Nome do Projeto
Explorando o uso de Inteligência Artificial para Suporte a Tecnologias Educacionais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/10/2018 - 23/04/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
Apenas a educação pode salvar o mundo! Se procurarmos construir sociedades melhores e mais inclusivas, então devemos acelerar e aperfeiçoar o uso da tecnologia na educação. Neste projeto unificado, argumentamos em favor do uso adequado de tecnologias e da Inteligência Artificial na Educação em direção ao objetivo de oferecer soluções e práticas para uma educação de qualidade. Este projeto nasce motivado pelo fato de que os efeitos da desigualdade na educação impactam social e economicamente uma nação. Neste projeto estaremos focando em atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão visando equidade e impacto social através de soluções educacinais.

Objetivo Geral

A evolução na educação virá da observação dos alunos e da revisão dos processos educacionais atuais de baixo para cima: da dinâmica de aula ao planejamento, da instrumentação dos alunos ao conteúdo educacional inteligente, e pensar em novos métodos de acessibilidade, avaliação, análise e recomendação. Ao mesmo tempo, precisamos desafiar a estrutura estabelecida e desconstruir os métodos centenários para a educação, observando como a Inteligência Artificial pode ajudar a evoluir o processo de educação em diversos aspectos sociais, incluindo STEM, artes liberais, ciências humanas, acessibilidade, inclusão, e outros.

Justificativa

As experiências decepcionantes de hoje são principalmente devido ao fato de que estamos tentando corrigir problemas antigos com novas ferramentas que não são necessariamente adequadas. Devemos pensar de maneira diferente e agir de maneira diferente. Precisamos revisar nossas agendas, pensar "fora da caixa", inovar tanto no uso da tecnologia na educação quanto nos modelos educacionais atuais. Defende-se a utilização de Inteligência Artificial como elemento-chave para suporte a soluções abrangentes, lidando com os atores do ecossistema educacional: estudantes, instrutores e gerenciamento atavés de atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Metodologia

Este projeto prioriza ações voltadas a seguinte questão de investigação: como aproveitar a Inteligência Artificial, Neurociência, Metodologias Ativas de Aprendizado e Tecnologias para oferecer aprendizado sob medida, ajustável ao longo da vida e que estimule a curiosidade dos aprendizes?

Indicadores, Metas e Resultados

1) Produção de Conteúdos Educacionais Baseados em IA
2) Conjuntos de dados e modelos AI de alunos e professores
3) Organização de Eventos abertos a comunidade
4) Publicação dos resultados da pesquisa
5) Realização de Oficinas, Workshops e eventos com a comunidade

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA MARILZA PERNAS FLEISCHMANN1
ANDERSSON RODRIGUES PETER
ANDRESSA MORAES MARTINS
DANIEL BAPTISTA DE MEDEIROS
DANIELA ARNOLD TISOT
DIRCEU ANTONIO MARASCHIN JUNIOR
DOUGLAS ROGERIO KONRAD RENARD
GABRIEL DA COSTA PINHEIRO
GABRIEL FRAGALI DE CASTRO
JOAO ALVARO SOARES FERNANDES
JORGE LUÍS NACHTIGALL VAZ JÚNIOR
JÉSSICA RENATA SANTOS SILVA
KELEN SILVEIRA BERNARDI
LUCAS MENDES TORTELLI
MARCELE GONZAGA GUARENTI
MARCO AURELIO JUSTINIANO ALKIMIM
MARIA SIMONE DEBACCO1
MIRIAN ROSA FAVA
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO1
SABRINA BOBSIN SALAZAR3
SANDRINE ABREU NUNES
TIAGO THOMPSEN PRIMO2
WEMERSON SOUZA MACIEL
WESLEY DA SILVA FERREIRA

Página gerada em 10/12/2019 01:06:16 (consulta levou 0.104900s)