Nome do Projeto
PROSPECÇÃO QUÍMICA DE FOLHAS E DE EXTRATOS ENCAPSULADOS DE ORA-PRO-NÓBIS (PERESKIA ACULEATA MILLER)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/12/2021 - 31/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Este estudo visa obter uma caracterização química completa de folhas da ora-pró-nobis, incluindo determinações gerais, proximal, de compostos bioativos e da capacidade antioxidante. Feito isso, serão obtidos extratos da folha deste vegetal, os quais serão encapsulado pela técnica de coaservação completa utilizando materiais de parede de carboidratos associados com proteina de ervilha. Os encapsulados serão avaliados em função da formação de cápsulas, rendimento, eficiência de encapsulação, conteúdo de compostos bioativos e de sua capacidade antioxidante.

Objetivo Geral

Realizar uma prospecção química de folhas de ora-pro-nóbis (Pareskia Aculeata Miller), bem como do extrato de folhas encapsulado.

Justificativa

Pereskia aculeata miller é um vegetal não convencional que não necessita técnicas de manejo sofisticadas e que apresenta riqueza nutricional, potencial funcional e nutracêutico, além de não apresentar toxicidade, possui amplo potencial para diversas aplicações tecnológicas na indústria de alimentos. Para isso, precisa ser mais explorado a sua completa composição física e química, bem como a adoção de técnicas que proporcionem maior estabilidade e aproveitamento de seus compostos de forma prática, solucionando limitações de consumo e de uso tecnológico, como o uso da encapsulação. Além disso, sua disseminação como alimento rico em proteínas pode suprir carências nutricionais de populações pobres e do público que não consome proteínas de origem animal, como vegetarianos ou veganos.

Metodologia

Serão coletas folhas de Pereskia aculeata Miller cultivadas na cidade de Pelotas, RS. As amostras serão pulverizadas em moinho de bolas, e em seguida, serão armazenadas em ultrafreezer (– 80 ºC) para posterior análise e obtenção dos extratos. As folhas serão avaliadas por determinações gerais, proximais, de compostos bioativos e da atividade antioxidante. Serão obtidos extratos das folhas e encapsulados por coaservação complexa, e as microcapsulas serão avaliadas quanto ao rendimento, eficiência de encapsulação, comprovação da encapsulação, compostos bioativos e atividade antioxidante.

Indicadores, Metas e Resultados

Obter a caracterização completa de folhas de ora-pró-nobis; obter encapsulados ricos em compostos bioativos da ora-pró-nobis para possíveis aplicações alimentícias.

Página gerada em 18/04/2024 04:51:09 (consulta levou 0.150984s)