Nome do Projeto
Grupo de Iniciação à Pesquisa (GIP)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2015 - 19/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Direito
Resumo
Desde 2011, o Grupo de Iniciação à Pesquisa - GIP tem sido um marco, principalmente na percepção de acadêmicos, notadamente do direito, mas não exclusivamente restrito a esses, de uma porta de entrada e orientação para o ingresso na pesquisa institucional na UFPEL. Só na Faculdade de Direito, a atuação do Grupo de Iniciação à Pesquisa - GIP fomentou a institucionalização de vários projetos de pesquisa, ensino e extensão pelos professores envolvidos e a expressiva ampliação da participação dos alunos em mostras de graduação, congressos de extensão e eventos científicos, apresentando trabalhos e pôsteres. No Congresso de Iniciação Científica da UFPEL, por exemplo, o Grupo de Iniciação à Pesquisa - GIP conseguiu ampliar de 2 trabalhos em 2010, para quase 50 trabalhos apresentados pelos alunos em 2013. Trata-se, assim, de um projeto que visa continuar instigando os acadêmicos de graduação a desenvolver atividades de pesquisa científica institucional, de modo a habilitá-los no desenvolvimento de estudos com maior aprofundamento teórico, com rigor metodológico e a alcançar soluções aos problemas teóricos e práticos do direito mais assentadas em evidências do que em intuições. A criação deste novo projeto se dá devido à alteração e reestruturação da equipe de trabalho, bem como à finalização das atividades em 2014 e à entrega do relatório final do projeto.

Objetivo Geral

Estimular os acadêmicos de graduação a participar de grupos de estudos e de pesquisa, a fim de que desenvolvam atividades de ensino e pesquisa científica institucional, de modo a habilitá-los à produção de estudos com maior aprofundamento teórico, com rigor metodológico e ao alcance de soluções aos problemas teóricos e práticos do direito mais assentadas em evidências do que em intuições, buscando incrementar o projeto pedagógico de curso.

Justificativa

Muitos alunos, com potencial de estudos mais aprofundados em pesquisa, e com disponibilidade de tempo para participar desses projetos, por vezes não conhecem os processos que podem levar à realização de pesquisas na UFPEL. Assim, a criação do Grupo de Iniciação à Pesquisa - GIP em 2011, e sua nova sequência em 2015, propõe dar informações gerais sobre a pesquisa científica e o ensino na UFPEL e facilitar o reconhecimento dos temas de pesquisa e ensino de cada professor envolvido. Assim, a busca dos estudantes por grupos de estudos e de pesquisa e por um orientador que lhe seja mais adequado é facilitada e ordenada, o que acaba ampliando o número de alunos envolvidos. O Grupo de Iniciação à Pesquisa – GIP, dessa forma, fomenta a formação de grupos de estudos que ampliam as discussões para temas que o estudante não encontra na graduação, mas que o professor é experto em tratar, produzindo estudos mais aprofundados e contribuindo para o melhor aproveitamento do projeto pedagógico do curso.

Metodologia

O projeto será desenvolvido a partir de dois momentos. No primeiro, haverá oficinas temáticas semanais sobre a Pesquisa Científica no Brasil e na UFPEL. As turmas serão compostas de aproximadamente 60 estudantes, previamente inscritos e selecionados pelo critério de maior média no curso.
As oficinas serão dirigidas pelos professores envolvidos no projeto, sendo realizadas nos períodos da tarde, nas salas de aula da Faculdade de Direito. Cada professor envolvido estará responsável por uma ou mais oficinas determinadas, a serem distribuídas antes de se iniciarem os trabalhos.
Alguns dos temas que serão apresentados nas oficinas são os seguintes: A pesquisa na UFPEL – O que é o como fazer um projeto de pesquisa? -Orientações metodológicas; - Normas técnicas e questões éticas na pesquisa científica; -Organização dos estudos; - Elaboração de documentos científicos (resenha, ensaio, artigo, monografias) - Temas pesquisados por professores da Faculdade de Direito da UFPEL; - Eventos científicos; - Interdisciplinaridade.
Terminadas as oficinas, inicia-se o segundo momento da proposta – a participação dos alunos interessados nos projetos de ensino ou pesquisa dos professores, de acordo com a área e temática de interesse. Tendo tomado conhecimento dos caracteres gerais dos grupos de estudos e de pesquisa e dos projetos dos professores, os alunos participarão, respeitado o número de vagas de cada professor, dos grupos de estudos e dos projetos de pesquisa de cada um dos professores, desenvolvendo-se, assim, uma pesquisa na prática a partir do segundo semestre.

Resultados Esperados

Espera-se, assim: Fomentar o desenvolvimento de grupos de estudos e projetos de pesquisa pelos professores envolvidos; Ampliar o número de alunos participantes em grupos de estudos e projetos de pesquisa na UFPEL; Auxiliar no prosseguimento dos estudos desses alunos em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu; Ampliar a produção científica de alunos e professores.

Indicadores, Metas e Resultados

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Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE FERNANDES GASTAL330/04/201519/12/2017
AMANDA D'ANDRÉA LÖWENHAUPT213/05/201631/12/2016
AMANDA DO NASCIMENTO RODRIGUES230/04/201531/12/2015
ANA CAROLINA PORTOLANI FERNANDES230/04/201531/12/2015
ANA LUÍSA VENTURA SOARES230/04/201531/12/2015
ANA RITA PILOTTO GOMES230/04/201531/12/2015
ANDRESA CHAVES PINTOS230/04/201531/12/2015
BETINA BUCHAIM OSVALDT230/04/201531/12/2015
BRUNA HOISLER SALLET230/04/201531/12/2015
BRUNA QUADROS ORCINA230/04/201531/12/2015
BRUNO ROTTA ALMEIDA430/04/201519/12/2017
CASSIANO VAZ MELO213/05/201631/12/2016
DANIEL DANTAS PEREIRA213/05/201631/12/2016
DÊNIS NEUTZLING BUCHWEITZ213/05/201631/12/2016
EDUARDA HÄRTER GRIS213/05/201631/12/2016
EDUARDO ANTUNES BENEDUZI230/04/201531/12/2015
FERNANDA BESTETTI DE VASCONCELLOS301/01/201619/12/2017
FERNANDO COSTA DE AZEVEDO330/04/201519/12/2017
FERNANDO RAGUZZONI BRUNDO213/05/201631/12/2016
FRANCIELE DE SOUZA CUNHA230/04/201531/12/2015
GABRIEL BRASILEIRO MIRANDA BENATTI213/05/201631/12/2016
GABRIELA NUNES MIILLER230/04/201531/12/2015
GUILHERME CAMARGO MASSAU330/04/201519/12/2017
HELENA BARZONI AZEVEDO213/05/201631/12/2016
HELENA DUTRA XAVIER230/04/201531/12/2015
IAN XAVIER RODRIGUES213/05/201631/12/2016
ISABELA JAHNKE FISCHER213/05/201631/12/2016
ISABELLA MELLO NESS230/04/201531/12/2015
ISADORA DE CARVALHO KUHN213/05/201631/12/2016
IVONE DA GRACA NUNES HOMRICH330/04/201519/12/2017
JANE GOMBAR AZEVEDO OLIVEIRA330/04/201519/12/2017
JULIA BEBER DE CAMARGO230/04/201531/12/2015
JULIA CAMARGO FERRARI230/04/201531/12/2015
JULIANO SOARES AVILA213/05/201631/12/2016
KAROLYNE FERNANDA DIDOMENICO230/04/201531/12/2015
LARA SOPHIA BRUN FERREIRA230/04/201531/12/2015
LAURA GOMES DE BORBA213/05/201631/12/2016
LUCAS BERNER ARMBRUST213/05/201631/12/2016
LUIZA RODRIGUES DOS SANTOS213/05/201631/12/2016
MARCELA DE SOUZA DELFIM230/04/201531/12/2015
MARCELO NUNES APOLINARIO330/04/201519/12/2017
MARCIA RODRIGUES BERTOLDI330/04/201519/12/2017
MARCOS CAPRIO FONSECA SOARES301/01/201619/12/2017
MARIA DAS GRACAS PINTO DE BRITTO301/01/201619/12/2017
MARIANA DE CASTRO PRESTES230/04/201531/12/2016
MARIANA JUNQUEIRA DE CAMARGO230/04/201531/12/2015
MARTHA BRANCO ARAUJO DE FARIA SANTOS330/04/201519/12/2017
MATEUS FERREIRA SOUZA213/05/201631/12/2016
MATHEUS TEIXEIRA SCHUMACHER230/04/201531/12/2015
MUNIR SALEH SILVA213/05/201631/12/2016
NATALIA MEDEIROS SANTO LEMOS230/04/201531/12/2015
PAOLA ZANETTI RIBEIRO213/05/201631/12/2016
PEDRO HENRIQUE CUNHA CASTANHEIRA213/05/201631/12/2016
RAFAEL ZORZI MERLIN213/05/201631/12/2016
RAQUEL SACCO DOS ANJOS DOS SANTOS213/05/201631/12/2016
RENATA OVENHAUSEN ALBERNAZ430/04/201519/12/2017
ROGÉRIO RAYMUNDO GUIMARÃES FILHO2030/04/201531/12/2015
ROSANE APARECIDA RUBERT301/01/201619/12/2017
SILNEY ALVES TADEU330/04/201519/12/2017
THIAGO PINHEIRO DA SILVA230/04/201531/12/2015
VALMOR SCOTT JUNIOR301/01/201619/12/2017
VALÉRIA MENDES PINHEIRO230/04/201531/12/2015
VITOR GABRIEL COIMBRA FARIAS230/04/201531/12/2015
VITOR HUGO SILVA DOS SANTOS JUNIOR213/05/201631/12/2016
VIVIAN PINHEIRO SCHÖNHOFEN213/05/201631/12/2016
ÂNDREO DA SILVA ALMEIDA213/05/201631/12/2016

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