Nome do Projeto
I Webinar de Alimentos: Inovação e Tecnologia de Embalagens e I Mostra de Inovação e Tecnologia de Embalagens Alimentícias na Pós-Graduação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/08/2020 - 01/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O evento - I Webinar de Alimentos: Inovação e Tecnologia de Embalagens e I Mostra de Inovação e Tecnologia de Embalagens Alimentícias na Pós-Graduação - será um evento totalmente online organizado por acadêmicos e egressos dos cursos de Bacharelado em Química de Alimentos, Tecnologia em Alimentos.

Objetivo Geral

O objetivo do evento é proporcionar aos acadêmicos e profissionais da área de Alimentos a troca de conceitos, informações e conhecimentos, com profissionais que atuam no setor de Embalagens de Alimentos. Além, de promover discussões e debates de cunho técnico-científico, no que concerne a inovação e a aplicação de diferentes tecnologias em embalagens alimentícias. Concomitantemente irá ocorrer a I Mostra de Inovação e Tecnologia de Embalagens Alimentícias na Pós-Graduação, este evento almeja ampliar as discussões entre os pós-graduandos e os participantes do evento, trazendo para este, discussões de novas tecnologias, metodologias de análise e fabricação de embalagens, que estão sendo desenvolvidas nas universidades e centros de pesquisa do país.

Justificativa

Considerando:
- A importância das discussões técnicas, científicas e tecnológicas;
- A situação atual de distanciamento social e impedimento de atividades coletivas presenciais, devido a pandemia de Covid 19;
- A compreensão, por parte dos envolvidos, que além da formação tecnológica, o processo de
ensino-aprendizagem deve oportunizar o desenvolvimento do aspecto humanístico, na busca da construção de um profissional contextualizado com a realidade social na qual está inserido;

Os discentes e docentes dos Curso de Química de Alimentos e Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do Centro decidiram realizar e organizar a I Webinar de Alimentos: Inovação e Tecnologia de Embalagens e I Mostra de Inovação e Tecnologia de Embalagens Alimentícias na Pós-Graduação.
Um evento deste nível, idealizado e organizado pelos próprios acadêmicos, sob a orientação docente, possibilita o acesso a informações complementares ao programa do curso de graduação, além de viabilizar a vivência de responsabilidades inerentes as atividades deste porte.

Metodologia

O I WebAli envolverá a realização de palestras online, para isso será utilizada a plataforma de webconferências da UFPel. Serão realizadas 9 palestras de 50 min, seguida de 10 min de questionamentos. Para os questionamentos será designado um professor mediador, para fazer a ponte entre o público e o/a palestrante.
A I Mostra de Inovação e Tecnologia de Embalagens (MITEPG) na Pós-Graduação irá contar com a participação de 6 alunos de pós-graduação de diferentes universidades, que possuem seus trabalhos na área de embalagens alimentícias.

A presença dos participantes será controlada por um formulário online e aqueles que alcançarem 75% de presença receberão certificado.
Os palestrantes receberão certificados de palestrante no evento e os alunos de pós-graduação, de apresentação de trabalho.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a realização da I WebAli espera-se contribuir na difusão do conhecimento técnico e científico, promover discussões técnicas entre acadêmicos de diferentes setores e regiões e profissionais da área, auxiliar no desenvolvimento científico dos alunos, permitir à equipe de organização a experiência de organizar um evento online, em um momento desafiador para todos e multiplicar as informações, inovações e tecnologias relacionadas ao setor de embalagens alimentícias.
Já a I MITEPG permitirá que os alunos de pós-graduação possam divulgar seus objetos de pesquisa e resultados obtidos, além da experiência de apresentar um trabalho em um evento online, o qual acredita-se que terá um alcance maior; além disso, com a I MITEPG espera-se estimular os acadêmicos da graduação a desenvolver trabalhos técnicos, científicos e tecnológicos na área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA ELIS BRUINSMA
BRUNA TIMM GONÇALVES
CAROLINE DELLINGHAUSEN BORGES
ELDER PACHECO DA CRUZ
ELIEZER AVILA GANDRA
FRANCINE NOVACK VICTORIA4
JOÃO PAULO DE PAIVA LEMOS
NADIA CARBONERA
NATALI VIEIRA DA CRUZ
TATIANA VALESCA RODRIGUEZ ALICIEO

Página gerada em 25/04/2024 20:17:32 (consulta levou 0.130515s)