Nome do Projeto
Monitoria em Educação Matemática
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2018 - 24/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
O Curso de Licenciatura em Matemática é específico para a formação de professores de Matemática, e as disciplinas oriundas do Departamento de Educação Matemática são de suma importância para a constituição do estudante como futuro professor.

Objetivo Geral

Diminuir a evasão e a retenção nas disciplinas ofertadas pelo Departamento de Educação Matemática.

Justificativa

O vínculo profissional traz o sentimento de pertença do aluno ao curso, sendo assim, o acompanhamento de colegas de anos anteriores nas disciplinas específicas de prática oportunizam aos mesmos a diminuição da evasão no curso de Matemática.
Para 2018/1, o DEMAT oferta 13 disciplinas, sendo quatro turmas de Laboratório de Educação Matemática I, duas turmas de Laboratório de Educação Matemática II, uma turma de Laboratório de Educação Matemática III, uma turma de Laboratório de Educação Matemática IV, uma turma de História da Matemática, uma turma de Instrumentação de Ensino de Matemática I, uma turma de Instrumentação de Ensino de Matemática II, duas turmas de Tecnologias para o Ensino de Matemática. Para 2019, além das disciplinas mencionadas, serão ofertadas duas turmas de Introdução à Pesquisa ao Ensino de Matemática.
Nas disciplinas de caráter prático, o acompanhamento de estudantes de outros semestres é indispensável, no sentido de atender aos colegas em questões referentes à análise e construção de materiais didáticos e experimentações.
Nas disciplinas de caráter teórico, o acompanhamento é necessário enquanto oportunidade de discussão entre os pares em questões de sanar dúvidas e diminuir a reprovação.

Metodologia

Estudos em grupo.
Acompanhamento das disciplinas.
Seminário geral com monitores das disciplinas contempladas pelo projeto.
Reunião semanal dos orientadores de monitoria com monitores.
Acompanhamento dos monitores com os colegas.
Seminário semestral de avaliação dos impactos das monitorias das disciplinas.
Seminário final de avaliação do projeto.

Resultados Esperados

Espera-se que o projeto amplie nos estudantes o sentimento de pertença ao curso, cuja profissionalização diminui a evasão, tanto no que toca às disciplinas de caráter prático quanto teórico, nas quais espera-se que o acompanhamento dos estudantes em conjunto com os monitores diminua a reprovação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA130/04/201828/02/2019
ANDRÉIA SELL QUANDT2004/05/201831/12/2018
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES130/04/201824/04/2019
DANIELA STEVANIN HOFFMANN130/04/201824/04/2019
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA130/04/201824/04/2019
DIOGO FRANCO RIOS130/04/201824/04/2019
LETIANE LUDWIG MIELKE2004/05/201831/12/2018
MARCIA SOUZA DA FONSECA130/04/201825/02/2019
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS130/04/201824/04/2019
MÔNICA FALCÃO DUARTE2004/05/201831/12/2018
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES2004/05/201831/12/2018
PATRÍCIA GUTERRES BORGES2004/05/201831/12/2018
ROZANE DA SILVEIRA ALVES130/04/201824/04/2019
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos130/04/201803/09/2018
SILVIA PRIETSCH WENDT130/04/201824/04/2019
TAIANE CARRILHO ROSA2004/05/201830/09/2018
Thais Philipsen Grutzmann230/04/201824/04/2019
VÍTOR DIAS ABELAIRA2001/10/201831/12/2018

Página gerada em 26/04/2024 09:07:37 (consulta levou 0.098415s)