Nome do Projeto
Grupo de Iniciação à Pesquisa (GIP)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2015 - 19/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Direito
Resumo
Desde 2011, o Grupo de Iniciação à Pesquisa - GIP tem sido um marco, principalmente na percepção de acadêmicos, notadamente do direito, mas não exclusivamente restrito a esses, de uma porta de entrada e orientação para o ingresso na pesquisa institucional na UFPEL. Só na Faculdade de Direito, a atuação do Grupo de Iniciação à Pesquisa - GIP fomentou a institucionalização de vários projetos de pesquisa, ensino e extensão pelos professores envolvidos e a expressiva ampliação da participação dos alunos em mostras de graduação, congressos de extensão e eventos científicos, apresentando trabalhos e pôsteres. No Congresso de Iniciação Científica da UFPEL, por exemplo, o Grupo de Iniciação à Pesquisa - GIP conseguiu ampliar de 2 trabalhos em 2010, para quase 50 trabalhos apresentados pelos alunos em 2013. Trata-se, assim, de um projeto que visa continuar instigando os acadêmicos de graduação a desenvolver atividades de pesquisa científica institucional, de modo a habilitá-los no desenvolvimento de estudos com maior aprofundamento teórico, com rigor metodológico e a alcançar soluções aos problemas teóricos e práticos do direito mais assentadas em evidências do que em intuições. A criação deste novo projeto se dá devido à alteração e reestruturação da equipe de trabalho, bem como à finalização das atividades em 2014 e à entrega do relatório final do projeto.
Objetivo Geral
Estimular os acadêmicos de graduação a participar de grupos de estudos e de pesquisa, a fim de que desenvolvam atividades de ensino e pesquisa científica institucional, de modo a habilitá-los à produção de estudos com maior aprofundamento teórico, com rigor metodológico e ao alcance de soluções aos problemas teóricos e práticos do direito mais assentadas em evidências do que em intuições, buscando incrementar o projeto pedagógico de curso.
Justificativa
Muitos alunos, com potencial de estudos mais aprofundados em pesquisa, e com disponibilidade de tempo para participar desses projetos, por vezes não conhecem os processos que podem levar à realização de pesquisas na UFPEL. Assim, a criação do Grupo de Iniciação à Pesquisa - GIP em 2011, e sua nova sequência em 2015, propõe dar informações gerais sobre a pesquisa científica e o ensino na UFPEL e facilitar o reconhecimento dos temas de pesquisa e ensino de cada professor envolvido. Assim, a busca dos estudantes por grupos de estudos e de pesquisa e por um orientador que lhe seja mais adequado é facilitada e ordenada, o que acaba ampliando o número de alunos envolvidos. O Grupo de Iniciação à Pesquisa – GIP, dessa forma, fomenta a formação de grupos de estudos que ampliam as discussões para temas que o estudante não encontra na graduação, mas que o professor é experto em tratar, produzindo estudos mais aprofundados e contribuindo para o melhor aproveitamento do projeto pedagógico do curso.
Metodologia
O projeto será desenvolvido a partir de dois momentos. No primeiro, haverá oficinas temáticas semanais sobre a Pesquisa Científica no Brasil e na UFPEL. As turmas serão compostas de aproximadamente 60 estudantes, previamente inscritos e selecionados pelo critério de maior média no curso.
As oficinas serão dirigidas pelos professores envolvidos no projeto, sendo realizadas nos períodos da tarde, nas salas de aula da Faculdade de Direito. Cada professor envolvido estará responsável por uma ou mais oficinas determinadas, a serem distribuídas antes de se iniciarem os trabalhos.
Alguns dos temas que serão apresentados nas oficinas são os seguintes: A pesquisa na UFPEL – O que é o como fazer um projeto de pesquisa? -Orientações metodológicas; - Normas técnicas e questões éticas na pesquisa científica; -Organização dos estudos; - Elaboração de documentos científicos (resenha, ensaio, artigo, monografias) - Temas pesquisados por professores da Faculdade de Direito da UFPEL; - Eventos científicos; - Interdisciplinaridade.
Terminadas as oficinas, inicia-se o segundo momento da proposta – a participação dos alunos interessados nos projetos de ensino ou pesquisa dos professores, de acordo com a área e temática de interesse. Tendo tomado conhecimento dos caracteres gerais dos grupos de estudos e de pesquisa e dos projetos dos professores, os alunos participarão, respeitado o número de vagas de cada professor, dos grupos de estudos e dos projetos de pesquisa de cada um dos professores, desenvolvendo-se, assim, uma pesquisa na prática a partir do segundo semestre.
As oficinas serão dirigidas pelos professores envolvidos no projeto, sendo realizadas nos períodos da tarde, nas salas de aula da Faculdade de Direito. Cada professor envolvido estará responsável por uma ou mais oficinas determinadas, a serem distribuídas antes de se iniciarem os trabalhos.
Alguns dos temas que serão apresentados nas oficinas são os seguintes: A pesquisa na UFPEL – O que é o como fazer um projeto de pesquisa? -Orientações metodológicas; - Normas técnicas e questões éticas na pesquisa científica; -Organização dos estudos; - Elaboração de documentos científicos (resenha, ensaio, artigo, monografias) - Temas pesquisados por professores da Faculdade de Direito da UFPEL; - Eventos científicos; - Interdisciplinaridade.
Terminadas as oficinas, inicia-se o segundo momento da proposta – a participação dos alunos interessados nos projetos de ensino ou pesquisa dos professores, de acordo com a área e temática de interesse. Tendo tomado conhecimento dos caracteres gerais dos grupos de estudos e de pesquisa e dos projetos dos professores, os alunos participarão, respeitado o número de vagas de cada professor, dos grupos de estudos e dos projetos de pesquisa de cada um dos professores, desenvolvendo-se, assim, uma pesquisa na prática a partir do segundo semestre.
Resultados Esperados
Espera-se, assim: Fomentar o desenvolvimento de grupos de estudos e projetos de pesquisa pelos professores envolvidos; Ampliar o número de alunos participantes em grupos de estudos e projetos de pesquisa na UFPEL; Auxiliar no prosseguimento dos estudos desses alunos em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu; Ampliar a produção científica de alunos e professores.
Indicadores, Metas e Resultados
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Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE FERNANDES GASTAL | 3 | 30/04/2015 | 19/12/2017 |
AMANDA D'ANDRÉA LÖWENHAUPT | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
AMANDA DO NASCIMENTO RODRIGUES | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
ANA CAROLINA PORTOLANI FERNANDES | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
ANA LUÍSA VENTURA SOARES | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
ANA RITA PILOTTO GOMES | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
ANDRESA CHAVES PINTOS | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
BETINA BUCHAIM OSVALDT | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
BRUNA HOISLER SALLET | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
BRUNA QUADROS ORCINA | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
BRUNO ROTTA ALMEIDA | 4 | 30/04/2015 | 19/12/2017 |
CASSIANO VAZ MELO | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
DANIEL DANTAS PEREIRA | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
DÊNIS NEUTZLING BUCHWEITZ | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
EDUARDA HÄRTER GRIS | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
EDUARDO ANTUNES BENEDUZI | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
FERNANDA BESTETTI DE VASCONCELLOS | 3 | 01/01/2016 | 19/12/2017 |
FERNANDO COSTA DE AZEVEDO | 3 | 30/04/2015 | 19/12/2017 |
FERNANDO RAGUZZONI BRUNDO | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
FRANCIELE DE SOUZA CUNHA | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
GABRIEL BRASILEIRO MIRANDA BENATTI | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
GABRIELA NUNES MIILLER | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
GUILHERME CAMARGO MASSAU | 3 | 30/04/2015 | 19/12/2017 |
HELENA BARZONI AZEVEDO | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
HELENA DUTRA XAVIER | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
IAN XAVIER RODRIGUES | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
ISABELA JAHNKE FISCHER | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
ISABELLA MELLO NESS | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
ISADORA DE CARVALHO KUHN | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
IVONE DA GRACA NUNES HOMRICH | 3 | 30/04/2015 | 19/12/2017 |
JANE GOMBAR AZEVEDO OLIVEIRA | 3 | 30/04/2015 | 19/12/2017 |
JULIA BEBER DE CAMARGO | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
JULIA CAMARGO FERRARI | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
JULIANO SOARES AVILA | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
KAROLYNE FERNANDA DIDOMENICO | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
LARA SOPHIA BRUN FERREIRA | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
LAURA GOMES DE BORBA | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
LUCAS BERNER ARMBRUST | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
LUIZA RODRIGUES DOS SANTOS | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
MARCELA DE SOUZA DELFIM | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
MARCELO NUNES APOLINARIO | 3 | 30/04/2015 | 19/12/2017 |
MARCIA RODRIGUES BERTOLDI | 3 | 30/04/2015 | 19/12/2017 |
MARCOS CAPRIO FONSECA SOARES | 3 | 01/01/2016 | 19/12/2017 |
MARIA DAS GRACAS PINTO DE BRITTO | 3 | 01/01/2016 | 19/12/2017 |
MARIANA DE CASTRO PRESTES | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2016 |
MARIANA JUNQUEIRA DE CAMARGO | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
MARTHA BRANCO ARAUJO DE FARIA SANTOS | 3 | 30/04/2015 | 19/12/2017 |
MATEUS FERREIRA SOUZA | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
MATHEUS TEIXEIRA SCHUMACHER | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
MUNIR SALEH SILVA | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
NATALIA MEDEIROS SANTO LEMOS | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
PAOLA ZANETTI RIBEIRO | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
PEDRO HENRIQUE CUNHA CASTANHEIRA | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
RAFAEL ZORZI MERLIN | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
RAQUEL SACCO DOS ANJOS DOS SANTOS | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
RENATA OVENHAUSEN ALBERNAZ | 4 | 30/04/2015 | 19/12/2017 |
ROGÉRIO RAYMUNDO GUIMARÃES FILHO | 20 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
ROSANE APARECIDA RUBERT | 3 | 01/01/2016 | 19/12/2017 |
SILNEY ALVES TADEU | 3 | 30/04/2015 | 19/12/2017 |
THIAGO PINHEIRO DA SILVA | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
VALMOR SCOTT JUNIOR | 3 | 01/01/2016 | 19/12/2017 |
VALÉRIA MENDES PINHEIRO | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
VITOR GABRIEL COIMBRA FARIAS | 2 | 30/04/2015 | 31/12/2015 |
VITOR HUGO SILVA DOS SANTOS JUNIOR | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
VIVIAN PINHEIRO SCHÖNHOFEN | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |
ÂNDREO DA SILVA ALMEIDA | 2 | 13/05/2016 | 31/12/2016 |