Nome do Projeto
Formação dos professores das classes de apoio pedagógico da rede pública municipal de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/09/2018 - 30/03/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
A rede municipal de ensino de Pelotas implantou o apoio pedagógico como forma de qualificar as ações nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. As professoras titulares das turmas encaminham os alunos que apresentam maior dificuldade para receberem atendimento no turno inverso da escola. Cada criança encaminhada recebe o atendimento nas classes de apoio pedagógico, que são organizadas por ano, tendo cada turma no máximo cinco alunos. A necessidade de qualificar o trabalho pedagógico realizado nas turmas de apoio gerou o presente projeto, uma parceria entre a FaE-UFPel e a SMED, no sentido de aprofundar conhecimentos teóricos-práticos sobre o trabalho realizado nas classes de apoio, bem como no sentido de uma melhor compreensão dos sujeitos envolvidos neste processo. Para tanto, serão desenvolvidas duas ações, uma de extensão através de um curso de formação continuada, e outra de pesquisa, que analisará a realidade das escolas da rede no que diz respeito ao apoio escolar.
Objetivo Geral
Aprofundar conhecimentos teórico-práticos relativos ao processo de organização do
trabalho pedagógico nas classes de apoio.
trabalho pedagógico nas classes de apoio.