Nome do Projeto
Arqueologia, Educação Patrimonial e História Indígena em Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/03/2017 - 02/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Meio ambiente
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto Arqueologia, Educação Patrimonial e História Indígena em Pelotas é uma atividade de extensão do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPEL). Busca a socialização do conhecimento gerado pelas pesquisas arqueológicas sobre as populações indígenas que habitaram a região do bioma Pampa. As ações de extensão são Exposições Temporárias, Oficinas de educação patrimonial, palestras e reuniões nas diferentes esferas sociais, em especial, em associações de bairro e escolas onde se encontram contextos arqueológicos.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo central promover debates e discussões junto à sociedade pelotense, em diferentes esferas sociais, sobre a História de grupos indígenas que habitaram a região pampiana desde o período pré-colonial. Atuaremos junto a escolas públicas e privadas, associações de bairro, Organizações Não-Governamentais (ONG), Prefeitura Municipal de Pelotas entre outras instituições interessadas nessas discussões. Além de promover debates sobre a história indígena regional, buscaremos divulgar o patrimônio arqueológico pré-colonial situado em Pelotas, no intuito de que, através da ampla informação, os sujeitos sociais se sintam identificados com o patrimônio arqueológico e contribuam com a preservação dos sítios arqueológicos. Esse projeto servirá também como um meio para divulgação das pesquisas arqueológicas desenvolvidas pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPEL), sendo, portanto, uma forma de extensão da UFPEL. Do ponto de vista teórico, a pesquisa irá trilhar os caminhos da arqueologia pública e da educação patrimonial, integrando-se etnografias e atividades expositivas (Exposições Temporárias, Oficinas de educação patrimonial, palestras e reuniões nas diferentes esferas sociais, em especial, associações de bairro e escolas onde se encontram contextos arqueológicos). Esse projeto se justifica pela necessidade de que o conhecimento científico produzido na Universidade extrapole os muros universitários, alcançando a sociedade como um todo. Somente com o conhecimento generalizado sobre o patrimônio arqueológico regional poderemos atender as demandas de preservação dos sítios arqueológicos.
Justificativa
Este projeto se justifica pela necessidade de que o conhecimento científico produzido na Universidade extrapole os muros, alcançando a sociedade como um todo. Somente com o conhecimento generalizado sobre o patrimônio arqueológico regional poderemos atender as demandas de preservação dos sítios arqueológicos, como é o caso, por exemplo, da região do banhado do Pontal da Barra, onde foi identificado um contexto com 18 sítios arqueológicos conhecidos como cerritos. Esses cerritos, os quais, juntamente com o próprio banhado tem tido sua integridade ameaçada em função de empreendimentos imobiliários. É preciso, nesse caso, que os diferentes sujeitos da comunidade, envolvidos em coletivos e representações políticas, discutam sobre os empreendimentos, o impacto social e patrimonial de sua efetivação e sobre as melhores soluções. Através de etnografias e registros orais com os sujeitos da comunidade iremos diagnosticar as distintas visões dos sujeitos sociais com relação aos vestígios da história indígena regional.
Metodologia
O projeto será desenvolvido através de Exposições Temporárias, Oficinas de educação patrimonial, palestras e reuniões nas diferentes esferas sociais, em especial, associações de bairro e escolas onde se encontram contextos arqueológicos. Além disso, realizaremos atividades etnográficas junto às comunidades afetadas por empreendimentos imobiliários onde se encontram contextos arqueológicos pré-coloniais para entender a visão dos sujeitos sobre o patrimônio local e regional.
Indicadores, Metas e Resultados
1. Promover debates junto à comunidade sobre a história indígena regional, atentando-se aos processos de ocupação regional pré-colonial;
2. Divulgar o conhecimento científico para publicizar as pesquisas arqueológicas realizadas pela UFPEL na região de Pelotas, a fim de sensibilizar a comunidade para a preservação do patrimônio arqueológico indígena;
3. Participação em ações comunitárias junto a escolas, associações de bairro e outras representações formais e não formais no município de Pelotas.
2. Divulgar o conhecimento científico para publicizar as pesquisas arqueológicas realizadas pela UFPEL na região de Pelotas, a fim de sensibilizar a comunidade para a preservação do patrimônio arqueológico indígena;
3. Participação em ações comunitárias junto a escolas, associações de bairro e outras representações formais e não formais no município de Pelotas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LUISA HELLER SILVA | |||
BRUNO LEONARDO RICARDO RIBEIRO | |||
Bruno Santos Noguez | |||
CAMILA DOS SANTOS BORGES | |||
CAROLINA KESSER BARCELLOS DIAS | |||
CAROLINE ARAÚJO PIRES BARRETO | |||
CAROLINE BORGES | |||
CLAUDIO ROBERTO GOMES FERNANDES | |||
CRISTIANO MEIRELLES | |||
Clarissa Corrêa Garcia | |||
FABIO VERGARA CERQUEIRA | 3 | ||
GERSON WENDT SCHWARTZ JUNIOR | |||
ISABEL FERREIRA VARGAS | |||
ISABELA LOURENCO CRUZ | |||
Igor Dias Mesquita | |||
JEFFERSON FOSTER DA SILVA | |||
JOAO ARTHUR DA ROSA | |||
JORGE EREMITES DE OLIVEIRA | 1 | ||
JORGE LUIZ DE OLIVEIRA VIANA | 2 | ||
JULIANA GASPAR ROSALINI | |||
JULIANE DE OLIVEIRA KRÜGER | |||
LUCIANA DA SILVA PEIXOTO | 2 | ||
MARIA EDUARDA FERREIRA SANTANA | |||
NAYARA GOMES PEREIRA | |||
RAFAEL CORTELETTI | 6 | ||
RAFAEL GUEDES MILHEIRA | 12 | ||
TAMARA OLIVEIRA SILVA | |||
VICTORIA CASSIA LUCERO DIAS | |||
VICTÓRIA FERREIRA ULGUIM | |||
Valter Moacir Consiglio Alves | |||
ÍTALO MARQUES DE CASTRO |