Nome do Projeto
Questão Ambiental em pauta
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/11/2020 - 21/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
Um dos princípios da Educação Ambiental é a comunicação. Difundir o conhecimento com a sociedade, divulgando as ações desenvolvidas no âmbito da questão ambiental, é fundamental para qualquer programa ou política de uma instituição. Dialogar com os sujeitos onde a Universidade está inserida, incluindo os grupos e os diversos segmentos sociais da comunidade local, possibilita aprimorar a teoria e as práticas desenvolvidas pela academia e contribui para a efetivação do compromisso social das instituições de ensino superior. No que se refere especificamente ao segmento das Instituições de Ensino Superior, é importante criar espaços de diálogo sobre as ações da Gestão Ambiental, no sentido de contribuir com a formação acadêmica, e também submeter as ações e os resultados alcançados à um debate crítico, o que é próprio dos espaços acadêmicos. O projeto Questão Ambiental em pauta é estruturado para atender o objetivo de formar profissionais com base científica sólida e visão interdisciplinar sobre o meio ambiente.

Objetivo Geral

Este projeto pretende criar espaços de diálogo com comunidade interna e externa à Universidade para tratar das questões ambientais contemporâneas, para tanto busca promover um maior envolvimento de toda a comunidade acadêmica e da sociedade em geral com as questões relacionadas à gestão ambiental, com o objetivo de torná-los capazes de diagnosticar e propor soluções voltadas para a prevenção, proteção, conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Tal ação se configura como um espaço extracurricular que permite que discentes, docentes, colaboradores da UFPel, bem como a comunidade como um todo se aproximem de temas vinculados as questões socioambientais contemporâneas.

Justificativa

O campo de atuação do gestor ambiental é amplo, conforme está disposto no Projeto de Lei nº 2.664/2011, que está em tramitação no congresso nacional, e regulamentará o exercício da profissão de gestor ambiental. Sendo uma profissão relativamente nova, e ter uma extensa área de atuação, causa aos alunos do curso de Gestão Ambiental certa incerteza em relação à profissão e a escolha do seu campo de atuação.
O projeto tem o intuito fazer com que os alunos da Gestão Ambiental desenvolvam um maior interesse, e adquiram mais conhecimento das atividades de um gestor ambiental, no qual está imposta pelo projeto de lei. Visando também uma necessidade de integração dos alunos a sua futura profissão, este projeto propõe trazer uma visão da atuação de um gestor ambiental, convidando profissionais que atuam na área.
A participação dos alunos no planejamento e na organização dos eventos, e em outros projetos também irão contribuir para seu processo de formação. Além disso, tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais para atuar em diferentes segmentos da área ambiental, incluindo a educação ambiental; o planejamento ambiental (urbano, industrial e rural); no controle de poluições industriais do solo, da água e do ar; na gestão de recursos naturais de forma sustentável; no manejo e recuperação de áreas degradadas; na identificação e uso de medidas mitigadoras da exploração de ecossistemas; na análise de impactos; na definição e gestão de áreas de preservação ambiental; na aplicação e gerenciamento de certificação ambiental; bem como na elaboração e análise de instrumentos de gestão ambiental, dentre eles os estudos e relatórios de impacto ambiental (EIAs/Rimas).
Outro aspecto de grande importância e relevância é a possibilidade de integrar a comunidade universitária à sociedade, e esta ao ambiente universitário. A partir do desenvolvimento deste movimento dialógico espera-se possibilitar o encontro de diferentes saberes.
Este projeto é decorrente das discussões do Grupo de Pesquisa Gestão e Política Ambiental/UFPel - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3565597880604341

Metodologia

O projeto de extensão contará com diferentes eventos voltados a sociedade em geral com foco nas discussões sobre a questão ambiental contemporânea, dentro os principais eventos estão:
1. Ciclos de palestras e debates
Ocorrerão através de espaços virtuais, durante o período de restrições a eventos presenciais, destinadas aos alunos dos cursos de Gestão Ambiental (bacharelado e tecnólogo), cursos afins docentes e comunidade externa a Universidade. Os ciclos terão periodicidade ainda a definir e contarão com temas da área ambiental e ciências correlatas.
Pretende-se utilizar as ferramentas de mídia social para divulgar as palestras e gerar engajamento, tanto por parte dos alunos do curso, quanto por indivíduos que não fazem parte do quadro de estudantes do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas - UFPel.
Quanto ao planejamento das primeiras atividades, pretende-se em iniciar com convidados que já estiveram presentes em edições anteriores da Semana Acadêmica da Gestão Ambiental da UFPel (SAGA), por já existir um contato anterior e ser de maior fácil acesso inicialmente, quando esta metodologia será testada (engajamento de público, capacidade de suporte da plataforma, didática pelo meio digital etc.). Outra proposta é convidar professores do próprio curso para desenvolverem atividades, visto que serão colaboradores do projeto.
Posteriormente, almeja-se que esta metodologia conquiste um público de outros cursos, sejam da UFPel ou de outras universidades, incluindo de outros estados do Brasil. A participação de cidadãos não vinculados a nenhuma universidade será prioridade. Ainda como meta a médio/longo prazo, espera-se que os ciclos de palestras possam contar com uma periodicidade semanal bem estabelecida e com profissionais de outros lugares, antes praticamente impossíveis pela questão de deslocamento, mas com o advento da plataforma online, a expectativa é de que possam compartilhar suas experiências inéditas, cada vez mais contribuindo para um olhar que transcende as limitações dos conhecimentos regionais.
2. Oficinas direcionadas à comunidade
Com a parceria de profissionais e estudantes que se interessam pelo tema, a oficina terá como finalidade levar conhecimento teórico e prático a comunidade. O principal propósito é levar à comunidade práticas que revelem-se de fácil execução e, de rápido retorno de cunho financeiro.
3. Diálogos com profissionais que atuam no mercado de trabalho e a sociedade
Diálogos realizados remotamente, através de uma plataforma virtual, com a participação de discentes, docentes e a sociedade, com a contribuição de profissionais atuantes na área de Gestão Ambiental com o intuito de familiarizar os alunos do curso com a futura área profissional.
Dentre as atividades desempenhadas pelo Gestor Ambiental sabe-se que muitos atividades são referentes ao requerimento de Licenças Ambientais; elaboração, análise e avaliação de políticas ambientais; elaboração de relatórios ambientais, dentre outras; e são estas que mais levam pessoas físicas ou jurídicas a buscar uma consultoria. Nesse sentido, com a intenção de aprofundar o conhecimento sobre o tema, expondo os desafios e potencialidades dessa área de atuação e aliando a teoria vista em sala de aula com a realidade que a prática impõe, propõem-se um diálogo entre os profissionais que atuam no mercado de trabalho, os professores do curso de Gestão Ambiental e a sociedade.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto se desenvolverá de novembro de 2020 à dezembro de 2021. Os eventos serão abertos à comunidade em geral. Estima-se um público-alvo de 100 pessoas por atividade.

Estes eventos tem como público-alvo:
a) Profissionais cuja atividade se relacione com as questões ambientais, tal como gestores
ambientais, geógrafos, engenheiros, biólogos, sociólogos, geólogos, advogados, administradores, entre outros;
b) Discentes, docentes e colaboradores da UFPel engajados em questões relacionadas à
gestão ambiental;
c) A sociedade como um todo, grupos comunitários, organizações sociais.

Ao final do projeto pretende-se alcançar as seguintes metas:
- Maior engajamento dos discentes do curso na organização de eventos acadêmicos;
- Maior adesão dos discentes nos projetos de extensão existentes no curso;
- Colaboração/adesão dos professores do curso;
- Participação de discentes dos diferentes cursos da instituição como ouvintes e/ou debatedores;
- A partir da dinâmicas desenvolvidas contribuir para a formação de sujeitos capazes de diagnosticar e propor soluções voltadas para a prevenção, proteção, conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.
- Ampliar o conhecimento da sociedade sobre as questões ambientais.
- Debater com a sociedade temas relacionados à gestão ambiental.
- Proporcionar a integração entre comunidade universitária e a sociedade, potencializando a construção de novos saberes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELO ANTONIO DE QUEIROZ PIOLI
BERNARDO DOS SANTOS FERNANDES
CELSO ELIAS CORRADI2
CLAURE MORRONE BARBAT PARFITT2
CLEITON STIGGER PERLEBERG2
DANIEL MELO BARRETO
DANIELA WICKBOLDT PINZ
FERNANDA MEDEIROS GONCALVES2
GIOVANNI NACHTIGALL MAURICIO2
GUINTER WIATROWSKI ZAFFALON
IGOR LUIZ PEREIRA DA SILVA
JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN7
JOAO PEDRO AGENDES SCHEFFER
JOÃO MANUEL MOTA QUINTANA JÚNIOR
LARISSA CHAGAS KERCHNER
LUANA VAHL COUSEN
MARIZANE DA FONSECA DUARTE
MATEUS LOPES DA SILVA2
MATHEUS GOUVEIA DE ARAUJO
MAURICIO PINTO DA SILVA3
Milena Oliveira Dias
NADIA CAMPOS PEREIRA BRUHN2
RENATA VIEIRA RODRIGUES SEVERO2
ROBERTO CALDEIRA DO NASCIMENTO
ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA2
THAIS ANTOLINI VECOZZI2
VICTOR EMMANUEL SILVA GUIDOTTI
VICTOR EMMANUEL SILVA GUIDOTTI
WESLEY LIMA MEIRELES

Página gerada em 25/04/2024 15:52:49 (consulta levou 0.312530s)