Nome do Projeto
Conexão Indústria
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/10/2021 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
Entende-se extensão, como sendo um processo educativo, cultural e científico, que possibilita às comunidades interna e externa, o diálogo, a produção de novas relações e de trocas de saberes, o repensar das ações institucionais, bem como oportuniza o contato de pessoas da comunidade externa com o conhecimento produzido no interior da instituição. Os objetivos principais promovidos pela extensão universitária são: promover a interação entre a Academia e a comunidade, com a troca de saberes e de conhecimentos; desenvolver atividades que propiciem a participação da comunidade como sujeitos e interligar as atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da comunidade. Sendo assim, o objetivo deste projeto é promover uma maior interação entre os discentes e docentes do curso de Tecnologia em Alimentos com o setor produtivo de alimentos. A metodologia utilizada inclui o contato com as empresas e criação de um banco de dados; a elaboração e aplicação de um questionário para a investigação das principais dificuldades encontradas pelas empresas à respeito da produção, comercialização e regulamentação de alimentos e a criação e de conteúdos sobre o curso de Tecnologia em Alimentos para a divulgação em mídias sociais e aproximação dos discentes com os profissionais das indústrias através de palestras e encontros.
Objetivo Geral
Proporcionar a aproximação e interação entre empresas de alimentos da região, instituições externas e a
instituição de ensino, entre os discentes e docentes dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Bacharelado em Química de Alimentos.
instituição de ensino, entre os discentes e docentes dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Bacharelado em Química de Alimentos.
Justificativa
A possibilidade de aliar o conhecimento teórico discutido em sala de aula, com a prática das indústrias da região resulta em crescimento para todos os indivíduos envolvidos. Além disso, nas atividades de extensão, os profissionais têm a oportunidade de traduzir para o campo operativo os conhecimentos que as universidades vêm produzindo. A aproximação da universidade com a sociedade deve ocorrer com a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, pois a tradução do conhecimento científico no campo operativo exige profissionais com competência para a produção do conhecimento científico e técnico, assim como exige habilidades ao socializarem esses conhecimentos aos grupos sociais, de forma a contribuir para sua autonomia.
Outros pontos importantes do presente projeto são a possibilidade de proporcionar aos discentes formação política, ética, científica e técnica e aos docentes a possibilidade de efetivar a sua responsabilidade social e política no processo de construção do conhecimento, facilitando ao conjunto da sociedade o acesso a este conhecimento.
Outros pontos importantes do presente projeto são a possibilidade de proporcionar aos discentes formação política, ética, científica e técnica e aos docentes a possibilidade de efetivar a sua responsabilidade social e política no processo de construção do conhecimento, facilitando ao conjunto da sociedade o acesso a este conhecimento.
Metodologia
O projeto será realizado de acordo com as seguintes etapas:
1 - Contato com as empresas de alimentos da região: inúmeros contatos e interações serão estabelecidas com diversas instituições externas à universidade, que incluem empresas privadas e públicas;
2 -Identificação das empresas interessadas em participar do projeto;
3 - Elaboração e aplicação de um questionário para a investigação das principais dificuldades encontradas pelas empresas à respeito da produção, comercialização e regulamentação de alimentos;
4 - Realização de reuniões com as empresas, formação de grupos de trabalho e definição de estudos de caso conforme definido no item 3;
5 - Aproximação entre academia e empresas;
6 - Realização de cursos e/ou minicursos, palestras, lives, etc.;
7 - Criação de conteúdos para a divulgação em mídias sociais.
1 - Contato com as empresas de alimentos da região: inúmeros contatos e interações serão estabelecidas com diversas instituições externas à universidade, que incluem empresas privadas e públicas;
2 -Identificação das empresas interessadas em participar do projeto;
3 - Elaboração e aplicação de um questionário para a investigação das principais dificuldades encontradas pelas empresas à respeito da produção, comercialização e regulamentação de alimentos;
4 - Realização de reuniões com as empresas, formação de grupos de trabalho e definição de estudos de caso conforme definido no item 3;
5 - Aproximação entre academia e empresas;
6 - Realização de cursos e/ou minicursos, palestras, lives, etc.;
7 - Criação de conteúdos para a divulgação em mídias sociais.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com as atividades do projeto estreitar as relações entre as indústrias e os cursos de Tecnologia em Alimentos e Química de Alimentos, a fim de divulgar as áreas de atuação dos cursos e com isso facilitar a obtenção de estágios e a inserção dos novos profissionais no mercado de trabalho.
Como metas e resultados:
- Promover a vivência dos discentes dos cursos de alimentos em estudos de casos relatados pelas indústrias de alimentos;
- Promover a troca de experiência entre indústria e academia;
- Promover a vivência dos discentes dos cursos de alimentos em estudos de casos relatados pelas indústrias de alimentos;
- Promover a troca de experiência entre indústria e academia.
Vale salientar, que será firmado um termo de confidencialidade entre as empresas e a equipe do projeto.
Como metas e resultados:
- Promover a vivência dos discentes dos cursos de alimentos em estudos de casos relatados pelas indústrias de alimentos;
- Promover a troca de experiência entre indústria e academia;
- Promover a vivência dos discentes dos cursos de alimentos em estudos de casos relatados pelas indústrias de alimentos;
- Promover a troca de experiência entre indústria e academia.
Vale salientar, que será firmado um termo de confidencialidade entre as empresas e a equipe do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANE LEMES OLIVEIRA | |||
ALICE PEREIRA LOURENSON | |||
ALÉXIA FERREIRA MENA | |||
CAROLINE DELLINGHAUSEN BORGES | 2 | ||
CAROLINE PEIXOTO BASTOS | 2 | ||
Carolina da Silva Graça | |||
FRANCINE NOVACK VICTORIA | 7 | ||
GRACIELE DA SILVA CAMPELO BORGES | 6 | ||
GUSTAVO EINHARDT SOARES | |||
JACI SILVA SILVEIRA | |||
JOAO PEDRO DA CUNHA MACHADO | |||
JULIANA PINO DE PAULA | |||
LUANA SOUZA RODRIGUES | |||
MAICON RIBEIRO RODRIGUES | |||
MICHELE DA SILVA SIQUEIRA |