de grupos de estudos envolvendo estudantes estrangeiros, dentre outras ações. Os trabalhos e propostas desenvolvidas pelos estudantes participantes diretos do programa de ensino tutorado multidisciplinar para desenvolvimento de habilidades acadêmicas internacionais serão difundidos para os demais estudantes da UFPel através de mídias digitais, palestras, minicursos, e outras ações integrativas.
Resultados Esperados
Os principais resultados esperados com esse projeto são a institucionalização de um programa de formação acadêmica complementar focado no desenvolvimento de habilidades internacionais, os quais poderiam complementar a formação dos estudantes da UFPel em uma dimensão que vai além das especificidades de seus cursos de graduação. Espera-se que esse projeto e o programa de ensino tutorado multidisciplinar para desenvolvimento de habilidades acadêmicas internacionais possa contribuir para a internacionalização dos currículos da UFPel, e com a inserção de temas de interesse global nos currículos de graduação e de pós-graduação.
Como resultados e impactos diretos, espera-se formar um grupo de estudos com ampla habilidade para atuar profissionalmente em cenários e países diversos, e que esse grupo consiga motivar os demais estudantes da UFPel a complementarem seus estudos específicos estudando temas transdisciplinar e de interesse global, como por exemplo, as metas de desenvolvimento sustentável da ONU, e os temas que precisam ser trabalhados para garantir o desenvolvimento da nossa sociedade.
Como resultados e impactos diretos, espera-se formar um grupo de estudos com ampla habilidade para atuar profissionalmente em cenários e países diversos, e que esse grupo consiga motivar os demais estudantes da UFPel a complementarem seus estudos específicos estudando temas transdisciplinar e de interesse global, como por exemplo, as metas de desenvolvimento sustentável da ONU, e os temas que precisam ser trabalhados para garantir o desenvolvimento da nossa sociedade.
Indicadores, Metas e Resultados
Esse projeto de ensino está inserido no contexto do Planejamento Estratégico de Internacionalização da UFPel, e sua implementação é essencial para que a ambiência de internacionalização faça parte do cotidiano da UFPel, complementando assim a formação de nossos discentes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANELISE DA SILVEIRA ALVES | 3 | 06/05/2018 | 09/04/2020 |
ARTHUR ALVES CERVEIRA | 5 | 01/08/2019 | 05/12/2019 |
Amanda Bleggi | 3 | 06/05/2018 | 09/04/2020 |
BENH VICENTE MEDEIROS DE FREITAS | 5 | 01/08/2019 | 05/12/2019 |
CARLOS EDUARDO VETROMILLE BRITO | 4 | 16/08/2018 | 31/10/2018 |
Dominique Brzoskowski Chagas | 4 | 23/08/2018 | 05/12/2019 |
ERIOVAN APARECIDO TOLEDO DE MORAES | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
ESTHEFANI LETTNIN SOARES | 3 | 01/04/2019 | 09/04/2020 |
GABRIEL FEDDERN TIMM | 10 | 16/08/2018 | 13/12/2018 |
GIANA DA SILVEIRA LIMA | 1 | 06/05/2018 | 09/04/2020 |
GIOVANA TARQUINIO DEMARCO | 4 | 23/08/2018 | 13/12/2018 |
GUILHERME CARVALHO DA ROSA | 1 | 06/05/2018 | 09/04/2020 |
HENRIQUE VIEIRA TOZZI | 2 | 06/05/2018 | 15/08/2018 |
JOSUÉ BARBOSA SOUSA | 4 | 01/08/2019 | 17/10/2019 |
JOÃO PEDRO DOS SANTOS LOUZADA | 10 | 09/10/2018 | 09/04/2020 |
KETRIN CRISTINA GABRIEL | 10 | 16/08/2018 | 09/04/2020 |
LAIS RODRIGUES RIOS | 4 | 15/08/2019 | 05/12/2019 |
LARA VEIRAS COLLARES | 3 | 24/09/2018 | 09/04/2020 |
LAÍS APARECIDA MACIEL | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
LEONARDO SANTOS DA ROSA | 2 | 06/05/2018 | 15/08/2018 |
LUIS ANTONIO DE AVILA | 1 | 06/05/2018 | 09/04/2020 |
MARCIA MORALES KLEE | 3 | 06/05/2018 | 09/04/2020 |
MAXIMILIANO SERGIO CENCI | 2 | 06/05/2018 | 09/04/2020 |
MURILO PEREIRA PÉREZ | 4 | 16/08/2018 | 05/12/2019 |
NATHALIA FARIAS BORGES | 4 | 16/08/2018 | 06/12/2018 |
RAFAEL RATTO DE MORAES | 1 | 06/05/2018 | 09/04/2020 |
VINICIUS ZANCHIN BALDISSERA | 20 | 16/08/2018 | 31/12/2018 |
ÁLYSSON ARALDI BOSCHI | 20 | 06/05/2018 | 15/08/2018 |