Nome do Projeto
Seminários em Ciência de Alimentos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/06/2021 - 30/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Este projeto visa proporcionar aos membros do grupo "Ciência dos Alimentos" (composto por professores, alunos de pós-graduação e alunos de graduação da UFPel) uma integração na forma de um grupo de estudo sobre diversas vertentes, contemporâneas e tradicionais relacionadas à área da Ciência dos Alimentos. Tendo em vista a importância da qualificação dos recursos humanos presentes hoje na Universidade, bem como o preenchimento de algumas lacunas no saber acadêmico, é de extrema importância uma melhor interação de conhecimentos entre os alunos de graduação, pós-graduação e docentes. A proposta pretende que sejam apresentados seminários técnicos de forma a possibilitar a análise e discussão de tópicos com foco na relevância para a área de Ciência dos Alimentos dando prioridade para assuntos que são ainda pouco explorados a fim de complementar o conteúdo visto nos cursos de graduação e pós-graduação relacionados a área na UFPel. Também pretende-se proporcionar aos participantes uma atualização e aprofundamento, visando desenvolver novas habilidades e competências. Para as atividades propostas também serão convidados alunos, professores e profissionais, tanto os que atuam nos cursos relacionados a área de alimentos da UFPel como em outras áreas da universidade e mesmo fora dela.

Objetivo Geral

O projeto pretende possibilitar a análise e discussão de tópicos relacionados a área de Ciência dos Alimentos a fim de complementar o contudo visto nos cursos de graduação e pós-graduação, apresentar novos conceitos e técnicas, e ainda, promover aos participantes um estudo integrado nesta área do conhecimento.

Justificativa

A contemporaneidade traz novidades, práticas e inovações que fazem a área de Ciência dos Alimentos passar por um processo de transformação contínua. A cada nova técnica, metodologia ou conceito, o acadêmico nessa área se vê em meio às dúvidas e curiosidades, que devem ser discutidas e exploradas. Além disso, pela velocidade com que as informações têm sido disponibilizadas, existe necessidade constante de qualificação e atualização dos discentes e docentes em relação a temas contemporâneos, que surgem na área de Ciência de Alimentos e que não são abordados de forma aprofundada durante as disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação. Tendo em vista a importância da qualificação dos recursos humanos presentes hoje na Universidade, bem como o preenchimento de algumas lacunas no saber acadêmico, é de extrema importância uma melhor interação de conhecimentos entre os alunos de graduação, pós-graduação e docentes.

Metodologia

Serão realizados seminários técnicos em encontros quinzenais do grupo composto pelo coordenador, professores colaboradores, aluno organizador, alunos participantes e professores e/ou profissionais convidados. A cada quinze dias serão contabilizados 2 horas para organização e 2 horas para realização do encontro, totalizando uma carga de 2 horas semanais do projeto. Os encontros ocorrerão em horário combinado de acordo com a disponibilidade dos integrantes do Grupo Ciência dos Alimentos da UFPel. Serão realizados debates e seminários teóricos acerca dos temas escolhidos em conjunto, de acordo com a proposta do grupo de estudos. Para o aproveitamento dos temas abordados, será utilizado, em um primeiro momento, o método de exposição oral, com o auxílio de recursos áudios-visuais e, logo após, a formação de uma mesa redonda com discussão sobre o assunto exposto e temas correlatos. Considerando o momento de isolamento social e de pandemia, todas as atividades serão realizadas isoladamente por um membro da equipe ou a distância, de maneira virtual, on line, utilizando meios digitais e os contatos entre os membros da equipe do projeto e público alvo serão realizados por e-mail, WhatsApp, Webconf-UFPel ou telefone até que se tenha segurança para contatos pessoais.

Indicadores, Metas e Resultados

- Possibilitar a troca e transmissão de conhecimentos interdisciplinares sobre a área de Ciência de Alimentos, entre acadêmicos, profissionais e estudiosos da áreas afins;
- Atualizar e ampliar os conhecimentos dos integrantes do grupo em temáticas atuais e relevantes na área de Ciência de Alimentos;
- Explorar o portal de periódicos da CAPES sobre assuntos relacionados à área de Ciência de Alimentos;
- Despertar o interesse dos acadêmicos de cursos relacionados a área de à área de Ciência de Alimentos quanto à possibilidade de participar de projetos de pesquisa e envolvimento com programas de Pós-Graduação;
- Desenvolver novas habilidades e competências relacionadas á área em professores, alunos de pós-graduação e de de graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE PEREIRA LOURENSON
AUDREY CHRISTINA DO NASCIMENTO
Andressa Salies Souza
BRUNA ROBERTA ANDREOLA
BRUNA SANTOS WACHHOLZ
CAMILA BORGES DE CANTOS
CAROLINE PEREIRA DAS NEVES
DAVID DE ANDRADE CABRAL
DENISE OLIVEIRA PACHECO
DJALMA GISLER DUTRA
EDUARDA CAETANO PEIXOTO
EDUARDA VOIGT FRANZ
ELDER PACHECO DA CRUZ
ELDER PACHECO DA CRUZ
ELDER PACHECO DA CRUZ
ELIEZER AVILA GANDRA2
ESTEFANIA JÚLIA DIERINGS DE SOUZA
FABIANA CEOLIN MOREIRA
FRANCIELLE MACIEL ZURSCHIMITTEM
GABRIELA DE OLIVEIRA
GABRIELA GARCIA DOS SANTOS
GABRIELLE TOMAZ NUNES
GLÓRIA CAROLINE PAZ GONÇALVES
Igor Henrique de Lima Costa
Igor Henrique de Lima Costa
JÉSSICA BOSENBECKER KASTER
JÉSSICA SILVEIRA VITORIA
MARIA FERNANDA FERNANDES SIQUEIRA
MARIA FERNANDA FERNANDES SIQUEIRA
MARJANA RADÜNZ
MICHELE FERREIRA RODRIGUES
RAFAELA SILVA DA ROSA
TAMIRES SOARES SCHUG
TATIANE KUKA VALENTE GANDRA1
TATIANE TAVARES FUJII CENTENO
THALIA DUARTE VASCONCELOS DA SILVA
THAMYRES CESAR DE ALBUQUERQUE SOUSA

Página gerada em 18/04/2024 22:35:45 (consulta levou 0.174301s)