Nome do Projeto
SOS Saúde Coletiva - Serviços Odontológicos em Saúde Coletiva II
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/02/2019 - 28/10/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde da família
Resumo
O projeto visa suprir demandas da gestão da saúde bucal no município de Pelotas de forma a interagir com o nível central, unidades básicas de saúde, seus espaços sociais e suas comunidade das áreas de abrangência. Este processo dar-se-á através da inserção de grupos de acadêmicos de diferentes semestres de forma a estimular o enfrentamento de situações reais dos serviços e aplicação de conteúdos teóricos e práticos de acordo com seu grau de formação. O resultado desta integração permitirá o uso do conhecimento científico na organização do processo de trabalho gerando benefícios a toda a comunidade.

Objetivo Geral

Aproximar acadêmicos do Curso de Odontologia à realidade do serviço público de saúde bucal, realizando atividades administrativas que visem o acompanhamento, em nível central da SMSPel, de todas as ações desenvolvidas com a população dos espaços sociais das áreas de abrangência das UBS, permitindo a integração ensino-serviço-comunidade.

Justificativa

Na área da Saúde Coletiva, o maior desafio é unir teoria e prática nos diversos eixos de atuação: gestão de ações e serviços, políticas públicas de saúde, promoção da saúde, prevenção e recuperação de agravos em saúde bucal, planejamento, monitoramento e avaliação de ações. A perspectiva da aplicação de conceitos em benefício do serviço e da comunidade, vai facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos, bem como a melhoria da qualidade de vida da população atingida.

Metodologia

O projeto se desenvolverá na seguinte sequência: 1. identificação junto à Diretoria de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com demanda de suporte para ações coletivas e individuais ou de auxílio no nível central; 2. identificação na(s) UBS sobre as demandas para a assistência odontológica (auxílio a preenchimento de planilhas e sistema informatizado, auxilio em atividades clínicas); 3. Identificação na(s) UBS sobre suporte para grupos operativos. A partir da identificação dos espaços de atuação, será realizado diagnóstico dos problemas, estabelecimento de objetivos, metas e ações, e identificação de mecanismos de avaliação.

Indicadores, Metas e Resultados

Número de espaços sociais a serem envolvidos
Tipos de ações necessárias
- Número de pessoas atingidas com cada tipo de ação
- Número de pessoas avaliadas segundo risco de cárie dentária (em cada UBS)
- Número atividades de educação em saúde realizadas (em cada UBS)
- Número de pessoas encaminhadas para atendimento odontológico (em cada UBS)
- Número e tipos de procedimentos odontológicos individuais realizados (em cada UBS)

Página gerada em 29/03/2025 01:46:38 (consulta levou 4.709040s)