Nome do Projeto
Investigação de Hábitos Alimentares e Cultura Alimentar de Crianças Atendidas por Escolas Municipais da Zona Rural do Município de Pelotas no Rio Grande do Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 31/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Os hábitos alimentares de uma sociedade fazem parte de um sistema cultural, composto por símbolos e significados. Todo alimento carrega associações culturais que a sociedade lhe atribui. A cultura alimentar é constituída por hábitos alimentares, sendo que a tradição e a inovação acabam tendo o mesmo grau de importância. Considerando as diferentes origens que compõem a população residente no município de Pelotas é fundamental o conhecimento dos hábitos alimentares dessa população, de modo a preservar a cultura e ofertar alimentos adequados a seus hábitos dentro de programas de alimentação, como é o caso do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O objetivo da pesquisa será Investigar os hábitos alimentares e a cultura alimentar de crianças, e suas famílias, que frequentam cinco escolas da zona rural da rede municipal de ensino de Pelotas, RS. O presente trabalho ocorrerá em 5 escolas da zona rural do município de Pelotas e farão parte crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental, bem como um de seus familiares. Serão realizados questionários para conhecer as características das famílias, os hábitos alimentares familiares e o grau de segurança ou insegurança alimentar e nutricional. Serão também aplicados recordatórios de 24 horas às crianças, a fim de conhecer seu consumo alimentar, bem como será realizada antropometria, para se conhecer seu estado nutricional. Ao final, espera-se aumentar o conhecimento sobre os alimentos de preferência das crianças e familiares, que estejam dentro de um contexto cultural e regional de origem, a fim de propor melhorias nas preparações ofertadas pela alimentação escolar.
Objetivo Geral
Investigar os hábitos alimentares e a cultura alimentar de crianças, e suas famílias, que frequentam cinco escolas da zona rural da rede municipal de ensino de Pelotas, RS.
Justificativa
Considerando as diferentes origens que compõem a população residente no município de Pelotas e consequentemente os diferentes hábitos e cultura alimentar, torna-se imprescindível o resgate e o conhecimento dos hábitos alimentares dessa população, de modo a preservar a cultura e ofertar alimentos adequados a seus hábitos dentro de programas de alimentação, como é o caso do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Metodologia
O presente trabalho trata-se de um estudo quantitativo, de caráter transversal. O presente trabalho ocorrerá em 5 escolas da zona rural do município de Pelotas, RS. O município de Pelotas conta hoje com 94 escolas municipais, sendo 20 na zona rural. Destas, 5 são as escolas que atendem crianças cujas famílias são moradoras de regiões quilombolas da cidade e que participarão do presente estudo: E. M. E. F. João da Silva Silveira, E.M.E.F. Erasmo Braga, E. M. E. F. Nestor Elizeu Crochemore, E. M. E. F. Lima e Silva, E. M. E. F. Waldemar Denzer. Farão parte da pesquisa crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental, nas cinco escolas envolvidas na pesquisa, bem como um de seus familiares, sendo pai, mãe ou responsável, que se encaixarem nos critérios de inclusão. Para a caraterização da população estudada, será aplicado um questionário ao pai, mãe ou responsável. Para investigação sobre a cultura alimentar da família, será aplicado um questionário ao pai, mãe ou responsável pela família da criança participante. O questionário contará com perguntas referentes aos hábitos alimentares atuais da família, mas também com perguntas referentes a hábitos alimentares antigos da família (APÊNDICE A).
Para a avaliação do consumo alimentar dos participantes da pesquisa, será aplicado três recordatórios 24 horas, em três momentos diferentes, sendo 2 referentes a dias de semana e 1 referente a dia de final de semana. O passo a passo da coleta das informações referentes ao recordatório de 24 horas seguirá o proposto por Fisberg & Marchioni (2012). (10) Para análise dos recordatórios será utilizado o software Dietbox ® para obtenção das informações nutricionais: calorias totais, carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, o recordatório também será utilizado para obter informações sobre a média diária do número de porções de consumo de cada grupo alimentar.
Para avaliação do estado nutricional pela antropometria, serão aferidos peso e estatura dos alunos. Os alunos serão orientados minutos antes da coleta para retirar adornos e roupas mais pesadas, além de serem orientados a ficarem descalços. Com a balança eletrônica ligada e zerada, o aluno será posicionado no centro da balança, ereto, descalço, com os pés juntos e os braços estendidos ao longo do corpo, mantendo-se parado nessa posição, conforme orientação estabelecida pelo manual para coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde do ministério de saúde (MS); em seguida será feita a leitura do peso fixado no visor e anotado o peso em uma planilha. Para aferir a estatura o aluno será posicionado em pé, descalço, com a cabeça livre de adereços, no centro do equipamento, com os braços estendidos ao longo do corpo, a cabeça erguida, olhando para um ponto fixo na altura dos olhos, as pernas paralelas, com os calcanhares, as panturrilhas, os glúteos, as escápulas e a parte posterior da cabeça encostadas no estadiômetro. Após o aluno estar na posição adequada, a parte móvel do equipamento deverá ser fixado contra a cabeça, com pressão suficiente para que o cabelo seja comprimido; após identificar que o aluno não se movimentou, será solicitado que o aluno se retire da posição e será feito a leitura da estatura sem soltar a parte móvel do equipamento, segundo técnica de aferição de altura do plano de Frankfurt. A classificação do estado nutricional dos alunos será feita através do IMC por idade, considerando os critérios de classificação de percentis da Organização Mundial da Saúde (2007).(11)
Para a investigação do nível de segurança alimentar das crianças e suas famílias será aplicado o questionário de Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (ANEXO A), que classificará por uma pontuação os indivíduos em: Segurança Alimentar; Insegurança Alimentar Leve; Insegurança Alimentar Moderada; ou Insegurança Alimentar Grave.
Para a avaliação do consumo alimentar dos participantes da pesquisa, será aplicado três recordatórios 24 horas, em três momentos diferentes, sendo 2 referentes a dias de semana e 1 referente a dia de final de semana. O passo a passo da coleta das informações referentes ao recordatório de 24 horas seguirá o proposto por Fisberg & Marchioni (2012). (10) Para análise dos recordatórios será utilizado o software Dietbox ® para obtenção das informações nutricionais: calorias totais, carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, o recordatório também será utilizado para obter informações sobre a média diária do número de porções de consumo de cada grupo alimentar.
Para avaliação do estado nutricional pela antropometria, serão aferidos peso e estatura dos alunos. Os alunos serão orientados minutos antes da coleta para retirar adornos e roupas mais pesadas, além de serem orientados a ficarem descalços. Com a balança eletrônica ligada e zerada, o aluno será posicionado no centro da balança, ereto, descalço, com os pés juntos e os braços estendidos ao longo do corpo, mantendo-se parado nessa posição, conforme orientação estabelecida pelo manual para coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde do ministério de saúde (MS); em seguida será feita a leitura do peso fixado no visor e anotado o peso em uma planilha. Para aferir a estatura o aluno será posicionado em pé, descalço, com a cabeça livre de adereços, no centro do equipamento, com os braços estendidos ao longo do corpo, a cabeça erguida, olhando para um ponto fixo na altura dos olhos, as pernas paralelas, com os calcanhares, as panturrilhas, os glúteos, as escápulas e a parte posterior da cabeça encostadas no estadiômetro. Após o aluno estar na posição adequada, a parte móvel do equipamento deverá ser fixado contra a cabeça, com pressão suficiente para que o cabelo seja comprimido; após identificar que o aluno não se movimentou, será solicitado que o aluno se retire da posição e será feito a leitura da estatura sem soltar a parte móvel do equipamento, segundo técnica de aferição de altura do plano de Frankfurt. A classificação do estado nutricional dos alunos será feita através do IMC por idade, considerando os critérios de classificação de percentis da Organização Mundial da Saúde (2007).(11)
Para a investigação do nível de segurança alimentar das crianças e suas famílias será aplicado o questionário de Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (ANEXO A), que classificará por uma pontuação os indivíduos em: Segurança Alimentar; Insegurança Alimentar Leve; Insegurança Alimentar Moderada; ou Insegurança Alimentar Grave.
Indicadores, Metas e Resultados
O conhecimento da cultura alimentar e dos hábitos alimentares dos estudantes da rede municipal, bem como seus familiares, poderá proporcionar melhorias no cardápio da alimentação escolar, de modo a valorizar os alimentos regionais e aumentar a aceitação e avaliação das preparações ofertadas.
Os resultados parciais e finais serão repassados ao setor de Alimentação Escolar, bem como à Secretaria Municipal de Educação, a fim de que possam ser realizadas melhorias aos alunos, bem como ampliação para projeto de extensão, que vise oficinas culinárias com as merendeiras, com o objetivo de introduzir preparações regionais no cardápio.
Os resultados parciais e finais serão repassados ao setor de Alimentação Escolar, bem como à Secretaria Municipal de Educação, a fim de que possam ser realizadas melhorias aos alunos, bem como ampliação para projeto de extensão, que vise oficinas culinárias com as merendeiras, com o objetivo de introduzir preparações regionais no cardápio.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ELISA DOS SANTOS PEREIRA | |||
ELISA DOS SANTOS PEREIRA | 1 | ||
ELIZABETE HELBIG | 1 | ||
JOAO GABRIEL PEDRA BESSA | |||
Juliana Ferreira Dillmann | |||
JÚLIA SOARES RIBEIRO CORRÊA | |||
KHADIJA BEZERRA MASSAUT | |||
KHADIJA BEZERRA MASSAUT | 4 | ||
LARISSA BORN DOS SANTOS | |||
LUIZA SILVA SCHIEVELBEIN | |||
MARCELO DOS SANTOS MACHADO | |||
MARIANA GIARETTA MATHIAS | 9 | ||
NATHALIA BRIAO SOARES | |||
TAYANE AZEVEDO MACHADO |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
financiamento próprio | R$ 600,00 | Coordenador |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339033 - Passagens de Despesas de Locomoção | R$ 200,00 |
399032 - Material de Distribuição Gratuita | R$ 200,00 |
339030 - Material de Consumo | R$ 200,00 |