Nome do Projeto
Acolhida Matemática (Noturno) - 4ª edição
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/07/2022 - 29/08/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O acolhimento acadêmico é uma oportunidade de aproximar os ingressantes ao universo estudantil a que serão inseridos, fazendo com que estes se sintam parte da Instituição e do Curso escolhido.
A Universidade, alicerçada em eixos estruturantes — ensino, extensão, pesquisa e inovação — é promotora de uma realidade diferente daquela proporcionada pela escola básica, onde se tem pouco aproveitamento de espaço físico ou de outros recursos tecnológicos. Portanto, a saída desta e o ingresso naquela tornar-se-á uma experiência que, se não bem aproveitada e orientada, pode acabar por não promover o real aproveitamento e ocasionar a evasão desse acadêmico.
Assim as experiências vivenciadas durante o primeiro semestre na Universidade são fundamentais para a permanência do ingressante no Ensino Superior e seu sucesso acadêmico. Uma vez que, o modo como os alunos se integram ao contexto do Ensino Superior faz com que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pela Universidade, tanto para a formação de uma vida profissional, quanto para a promoção de seu desenvolvimento psicossocial.
Estudantes que se direcionam a realidade acadêmica de modo prazeroso desde o ingresso têm possivelmente mais chances de desenvolver suas habilidades que aqueles que enfrentam confusões no momento de transição à Universidade.
Neste contexto, o Curso de Licenciatura em Matemática Noturno prepara-se para dar as boas-vindas aos ingressantes de 2022, bem como aos ingressantes de 2021, que chegaram durante a pandemia e não puderam vivenciar os espaços físicos nem o acolhimento presencial. Para tanto, com o auxílio de veteranos a esses ingressos, visa oferecer a Acolhida Matemática (Noturno) 2022 como evento de extrema relevância para a adaptação dos ingressantes a essa nova realidade, com uma vasta programação durante uma semana antes do início do semestre letivo, que contará com a participação de gestores, professores, funcionários e alunos veteranos.
Objetivo Geral
Acolher presencialmente os alunos ingressantes, em 2022 e 2021, no Curso de Licenciatura em Matemática Noturno da UFPel, auxiliando-os no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, a nova rotina de vida da graduação e à sociedade em geral, buscando reduzir fatores que dificultem a sua permanência e aprovação no Curso.
Justificativa
Em geral, ao chegar na Universidade o ingressante está com grandes expectativas para sua nova rotina. Para o curso de Licenciatura em Matemática, não é diferente, como em outros tantos cursos de graduação. Com essa receptividade, a vida acadêmica pode começar ser construída de forma acessível, solidária e envolvendo o coletivo, pois o futuro da profissão é viver em uma sociedade mais justa, em coletivo e inclusiva.
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso, momentaneamente, saciará essa expectativa, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Portanto, as atividades de recepção dos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso, momentaneamente, saciará essa expectativa, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Portanto, as atividades de recepção dos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.
Metodologia
Será realizada ampla divulgação via redes sociais e enviado convite, via email, aos ingressantes dos períodos letivos de 2021/1, 2021/2 e 2022/1 para participação da Semana de Acolhimento aos Bixos 2022.
Para a recepção dos Bixos 2020 serão convidados além dos ingressantes já citados, os alunos ativos, o secretário do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno e os gestores do IFM.
Neste evento será preparado um material em Power Point, com algumas informações sobre a Universidade e o Curso.
No decorrer dos demais dias do evento ocorrerão palestras, roda de conversas, apresentação dos professores que ministrarão aula aos ingressantes de 2022, visita à biblioteca, algumas orientações sobre Assistência Estudantil e algumas dicas úteis para este período inicial de adaptação.
Para a recepção dos Bixos 2020 serão convidados além dos ingressantes já citados, os alunos ativos, o secretário do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno e os gestores do IFM.
Neste evento será preparado um material em Power Point, com algumas informações sobre a Universidade e o Curso.
No decorrer dos demais dias do evento ocorrerão palestras, roda de conversas, apresentação dos professores que ministrarão aula aos ingressantes de 2022, visita à biblioteca, algumas orientações sobre Assistência Estudantil e algumas dicas úteis para este período inicial de adaptação.
Indicadores, Metas e Resultados
Acreditamos que a troca de experiências, o acolhimento e informações acadêmicas no ingresso do Curso poderá saciar a expectativa dos ingressantes, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE OTT FONSECA | |||
ANDRE FELIPE NAWROSKI | |||
ANTONIO LUCAS WINKE RODRIGUES | |||
CARINE MEDEIROS COSTA | |||
CARLA DENIZE OTT FELCHER | 8 | ||
CAUAN BRITO SILVA | |||
Cláudio José Braga de Bittencourt | |||
CÍCERO NACHTIGALL | |||
DANIELA STEVANIN HOFFMANN | |||
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA | |||
DION GUSTAVO OXLEY LEITE | |||
EDUARDA HARTWIG CENTENO | |||
GIOVANNI DA SILVA NUNES | |||
Guilherme Felipe Pires | |||
HELENIZE CALDERIPE VELEDA DA SILVA | |||
IARA CUNHA SILVA NETTO | |||
JOSEL ZANETTI SARAIVA | |||
JOSIANE ILHA ISQUIERDO | |||
JULIANA CARVALHO BITTENCOURT | |||
KAREN KLUG KRUGER | |||
LEONARDO CORREA SABBADO | |||
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER | |||
MARCELO CARVALHO DA SILVA | |||
MARIA INEZ FIGUEIREDO FIGAS MACHADO | |||
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA | |||
MATHEUS NOGUEIRA LOPES | |||
MAURICIO BRAGA DE PAULA | |||
MILENA BARBOZA DE OLIVEIRA | |||
Marcos Vinicius Cougo de Moura | |||
NATHALY ALVES PICANCO | |||
NEIDE PIZZOLATO ANGELO | 28 | ||
NELITIANE SOARES DOS SANTOS | |||
OTTO GERMANO BLANK | |||
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL | 28 | ||
RAUL DOMINGOS NUNES DIAS | |||
RODRIGO DA SILVA VITAL | |||
RODRIGO MARQUES QUEIROGA | |||
ROSANE MARIA DOS SANTOS BRANDAO | |||
ROZANE DA SILVEIRA ALVES | |||
SERGIO LUIZ PIEROBOM | |||
SUSANE BARRETO ANADON | |||
THAIZA LINDEMANN HARTER | |||
THALYRA AZAMBUJA DOS SANTOS | |||
Thais Philipsen Grutzmann |