Nome do Projeto
57º Semana Acadêmica Odontológica da FO UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/07/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A Semana Acadêmica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (SAO FO UFPEL) é o maior evento do calendário da Faculdade de Odontologia da UFPEL, tendo sua 57a edição neste ano de 2021, após um hiato de 2 anos em que o evento não ocorreu. Apesar dos inúmeros avanços técnico-científicos que aconteceram na Odontologia nas últimas décadas, o conhecimento de qualidade produzido na academia nem sempre consegue chegar aos cirurgiões-dentistas e demais profissionais da área de saúde e, com possibilidade de aplicação na rotina de atendimento de pacientes. Nesse sentido, vale ressaltar a importância de aquisição desses conhecimentos ainda na graduação, através de projetos e eventos como este que possuem a finalidade de agregar mais conhecimento teórico-prático aos envolvidos diretamente no evento, os acadêmicos de Odontologia, professores e servidores da unidade. Embora uma quantidade crescente de evidência seja produzida nos centros de pesquisas e Universidades, a translação desse conhecimento para os graduandos em odontologia e profissionais de saúde pode ser realizada por meio de eventos voltados a esses indivíduos. Desse modo, esse projeto referente à 57a edição da SAO FO UFPEL visa estreitar a transmissão de conhecimento para a comunidade por meio de palestras, workshops e apresentação de trabalhos científicos, contribuindo para a formação de inúmeros profissionais e futuros profissionais. O evento ocorrerá entre os dias 08/11/2021 e 12/11/2021 por meio de plataformas de reuniões online (Google Meet, Zoom), sendo as palestras principais também transmitidas simultaneamente pela plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube.

Objetivo Geral

O objetivo geral desse evento é divulgar o conhecimento científico da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas e outras Instituições de ensino superior, que ofereçam cursos de Odontologia, por meio de palestras, workshops e apresentação de trabalhos acadêmicos. Além disso, a 57a edição da SAO FO UFPEL almeja a integração entre Universidades e a comunidade interna (acadêmicos e servidores) e externa (profissionais da saúde da rede pública e privada, de Pelotas e outras localidades). O evento visa ainda contribuir como experiência diferenciada para a formação complementar de um profissional ético e crítico.

Justificativa

Aproximar a comunidade universitária dos níveis de graduação e pós-graduação por meio de palestras e apresentações de trabalhos, incentivando o compartilhamento, troca e debates sobre conteúdos diversos das áreas de Saúde e Odontologia, auxiliar na formação de profissionais atualizados, mais capacitados e preparados para o mercado de trabalho. A 57ª Semana Acadêmica Odontológica é uma oportunidade de desenvolver a integração entre acadêmicos e profissionais da Área da Saúde. Além disso, o evento pretende contribuir como experiência diferenciada para a formação profissional.
Adicionalmente, pontua-se que as diretrizes curriculares atuais, propostas pelo Ministério da Educação, para os cursos de Odontologia recomendam que a formação do futuro profissional de Odontologia se fundamente no desenvolvimento de um Cirurgião-Dentista "generalista", habilitado tanto para os procedimentos restauradores e reabilitadores, baseando-se em evidências científicas, quanto para as atividades de promoção e prevenção da saúde. Ainda, de acordo com as diretrizes, os futuros profissionais precisam estar em constante aprimoramento científico, participando de atividades geradoras de conhecimento, como por exemplo as semanas acadêmicas, semanas integradas, congressos de iniciação científica, entre outros eventos acadêmicos. Desse modo, busca-se a aproximação entre os discentes de graduação e profissionais e conhecimento de ponta produzido pela academia. Assim, além do intercâmbio de experiências, conceitos, ideias, métodos e estratégias, a 57ª Semana Acadêmica Odontológica justifica-se pela integração que tal momento proporciona para discentes, docentes, técnicos administrativos da UFPel e de outras Instituições. Por meio das atividades, aqui propostas, pretende-se também abordar conteúdos não ministrados na grade curricular do curso de graduação da FO/UFPEL. Dessa forma, será objetivada a ampliação do conhecimento em diversos temas da área odontológica.

Metodologia

A 57ª Semana Acadêmica Odontológica (SAO) da FO/UFPel será realizada em quatro etapas principais, que envolvem: 1) o planejamento e organização do evento; 2) a realização da Pré-SAO; 3) a realização do evento SAO; 4) a divulgação dos resultados e prestação de contas, como descritas a seguir.
Etapa 1. Planejamento e organização do evento.
A primeira etapa do projeto envolve o planejamento e a organização do evento. A 57ª Semana Acadêmica Odontológica contará com quatro comissões - científica, organizadora, divulgadora e de patrocínio - que debaterão e desenvolverão a temática do evento, estrutura do planejamento das ações, incluindo a busca por patrocínio de empresas parceiras e a divulgação do evento nos meios de comunicação e mídias sociais. Além dessas, haverá subcomissões que desenvolverão as atividades operacionais de apoio (abertura das salas virtuais, inscrições do site, divulgação, etc.). Todas as comissões e subcomissões serão definidas nessa primeira etapa. As definições dos horários, conteúdos integradores e demais temas do âmbito geral da semana serão decididos pelas comissões principais (científica e organizadora). Além do planejamento e organização dos palestrantes em cursos, palestras e workshops. Nessa etapa, haverá a inscrição de resumos de trabalhos acadêmicos para a apresentação no formato “apresentação oral”, havendo limite de um trabalho inscrito por aluno em cada categoria de apresentação definida no evento. Aliado a isso, durante essa fase será realizada a seleção de plataforma online para coleta de dados dos inscritos, bem como a organização de um roteiro com instruções para os apresentadores de trabalho e debatedores de apresentação. Poderão ser inscritos trabalhos nas categorias de “Revisão”, “Relato de Caso” e “Pesquisa”, em cada um dos níveis acadêmicos, ou seja, “Graduação” e “Pós-Graduação/Profissionais”. Uma comissão avaliará os trabalhos inscritos, que serão analisados quanto à adequação às normas e categoria de inscrição. Os trabalhos aprovados poderão ser apresentados no evento (Etapa 3).
Etapa 2. Pré-SAO
A Pré-SAO envolverá a realização de palestras em períodos anteriores ao evento, de modo a auxiliar na divulgação da SAO, bem como divulgação do conhecimento científico. Além disso, uma palestra durante o mês de setembro deverá ser direcionada à comemoração dos 110 anos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, que acontece neste ano de 2021.
Etapa 3. Realização do evento
O evento contará com uma série de palestras, cursos e workshops, entre os dias 8 e 12 de novembro de 2021, no turno da noite, das 18h às 21h, podendo acontecer palestras simultâneas. Tais atividades acontecerão de maneira totalmente remota, através de softwares de reunião online (Zoom, Google Meet). Em relação a apresentação dos trabalhos previamente aprovados, serão apresentados no turno da manhã, durante os dias da realização do evento, sendo as apresentações divididas nas categorias de inscrição de trabalhos: “Revisão”, “Relato de Caso” e “Pesquisa”. Os trabalhos que se destacarem serão premiados em cada categoria considerando nível “graduação” e “pós-graduação”.
Etapa 4. Divulgação dos resultados e prestação de contas
Os resumos dos trabalhos inscritos serão publicados nos anais do evento, que será divulgado em formato digital/eletrônico, em plataforma adequada. Os certificados de participação em palestras, cursos, workshops, bem como de apresentação de trabalhos, serão divulgados em site ou página da Semana Acadêmica (a ser construído) e/ou divulgados pelo Centro Acadêmica de Odontologia (CAO) da FO-UFPel. Os certificados a palestrantes serão devidamente enviados por meio de correspondência eletrônica (e-mail).

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores, pode-se utilizar como parâmetros:
- Quantidade de palestras ou cursos promovidos;
- Quantidade de workshops promovidos;
- Quantidade de trabalhos inscritos;
- Quantidade de trabalhos apresentados;
- Quantidade de participantes, entre graduandos e pós-graduandos/profissionais.
Como metas, pode-se utilizar como parâmetros:
- Realização de palestras ou cursos com profissionais da UFPEL ou de outras Instituições, em diferentes áreas de conhecimento;
- Publicação dos anais do evento.
Como resultados, almeja-se o envolvimento do maior número possível de pessoas, divulgando o conhecimento para comunidade acadêmica e para os profissionais de várias localidades, uma vez que o evento será realizado de forma totalmente remota.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Leandro Augusto Hilgert
ALESSANDRA JULIÊ SCHUSTER4
ALEXANDRE EMIDIO RIBEIRO SILVA4
ALINI CARDOSO SOARES
AMANDA TONETA PRUX
ANA CAROLINA UCHOA VASCONCELOS4
ANA REGINA ROMANO4
ANDRESSA DA SILVA BARBOZA
ANELISE FERNANDES MONTAGNER2
ANGELO LUIZ FREDDO
ANGELO NIEMCZEWSKI BOBROWSKI
Adriana Gledys Zink
BRUNA MUHLINBERG VETROMILLA4
BRUNA VETTORAZZI LISKOSKI
Belkiss Câmara Mármora
CARLA LUCÍA DAVID PEÑA
CAROLINE DE OLIVEIRA LANGLOIS4
CINTHIA FONSECA ARAUJO
CINTHIA STUDZINSKI DOS SANTOS
CRISTINA PEREIRA ISOLAN
DANIELA HAUBMAN PEREIRA
DANIELE PRADO ASSUMPÇÃO
Débora Heller
EDUARDO DICKIE DE CASTILHOS2
EDUARDO TROTA CHAVES
EDUARDO TROTA CHAVES
EMILLY EBERSOL DA SILVA
EZILMARA LEONOR ROLIM DE SOUSA2
FELIPE DE ARAUJO SENSEVER
FERNANDA GERALDO PAPPEN2
FERNANDA VIEIRA ALMEIDA
FILIPI GONÇALVES GOTUZZO
FRANCISCO HECKTHEUER SILVA
FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ70
Fabio de Almeida Gomes
Fernanda Mello Lauer
Fernanda Ruffo Ortiz
GIANA DA SILVEIRA LIMA65
GIOVANNA SACCO ZUTTION
HENRIQUE TIMM VIEIRA
Harry Rivera Oballe
Heitor Marques Honório
ISABEL VASCONCELLOS DE SOUZA
ISADORA VILAS BOAS CEPEDA
JOSE ANTONIO MESQUITA DAME4
JOSUE MARTOS4
JOÃO LUIZ DORNELLES BASTOS
JUAN PABLO AITKEN SAAVEDRA
JULIA CADORIM FACENDA6
JULIA SILVEIRA LONGARAY
Jorge Saade
José Carlos Pettorossi Imparato
JÉSSICA ÉLLEN GOMES ALVES
LARISSA FONSECA MÜLLER
LAURA DOS SANTOS HARTLEBEN
LAURA KROETZ FANG
LAURA LOURENÇO MOREL
LEONARDO BLANK WEYMAR
LEONARDO RIGOLDI BONJARDIM
LETICIA KIRST POST4
LETÍCIA REGINA MORELLO SARTORI
LISIA LOREA VALENTE
LUCAS JARDIM DA SILVA
LUCAS NATHAN NASCIMENTO DA LUZ
LUIZ ANTÔNIO SOARES FALSON
Letícia Lese Monteiro
Luciana Dalsochio
MAISA CASARIN67
MARCIELI DIAS FURTADO
MARCO ANTONIO ANTUNES BOYASKI
MARCOS BRITTO CORREA2
MARIA EDUARDA SILVEIRA RODRIGUES LISBOA
MARIANA DA SILVA MUÑOZ
MARILIA CUNHA MARONEZE4
MARÍLIA SOARES DA FONSECA
MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS2
MAXIMILIANO SERGIO CENCI2
MELISSA FERES DAMIAN76
Maristela Maia Lobo
NADIA DE SOUZA FERREIRA65
NADINE BARBOSA FERREIRA
NATALIA MARCUMINI POLA6
NATHALIA RIBEIRO JORGE DA SILVA
OTAVIO PEREIRA D AVILA2
PEDRO PAULO DE ALMEIDA DANTAS
Paula de Sant'Ana Amorim
RAFAEL GUERRA LUND2
RAFAEL RATTO DE MORAES65
RENATA ULIANA POSSER
RENATO TAQUEO PLACERES ISHIGAME
RODRIGO KÖNSGEN ROSSALES
Raphael Monte Alto
Ricardo Amore
SARAH ARANGUREM KARAM
TACIANE MENEZES DA SILVEIRA
THAIS FREITAS FORMOZO TILLMANN
THAIS MAZZETTI
THAÍS PICCOLO CARVALHO
THIAGO AZARIO DE HOLANDA
THIAGO MARCHI MARTINS6
Thayanne Brasil Barbosa Calcia
VICTÓRIA KLUMB
VITOR HENRIQUE DIGMAYER ROMERO
WELLINGTON LUIZ DE OLIVEIRA DA ROSA6
ÂNDREA PIRES DANERIS

Página gerada em 16/04/2024 02:19:41 (consulta levou 0.477243s)