Nome do Projeto
VI Congresso de Extensão e Cultura
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/10/2019 - 27/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Sexta edição de um dos Congressos que ocorrerão dentro da V Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, relacionadas aos eixos dominantes da extensão universitária e cultura da UFPel. Além de congregar a comunidade extensionista da UFPel, realizará o registro das ações concomitantes, intensificando o diálogo entre os diversos agentes da extensão universitária. Oportunizará o registro da produção extensionista (Anais), a divulgação e produção do Guia do Estudante Extensionista, o convívio com a produção artística dos discentes e das unidades e o intenso diálogo com o ensino e a pesquisa.

Objetivo Geral

Manter ativo o evento Congresso de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, ajustando-o ao contexto contemporâneo da crise social do país. Continuar intensificando os debates sobre os conflitos que o confronto dos saberes acadêmicos e populares promovem, fomentando as discussões reflexivas e analíticas, inerentes ao esforço de compreensão dos fenômenos sociais da contemporaneidade. Intensificar as relações com o ensino e a pesquisa e motivar o interesse dos congressistas pela Integralização da Extensão nos currículos de graduação.

Justificativa

A Semana Integrada das dimensões acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas inscreve-se em uma trajetória que pode ser entendida como a decisão institucional por formar o estudante com a plena competência para o exercício da sua profissão de modo amplo e integrado à realidade social. No que tange, especificamente à Extensão e Cultura, a reunião e divulgação do que produz a dimensão extensionista da Universidade e o confronto entre esta produção com a de outras instituições é uma circunstância desejável para que se observe e avalie a amplitude das atuais competências existentes para tratar da realidade social a partir do conhecimento acadêmico.
Desse modo, o Congresso de Extensão, na sua sexta edição, busca aproximar os agentes da Extensão Universitária, promover o conhecimento da produção interna, intensificar as possibilidades
de estabelecimento de parcerias, estimular o interesse dos estudantes por estas práticas e evidenciar os conflitos que surgiram ou persistiram ao longo de uma longa e diversa trajetória da extensão local. Justifica-se, também, pelo fato de que durante a Semana Integrada, o calendário assume a ocorrência dos congressos, possibilitando que a maior mostra do conhecimento produzido na UFPel, a partir das dimensões acadêmicas, conflua desejavelmente para as discussões que pautam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e o cumprimento da missão social da universidade na essencial ação transformadora da realidade.

Metodologia

Eventos organizados dentro da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, contemplando as vertentes definidoras da política extensionista da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. A cada vertente, corresponde uma ação:
1. Congresso de Extensão e Cultura: divulgação e debate dos
resultados dos projetos e ações cadastrados, na forma de sessões de apresentação de debates organizadas por temas que reúnem projetos de diferentes áreas da extensão e com a presença de coordenadores-debatedores.
2. Encontro de estudantes extensionistas: mostra de trabalhos em bancas com a presença dos estudantes com vistas à troca de experiências.
3. Atividades culturais: de diferentes naturezas, predominando a apresentação de estudantes
de diferentes modalidades artísticas, visita aos museus, exposições etc.
4. Lançamento dos Anais do CEC.
5. Guia do Estudante Extensionista

Indicadores, Metas e Resultados

Número de trabalhos submetidos para o CEC - espera-se que o resultado reflita o número de projetos e ações cadastrados no Sistema Unificado, ativos e em execução.
Número de resumos expandidos publicados nos Anais: para a publicação, os resumos devem atender a critérios de conteúdo e apresentação.
Espera-se manter ou superar a meta de 2018 de resumos e colaboradores.

Página gerada em 27/04/2024 06:14:04 (consulta levou 0.279481s)