Nome do Projeto
Programa Institucional de Apoio Pedagógico (PIAPE)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/03/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos discentes (PIAPE), existente desde 2018/2 foi criado para atender a demanda crescente da permanência. Este programa está voltado aos estudantes, prioritariamente, beneficiários da PRAE/ UFPEL (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis) visando atender os estudantes, em grupos ou individualmente, considerando suas necessidades específicas de aprendizagem. Sejam elas relacionadas aos conteúdos disciplinares historicamente associados a elevadas taxas de retenção, sejam relacionadas a outros campos dos saberes que impeçam o bom aproveitamento dos estudantes. Neste sentido, e com a finalidade de aprofundar o trabalho pedagógico que vinha sendo desenvolvido (com êxito, ainda pouco significativo, considerando a grande necessidade), será implantada a criação de uma sala de apoio pedagógico complementar, onde poderão ser atendidos pequenos grupos (de até 10) discentes. A referida sala funcionará de segundas a sextas, eventualmente, com alguma atividade aos sábados, com o intuito de oferecer atividades, devidamente planejadas e publicizadas, ao longo dos turnos diurnos e noturnos, que variarão de atividades, tais como: leitura e interpretação de textos, técnicas de estudo, escritas autobiográficas como projeto e obra à imaginação ativa e meditação, dentre outras. Com isso, o NUPADI (Núcleo Psicopedagógico de Atenção ao Discente), aprofunda o trabalho mais voltado ao Pedagógico com vistas ao que estamos chamando de “Psicopedagogia do Cuidado”, desde a origem deste projeto. Com essa Sala de Apoio Pedagógico Complementar (SAPC), teremos ações diárias, além do grupo semanal, voltadas ao apoio ao discente com o intuito de fortalecer o desenvolvimento e a sua formação integral numa perspectiva de criar estratégias que facilitem a melhoria na aprendizagem. Este projeto contará com apoio de diferentes profissionais da UFPEL – docentes e técnicos -que ofereçam projetos multidisciplinares com foco na melhoria da aprendizagem de nossos discentes. Inicialmente, contaremos com projetos que envolvam melhoria na atenção e concentração, na organização do tempo e outras técnicas de apoio ao estudo. O critério de ingresso dos profissionais no projeto, num primeiro momento, será por convite da coordenação, considerando o conhecimento do mesmo. Começaremos com ações dos seguintes cursos/unidades: Faculdade de educação, Enfermagem, Medicina, Matemática. Farmácia e Técnicos da PROGEP

Objetivo Geral

Acompanhar discentes com baixo rendimento através de grupos semanais, fortalecidos pela criação de uma sala de Apoio Pedagógico para desenvolver ações sistemáticas que favoreçam a permanência e a qualidade dos processos de formação dos discentes nos diferentes cursos de graduação da UFPEL, proporcionando-lhes múltiplas e diferentes ferramentas voltadas à “psicopedagogia do cuidado”, com vistas ao sucesso acadêmico. Temos com objetivos específicos: minimizar tensões decorrentes do insucesso acadêmico, através de diferentes técnicas de apoio pedagógico; reduzir os índices de reprovação e evasão nos diversos cursos de graduação, por meio de ações em grupos de estudo e grupos de atividades complementares; fortalecer políticas para permanência estudantil dos discentes em geral;
promover ações de acompanhamento, de cuidado e de orientação aos discentes com relação ao seu percurso acadêmico, em especial no que se refere à permanência ou à reopção do curso de graduação e
oferecer momentos para promover autocuidado e reflexões sobre possibilidades de organização para sucesso no desempenho acadêmico.

Justificativa

O presente projeto justifica-se pela urgente necessidade de diminuir a retenção, reprovação e a evasão na UFPel em consonância com o Programa de Permanência e qualidade acadêmica, coordenado pela PRE. O intuito deste projeto é fomentar a política de gestão institucional com ações voltadas aos discentes, a realizar-se na PRAE, considerando ser esta uma demanda fundamental da referida pró-reitoria, composta pelo pró-reitor e coordenadores de ingresso e políticas estudantis, justifica-se a implantação deste projeto com vistas a criação de mais uma coordenação nessa pró-reitoria, voltada à permanência.

Metodologia

Grupos semanais de apoio pedagógico, com duração de 2 horas, nas segundas e quintas-feiras sob a coordenação de Pedagogas da PRAE. estes voltados aos estudantes beneficiários com baixo rendimento. Atividades diárias na sala de apoio pedagógico complementar com atividades específicas, nos três noturnos, devidamente divulgadas, para todos os estudantes da UFPE. Esta terá o caráter de livre demanda, para todos os estudantes que sentirem necessidade do referido apoio e tema oferecido

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se diminuir a retenção e a reprovação, visto que o trabalho anterior voltado aos grupos mostrou um excelente resultado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRISA KEMEL ZANELLA
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE
ELISANDRA ESPIRITO SANTOS PINA
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA
JULIA GUIMARÃES NEVES
LUCIA MARIA VAZ PERES20
MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR
PAULO AILTON FERREIRA DA ROSA JUNIOR
REJANE BACHINI JOUGLARD
ROSANE MARIA DOS SANTOS BRANDAO
ROSENDO DA ROSA CAETANO

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