Nome do Projeto
Garantia da Longitudinalidade do Cuidado na Atenção Primária em Saúde durante a Pandemia de Covid-19: a UBS On-line
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/12/2020 - 30/10/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Comunicação
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
Unidade Básica de Saúde On-line – a UBS On-line é um serviço de teleconsulta na Atenção Primária à Saúde -APS criado pelo Departamento de Medicina Social – DMS da Universidade Federal de Pelotas - UFPel como uma das respostas da APS à pandemia do coronavírus.
A proposta do UBS On-line atende a todos os ditames da Portaria do Ministro da Saúde, de origem do gabinete do Ministro de número 428, publicada no Diário Oficial da União em 20 de março de 2020 - Portaria MS/GM n º 467 de 20 de março de 2020 (1).
O objetivo do UBS On-line é evitar, ao máximo, os deslocamentos de usuários dos seus domicílios até a UBS para resolver questões burocráticas, queixas de saúde mental ou mesmo queixas clínicas nas quais o exame físico não é imprescindível, considerando as condições atuais de saúde pública, e o quanto o risco de exposição ao coronavírus é maior do que o risco relativo a queixa que o paciente apresenta. Na experiência vivenciada até o momento, observamos que praticamente todas as demandas do escopo da APS acabam sendo apresentadas, mesmo nas que apresentam manifestações clínicas passíveis de exame, temos o recurso da imagem e vídeo que conseguem ainda resolver boa parte dos casos. O serviço permite também o acompanhamento dos casos suspeitos domiciliares de coronavírus que, que neste momento, em particular, são relevantes.
O único recurso material necessário é um celular para cada UBS, já adquirido pela UFPel.
Os recursos humanos são os médicos lotados em cada UBS que, no período da Pandemia, cumprirão sua jornada de trabalho em revezamentos quinzenais, de modo que sempre tenha algum profissional médico no seu domicílio realizando atendimentos dos pacientes da sua área pelo Whats app. Também podem compor médicos e outros profissionais do DMS que estejam afastados pela perícia da UFPel para trabalho remoto.
Objetivo Geral
Evitar os deslocamentos de usuários dos seus domicílios até a UBS para resolver questões burocráticas, queixas de saúde mental ou mesmo queixas clínicas nas quais o exame físico não é imprescindível, considerando as condições atuais de saúde pública, e o quanto o risco de exposição ao coronavírus é maior do que o risco relativo a queixa que o paciente apresenta. Na experiência vivenciada até o momento, observamos que praticamente todas as demandas do escopo da APS acabam sendo apresentadas, mesmo aquelas que apresentam manifestações clínicas passíveis de exame, temos o recurso da imagem e vídeo que conseguem ainda resolver boa parte dos casos. O serviço permite também o acompanhamento dos casos suspeitos domiciliares de coronavírus que, que neste momento, em particular, são relevantes.