Nome do Projeto
As práticas pedagógicas utilizadas no Curso de Graduação em Enfermagem: formação permanente dos atores envolvidos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/11/2022 - 20/11/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Curso de Enfermagem da UFPel, a partir das DCN/ENF, Resolução n°03 novembro de 2001 foi provocado a romper com paradigmas, não só relacionados aos modos de ensinar, mas, também, na direção de uma formação com pertinência social, de forma articulada ao mundo do trabalho, demonstrando seu compromisso com a formação do enfermeiro generalista, crítico, reflexivo, comprometido com a viabilização e a consolidação do Sistema Único de Saúde –SUS ( BRASIL, 2001). A organização do currículo, a partir das DCN/ENF, foi idealizada para dar conta das propostas de mudanças, tanto no que diz respeito às concepções de currículo, como de práticas pedagógicas, desde as que envolvem estratégias de processo ensino bem como as de avaliação da aprendizagem. As concepções de currículo e de ensino bem como a organização dos conhecimentos são pautadas em uma indicação de um currículo integrado, mediante os conteúdos teóricos e práticos, competências e habilidades. Esse currículo exige que os seus atores que novas práticas pedagógicas fossem adotadas, visualizando-se, através delas, a interdisciplinaridade, e consequentemente a redução de fronteiras entre as disciplinas. Assim o desenvolvimento da aprendizagem do aluno apoia-se em metodologias ativas e em práticas pedagógicas, como caso de papel, simulação, e práticas que ocorre em cenários reais de formação, síntese de campo e seminário, independente do semestre em que o aluno se encontre. Educadores como Beane e Bernstein, enfatizam que a operacionalização de um currículo integrado ou mesmo tendente a integração é um processo difícil, pois exige uma aproximação contínua dos atores que o fazem (BEANE,2003; BERNSTEIN, 2003).

Objetivo Geral

Proporcionar, atores da ação educativa, quer sejam docentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem, capacitação continuada para operacionalizar as práticas pedagógicas previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem - UFPel.

Justificativa

Justifica-se a importância desse projeto entendendo-se que para a operacionalização desse currículo é necessário que os atores que o operam, sendo estes os docentes, os técnicos em assuntos educacionais enfermeiras (os), os técnicos de enfermagem que atuam nos laboratórios de procedimentos, considerados facilitadores no processo ensino-aprendizagem, sejam protagonistas das ações praticadas e se percebam em formação pedagógica contínua.
Outra justificativa para este projeto de ensino, pauta-se no ingresso de novos docentes e enfermeiros que ingressaram no curso nos últimos anos evidenciando-se assim necessidade de capacitações para operar o currículo.

Metodologia

Serão realizados encontros mensais, presenciais e/ou sempre que houver outras demandas levantadas pelo Colegiado, pelo NDE, por meio de metodologias ativas, tais como palestras, oficinas, cafés pedagógicos (quando for possível), seminários, rodas de conversa. Será enfatizado temas como processos avaliativos e metodologias problematizadoras e interdisciplinares, considerando o contexto concreto das práticas de enfermagem.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que com o processo de formação contínuada, prevista neste projeto, os atores envolvidos no currículo do Curso de Enfermagem da UFPel possam operacionaliza-lo no sentido da integração das atividades teóricas e práticas, além da perspectiva de construção de um .conhecimento mais global que rompa com as fortes fronteiras das disciplinas, numa perspectiva interdisciplinar, sem diminuição da importância das áreas específicas do conhecimento, pois compreende-se que uma atitude interdisciplinar eficaz sustenta-se do aprofundamento nas várias áreas específicas do saber articuladas entre si, de formas mais diversificadas possíveis, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso de
Enfermagem.
Compatibilizar o trabalho pedagógico dos docentes, enfermeiros lotados na Faculdade de Enfermagem, assim como os técnicos de enfermagem que operam nos laboratórios de simulações, sem ferir as atribuições de cada um dos atores.

Página gerada em 25/04/2024 01:49:07 (consulta levou 0.414401s)