Nome do Projeto
Explorando o uso de Inteligência Artificial para Suporte a Tecnologias Educacionais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/10/2018 - 24/10/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
Apenas a educação pode salvar o mundo! Se procurarmos construir sociedades melhores e mais inclusivas, então devemos acelerar e aperfeiçoar o uso da tecnologia na educação. Neste projeto unificado, argumentamos em favor do uso adequado de tecnologias e da Inteligência Artificial na Educação em direção ao objetivo de oferecer soluções e práticas para uma educação de qualidade. Este projeto nasce motivado pelo fato de que os efeitos da desigualdade na educação impactam social e economicamente uma nação. Neste projeto estaremos focando em atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão visando equidade e impacto social através de soluções educacinais.
Objetivo Geral
A evolução na educação virá da observação dos alunos e da revisão dos processos educacionais atuais de baixo para cima: da dinâmica de aula ao planejamento, da instrumentação dos alunos ao conteúdo educacional inteligente, e pensar em novos métodos de acessibilidade, avaliação, análise e recomendação. Ao mesmo tempo, precisamos desafiar a estrutura estabelecida e desconstruir os métodos centenários para a educação, observando como a Inteligência Artificial pode ajudar a evoluir o processo de educação em diversos aspectos sociais, incluindo STEM, artes liberais, ciências humanas, acessibilidade, inclusão, e outros.
Justificativa
As experiências decepcionantes de hoje são principalmente devido ao fato de que estamos tentando corrigir problemas antigos com novas ferramentas que não são necessariamente adequadas. Devemos pensar de maneira diferente e agir de maneira diferente. Precisamos revisar nossas agendas, pensar "fora da caixa", inovar tanto no uso da tecnologia na educação quanto nos modelos educacionais atuais. Defende-se a utilização de Inteligência Artificial como elemento-chave para suporte a soluções abrangentes, lidando com os atores do ecossistema educacional: estudantes, instrutores e gerenciamento atavés de atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Metodologia
Este projeto prioriza ações voltadas a seguinte questão de investigação: como aproveitar a Inteligência Artificial, Neurociência, Metodologias Ativas de Aprendizado e Tecnologias para oferecer aprendizado sob medida, ajustável ao longo da vida e que estimule a curiosidade dos aprendizes?
Indicadores, Metas e Resultados
1) Produção de Conteúdos Educacionais Baseados em IA
2) Conjuntos de dados e modelos AI de alunos e professores
3) Organização de Eventos abertos a comunidade
4) Publicação dos resultados da pesquisa
5) Realização de Oficinas, Workshops e eventos com a comunidade
2) Conjuntos de dados e modelos AI de alunos e professores
3) Organização de Eventos abertos a comunidade
4) Publicação dos resultados da pesquisa
5) Realização de Oficinas, Workshops e eventos com a comunidade
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA MARILZA PERNAS FLEISCHMANN | 1 | ||
ANDERSSON RODRIGUES PETER | |||
CRIS ELENA PADILHA DA SILVA | |||
DANIEL BAPTISTA DE MEDEIROS | |||
DANIELA ARNOLD TISOT | |||
DIRCEU ANTONIO MARASCHIN JUNIOR | |||
FERNANDA KIPPER BUCOSKI DE SOUSA | |||
GABRIEL DA COSTA PINHEIRO | |||
GABRIEL FRAGALI DE CASTRO | |||
JORGE LUÍS NACHTIGALL VAZ JÚNIOR | |||
JOÃO ÁLVARO SOARES FERNANDES | |||
JÉSSICA RENATA SANTOS SILVA | |||
KELEN SILVEIRA BERNARDI | |||
KEVIN CASTRO WEITGENANT | |||
LUCAS MENDES TORTELLI | |||
MARCO AURELIO JUSTINIANO ALKIMIM | |||
MARIA SIMONE DEBACCO | 1 | ||
MATEUS BRUGNAROTO | |||
MATHEUS RÖPKE NEIVERTH | |||
MIRIAN ROSA FAVA | |||
PEDRO SCHLEE MONSALVE | |||
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO | 1 | ||
SABRINA BOBSIN SALAZAR | 3 | ||
SANDRINE ABREU NUNES | |||
THIAGO HERON ALBANO DE AVILA | |||
TIAGO THOMPSEN PRIMO | 2 | ||
WEMERSON SOUZA MACIEL | |||
WESLEY DA SILVA FERREIRA |