Nome do Projeto
Formação dos professores das classes de apoio pedagógico da rede pública municipal de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/09/2018 - 30/03/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
A rede municipal de ensino de Pelotas implantou o apoio pedagógico como forma de qualificar as ações nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. As professoras titulares das turmas encaminham os alunos que apresentam maior dificuldade para receberem atendimento no turno inverso da escola. Cada criança encaminhada recebe o atendimento nas classes de apoio pedagógico, que são organizadas por ano, tendo cada turma no máximo cinco alunos. A necessidade de qualificar o trabalho pedagógico realizado nas turmas de apoio gerou o presente projeto, uma parceria entre a FaE-UFPel e a SMED, no sentido de aprofundar conhecimentos teóricos-práticos sobre o trabalho realizado nas classes de apoio, bem como no sentido de uma melhor compreensão dos sujeitos envolvidos neste processo. Para tanto, serão desenvolvidas duas ações, uma de extensão através de um curso de formação continuada, e outra de pesquisa, que analisará a realidade das escolas da rede no que diz respeito ao apoio escolar.

Objetivo Geral

Aprofundar conhecimentos teórico-práticos relativos ao processo de organização do
trabalho pedagógico nas classes de apoio.

Justificativa

A rede municipal de ensino de Pelotas implantou o apoio pedagógico como forma de qualificar as ações nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. As professoras titulares das turmas encaminham os alunos que apresentam maior dificuldade para receberem atendimento no turno inverso da escola. Cada criança encaminhada recebe o atendimento três vezes por semana por uma hora. As classes de apoio pedagógico são organizadas por ano e cada turma tem no máximo cinco alunos.
Justifica-se a realização deste projeto em função da necessidade de aprofundar as concepções teórico-práticas que sustentam as práticas de ensino desenvolvidas pelas oitenta e sete profissionais atuantes nas classes de apoio pedagógico das escolas da rede pública municipal de Pelotas. A intenção é qualificar os conhecimentos no campo didático das professoras que atuam no atendimento das crianças do ciclo de alfabetização, bem como situar o apoio escolar na realidade educacional, econômica e social da rede municipal de ensino. Também visa proporcionar um espaço de interação entre as docentes e as estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel, ampliando ações de formação, impulsionando melhores condições de ensino, visando à garantia dos direitos de aprendizagem das crianças.

Metodologia

O projeto será desenvolvido em duas ações. Uma de extensão e outra de pesquisa. A ação de extensão será na modalidade curso e os encontros serão desenvolvidos nas seguintes modalidades: estudo e aprofundamento conceitual por meio de leituras; oficinas pedagógicas; atividades de planejamento; relatos de experiências; registro e documentação pedagógica. A ação de pesquisa será de natureza qualitativa, com investigação de campo e utilização de instrumentos para coleta de dados. Alguns dados serão coletados de forma quantitativa através de questionários, com o intuito de atingir todos os professores participantes do curso de extensão. Mesmo sendo coletados e descritos quantitativamente, a análise será feita de maneira qualitativa, respeitando as características da pesquisa e seu objetivo central. Será investigado o contexto educacional das escolas da rede pública municipal de Pelotas que oferecem apoio escolar. Todos os dados coletados através dos questionários serão descritos quantitativamente e analisados qualitativamente. Depois de catalogados, os dados serão inventariados, contextualizados e confrontados dentro de uma perspectiva metodológica de análise de conteúdo. Paralelo a coleta e a análise dos dados será desenvolvida a pesquisa bibliográfica sobre apoio escolar e sobre exclusão social e escolar.

Indicadores, Metas e Resultados

Qualificação das práticas e processos de ensino nos anos iniciais.
Aprofundamento teórico-conceitual e metodológico em torno das temáticas de ensino
nos anos iniciais.
Elaboração de propostas de ensino para os anos iniciais.
Publicação do material didático produzido no site do Projeto Obeduc-Pacto.
Caracterização do perfil dos alunos das classes de apoio da rede municipal de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES12
ARITA MENDES DUARTE
EDSON PONICK12
FAGNER JOSÉ FARIAS PINHEIRO
FERNANDA ARNDT MESENBURG
GILCEANE CAETANO PORTO14
GISELE RAMOS LIMA
JANAÍNA SOARES MARTINS LAPUENTE
JAQUELINE THIES DA CRUZ KOSCHIER
JOSIANE JARLINE JÄGER
LUIZA KERSTNER SOUTO
MARTA NORNBERG12
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO14
PATRICIA PEREIRA CAVA12
SIBELE MIRAPALHETE LOPES

Página gerada em 27/04/2024 02:22:10 (consulta levou 1.180794s)